O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), um dos que estão na coordenação das discussões do partido em torno da eleição da Mesa Diretora da Câmara, disse que o PL terá candidatura própria. O partido é o maior da Casa, com 95 deputados.
“Vamos decidir [sobre o nome] no início de agosto, é a previsão”, disse a Oeste. “Vamos ter candidatura própria. Mas, antes, vamos ter uma prévia dentro do partido.”
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Segundo Bragança, o partido só fará alianças com outros partidos, com o PL na primeira vice-presidência, se o candidato do PL não estiver em um eventual segundo turno da disputa. Ao ser questionado se a legenda faria composição com outros partidos na composição da chapa, ele disse: “Por enquanto focamos em só selecionar nosso candidato”.
O ex-presidente Jair Bolsonaro não tem falado sobre o assunto publicamente, inclusive sobre as eleições para a Mesa do Senado. Presidente do PL, Valdemar Costa Neto disse que quem vai dar a palavra final sobre a posição do partido será Bolsonaro, que deve tratar sobre o assunto com o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
+ Ricardo Nunes aparece em ato de pré-campanha do PL
Há expectativa de que o PL fique com a primeira vice-presidência da Casa na chapa de um candidato do centrão escolhido por Lira. Nessa conjectura, o PT continuaria na primeira-secretaria da Mesa. Segundo Valdemar, o partido vai considerar, para fazer alianças no próximo pleito, a proporcionalidade nas comissões importantes e as pautas de interesse da legenda.
Já se colocam na disputa o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA); o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP); e o líder do PSD na Câmara, Antonio Brito (BA). Elmar e Brito, inclusive, realizaram festas nesta semana com a presença de parlamentares da oposição, do governo, de Lira, de ministros de Estado e, até mesmo, de Valdemar.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].