publicidade
No Ponto

Psol aciona Conselho de Ética contra Júlia Zanatta

Publicação da deputada com um fuzil e mencionando Lula motivou ação do partido

Psol Júlia Zanatta
Na publicação, Júlia cita o presidente Lula e diz que é preciso defender a liberdade | Foto: Foto: Reprodução/Divulgação

O Psol acionou o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), por quebra de decoro parlamentar. O documento, assinado pelo presidente nacional do partido, Juliano Medeiros, e pelo deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), foi protocolado na quarta-feira 22.

Em 17 de março, Júlia publicou em suas redes sociais uma foto em que aparece segurando uma arma. Na imagem, a deputada veste uma camiseta com a imagem de uma mão com quatro dedos alvejada por tiros. A frase “Come and make it”, algo como “Venha e faça isso”, estampa a camiseta da parlamentar catarinense.

Receba nossas atualizações

Na publicação, Júlia cita o presidente Lula e diz que é preciso defender a liberdade. “Com Lula no poder, deixamos um sonho de liberdade para passar para uma defesa única e exclusiva dos empregos, do pessoal que investiu no setor de armas”, escreveu a legisladora.

Relacionadas

Segundo o Psol, a foto trata de uma ameaça ao petista. “A deputada desonrou o cargo para o qual foi eleita, abusando das prerrogativas asseguradas para cometer as ilegalidades e arbitrariedades”, argumentou a sigla. “A parlamentar vestir uma camisa, cuja imagem é a de uma mão com quatro dedos varada de balas, é uma ameaça velada ao atual presidente da República. Não há como negar.”

Para o economista e comentarista político Helio Beltrão, Júlia não cometeu nenhum crime. “A deputada está defendendo sua proposta de política pública”, afirmou à CNN Brasil. “Ela é defensora do porte de armas. E estamos assistindo a uma política deliberada de desarmamento, descumprindo a lei.”

Por fim, o Psol fez dois pedidos ao conselho: que seja estabelecido um processo disciplinar para apurar a conduta da deputada e que a parlamentar seja punida, perdendo o seu mandato. A Oeste, Júlia disse que está tranquila. “Confio nas instituições. A Câmara dos Deputados é pautada pela lei, e não pelo cancelamento das redes sociais”, explicou.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

0 comentários
  1. Renato Borges Fagundes
    Renato Borges Fagundes

    Qual a proposição positiva destes partidos (PT, PSOL, PC do B) no parlamento? Nenhuma, só lacração. Só empatam com Tabata Menstrual.

  2. Marcos Antônio Braz lucas
    Marcos Antônio Braz lucas

    E o presidente Lula com relação a Sérgio Moro fez o quê?

  3. Luiz Barros
    Luiz Barros

    Ameaça velada??? E a ameaça explícita q o ladrao descondenado fez a um senador da República? Vai ser punida?

  4. Ezra Pound
    Ezra Pound

    Está errado.

    Na camiseta dela estava escrito: COME AND TAKE IT (Venha e pegue).

    E não “come and make it”.

    “Come and take it”, que vem da frase grega “MOLON LABÉ”, proferida pelo Rei Leonidas de Esparta na Batalha das Termópilas, quando os Persas exigiram a entrega das armas pelos Gregos e sua rendição, o que não aceitaram.

    E a mão de 4 dedos “crivada de balas” não puder ver, mas provavelmete é aquele símbolo internacionalmente usado da mão erguida e cerrada em forma de resistência e não a mão de 4 dedos do Lula.

    Não sei quem devaneou nessa, se foi o Psol ou a mídia.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade