O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enfim marcou a primeira sessão do Congresso Nacional para fazer a leitura do requerimento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. A sessão será realizada entre 11 e 14 de abril deste ano. A informação foi confirmada pelo deputado federal André Fernandes (PL-CE), que se reuniu nesta quarta-feira, 22, com Pacheco e com os deputados Filipe Barros (PL-PR) e Nikolas Ferreira (PL-MG).
Conforme noticiou Oeste, os parlamentares que apoiam a CPMI trabalhavam para fechar um acordo com o senador mineiro até o final desta semana. Se não, iriam acionar o Supremo Tribunal Federal contra Pacheco, que espera há quase um mês para ler o requerimento.
Para fazer a leitura do texto, o presidente da Casa deve convocar uma sessão do Congresso Nacional, com senadores e deputados. O pedido possui a adesão de 193 deputados e 37 senadores.
Enquanto Pacheco não instala a comissão, o governo do presidente Lula tenta minar a CPMI — por exemplo, represando a liberação de emendas parlamentares. Na quarta-feira 15, Fernandes acionou a Procuradoria-Geral da República com uma notícia-crime contra o presidente Lula e o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.
O parlamentar alegou que os motivos da ação são os possíveis crimes de responsabilidade e de atos de improbidade administrativa cometidos por Lula e seu ministro, ao tentarem “comprar deputados para retirar suas assinaturas no requerimento da CPMI”.
O objetivo da comissão é apurar os responsáveis pelos atos de vandalismo registrados nas sedes dos Três Poderes. A CPMI quer investigar se houve leniência do governo com quem destruiu prédios públicos.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Esse presidente é ridículo.
Sugiro a Revista Oeste, na seção “No Ponto”, publicar diariamente o número de assinantes desta CPMI, e dar “grande” destaque a quem possivelmente “vendeu” a sua dignidade, retirando a sua assinatura,. Será a melhor forma de mantê-las no requerimento, ajudando o nosso País a saber há verdade no acontecido do 8 de Janeiro.
Esse não vale nada, as férias vão até abril para ver se compram quem assinou a cpmi
Está realmente na hora do Sr. Rodrigo Pacheco, nosso empregado, trabalhar fazendo juz ao gordo salário que recebe.
#FORA PACHECO
Alguém acredita?
Seria primeiro de abril???????