Prevista para acontecer na quinta-feira 3, a posse do advogado Cristiano Zanin como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pretende reunir cerca de 350 pessoas. Zanin ficou conhecido por atuar na defesa do presidente Lula nos processos da operação Lava Jato.
De acordo com informações do STF a Oeste, entre os convidados, estarão ministros em exercício e aposentados, autoridades de “praxe” — como o presidente da República, da Câmara dos Deputados, do Senado e de Tribunais Superiores –, além de convidados pessoais de Zanin.
Marcada para iniciar às 16 horas, a posse de Zanin deve durar 15 minutos. Depois da cerimônia, a Associação dos Magistrados Brasileiros vai oferecer uma celebração ao novo ministro.
Desde a pandemia de covid-19, essa é a primeira vez que o STF faz uma cerimônia de posse com o rito “completo”. Na última, foi o ministro André Mendonça — indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro –, o empossado.
Aos 47 anos, Zanin teve o nome aprovado pelo Senado em junho deste ano por 58 votos contra 18. O advogado foi indicado por Lula para substituir o ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.
Zanin e Lula se aproximaram ainda mais durante a prisão do petista. Os dois possuem uma relação familiar, visto que o advogado é casado com Valeska Zanin, afilhada do presidente.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Dá pra imaginar o nível.
Vai ser a festa da apoteose da impunidade. O amor venceu, os manés perderam e os canalhas ganharam.