No momento em que o governo Lula enfrenta seu pior momento e começa a cambalear, o jornal O Globo contratou o instituto de pesquisa mais contestado das eleições para avaliar a aprovação ao presidente. Segundo o Ipec, os números de Lula são os seguintes: 37% acham que sua gestão é ótima ou boa, 32% acham ela regular e 28% reprovam. Em suma, o governo do petista é considerado no mínimo “Ok” por 69% dos entrevistados. São porcentagens que não param em pé já na largada — ou alguns dos 58 milhões de eleitores agora estão satisfeitos com Lula?
O absurdo fica ainda mais latente nas manchetes do jornal carioca. O Ipec conseguiu localizar, num universo de 2.000 entrevistados, eleitores de Jair Bolsonaro que não rejeitam Lula regular: 8% aprovam, e 33% consideram regular — ou seja, para 41%, é no mínimo, “Ok”.
O Ipec foi criado depois do fechamento do antigo Ibope. Nas eleições do ano passado, ficou marcado por errar em 14 pontos a distância de Lula para Jair Bolsonaro no primeiro turno — e ressaltar que o petista poderia liquidar a fatura ainda na primeira rodada. Nos Estados, o erro chegou a 20 pontos percentuais. Em São Paulo, por exemplo, o instituto disse que Fernando Haddad (PT) estava na frente de Tarcísio de Freitas (Republicanos) — o resultado foi o inverso e depois, no segundo turno, Tarcísio foi eleito.
No ano passado, parlamentares chegaram a coletar assinaturas para a criação de uma CPI dos Institutos de Pesquisa. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) chegou a pedir a abertura de uma investigação com base na Lei de Defesa da Concorrência.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Essa mídia/agências de pesquisas podres não se ”endireitam”… desculpem pelo trocadilho, mas são lixos, portanto, devem ser tratados como tal…nem pra reciclagem serve.
É a mesma estratégia mentirosa pra justificar a próxima fraude.
Pensei que iria ficar livre destes institutos de pesquisa por um tempo, mas o apelo da Globolixo supera.
Um governo totalmente fora de sincronia com o país. O governo existe no país da fantasia, enquanto no Brasil real os crimes e matanças ganham espaço.
Se fosse o ranking de maior cachaceiro e trambiqueiro ficava em primeiro lugar fácil.
Pesquisa dos prostitutos brasileiros: você comeu um frango, eu não comi nenhum, nós dois comemos meio frango.
50% acham que lula é ladrão, os outros 50% tem certeza que é
Eles vivem no mundo de Nárnia…vão se surpreender nas eleições municipais
Se querem mesmo um País a primeira é fuzilar todas as lojinhas de %. Isso é um antro de atraso em qualquer República que se preste um dia se tornar séria.
Esse pessoal está totalmente desconectado do muito real, vivem em Nárnia.
Tava mesmo demorando. Essa baboseira de novo?
O conluio dos picaretas q acham q essas pesquisas mrntirosas conseguem enganar o povo. Globolixo precisa se expor ao ridiculo p ganhar a verba do governo.
Na Democracia potencialmente plena, precisamos de deseleição, com o devido valor ao voto nulo de anular o candidato
Os corruptos vêm atuando juntos no Brasil há anos, provavelmente foram se unindo após a missão fracassada de assassinar Bolsonaro.
Quem acredita ?Não dou ouvidos a estes institutos
Essas empresas de pesquisas, são iguais a tamborim em velório, não serve prá nada.
É O PODER DO DINHEIRO, INVENTA E MENTE, LÁ TEM GENTE DE BEM QUE VAI APOIAR ESSE LADRÃO CACHACEIRO?? FEZ JUS AO APELIDO, MALDITO.