O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA), disse, nesta terça-feira, 1º, que vai pedir ao ministro da Justiça, Flávio Dino, para reconsiderar o envio das imagens do Palácio da Justiça. Caso o ministro negue novamente, no prazo de 48 horas, Maia vai acionar o Supremo Tribunal Federal.
Leia mais notícias sobre a CPMI
“Estou determinando à Advocacia do Senado que solicite ao STF uma determinação para que o ministro Dino entregue essas imagens”, declarou Maia.
O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) destacou que a CPMI tem poder de investigação e que eles deveriam determinar o envio das imagens. O senador Omar Aziz (PSD-AM), da ala governista, concordou com Moro e reiterou: “CPMI tem poder de polícia”.
Os demais governistas que integram o colegiado optaram por defender Dino, dizendo que, ao negar as imagens, ele estava sendo “cauteloso”.
Leia também: Governo ignorou protocolo de defesa no 8 de janeiro, revela documento sigiloso do GSI
Hoje é a primeira sessão da comissão depois do recesso branco. Na última sessão, foi aprovado uma série de requerimentos por descuido da ala governista. Entre eles, estava o documento que pedia o acesso às imagens do ministério de Dino.
No sábado 29, contudo, o ministro negou o acesso às imagens ao alegar que “prejudicaria a investigação”. Em instantes, o colegiado deve ouvir Saulo Moura Cunha, ex-diretor da Abin.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
mas a CPMI não tem amplos poderes????
superiores até nesmo que o stf fraudador???
senão não vai dar…. o stf bandidos a soldo do PCC .. vai vetar tudo.
ÓBVIO isso né gente…. não vejo outra saída do que convulsão social e grupos paramilitares para barrar forças armadas melancia …
Mostrem as imagens, por que o medo?
Será que houve esquerdopatas contra o PT em 08 jan/23? Tudo muito confuso…