O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) levantou uma questão interessante, de que o petista Edegar Pretto, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), já dá as cartas na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O único problema é que Pretto não tem nenhum cargo no órgão. Há algumas semanas, o ex-deputado integrou uma comitiva de ministros de Lula durante uma visita a um assentamento do MST em Hulha Negra, no Rio Grande do Sul.
Na ocasião, Pretto foi ao local como “presidente” da Conab, segundo Van Hattem. O atual diretor do órgão, Guilherme Ribeiro, nem sequer foi convidado para o evento. No início deste ano, o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, anunciou Pretto como futuro presidente do órgão. Mas o ex-deputado não foi oficializado até o momento, ele nem mesmo teve o nome analisado pelo comitê de elegibilidade da Conab e do conselho de administração. A Conab informou que “até o momento, formalmente, não há indicação ou encaminhamento de nenhum nome ou documentação” para o conselho.
Relacionadas
“A Lei das Estatais exige que o presidente não tenha atuado, nos últimos 36 meses, em trabalho vinculado à organização, à estruturação e à realização de campanha eleitoral”, argumentou Van Hattem. “Pretto concorreu ao governo gaúcho em 2022. Além disso, o estatuto da Conab exige que o diretor-presidente tenha pós-graduação na área da autarquia. Como não possui, Pretto não tem o currículo necessário para assumir a estatal.”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Manda esse parasita vir fazer isso aqui em SP.
Aqui não demora nadinha e já acha o dele.
Espero que o deputado Van Hatten e outros liberais continuem de olho vivo para evitar os planos maquiavélicos dessa corja petista que quer tomar de assalto o país. Fora com luladrão e sua quadrilha de excrementos.
E aí, caros senadores e deputados? Vai ficar por isso mesmo? Cadê a CPI?
Esse é o jeito Lula de administrar o país. Eis que surge Pretto, ligado ao Movimento dos Sem Terra (MST) para assumir a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) sem preencher os pré-requisitos da estatal. Pior, visitou a cidade de Hulha Negra – RS, sem que seu nome tivesse sido publicado no Diário Oficial da União (DOU), na qualidade de presidente da estatal. Isso é crime de falsidade ideológica. Tem que ser investigado e punido.