O certificado de vacinação contra a covid-19 do ex-presidente Jair Bolsonaro foi emitido em um computador da Presidência da República, cadastrado no Palácio do Planalto.
A emissão teria sido feita por Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Cid foi preso preventivamente nesta quarta-feira, 3, durante a Operação Verite, da Polícia Federal (PF). A informação consta no relatório elaborado pela PF, divulgado por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
No caderno de vacinação, consta que o ex-presidente teria tomado três doses da vacina, sendo: uma da Janssen e duas da Pfizer. Bolsonaro, no entanto, nega ter tomado qualquer vacina.
Segundo a PF, a emissão aconteceu pelo aplicativo ConecteSUS, nos dias 22 e 27 de dezembro de 2022 — quando Bolsonaro ainda era presidente da República. A investigação afirma que o comprovante vacinal do ex-presidente, e de outras pessoas mencionadas, é “ideologicamente falso”.
A polícia ainda destacou que Bolsonaro e Cid tinham “plena ciência da inserção fraudulenta dos dados de vacinação, se quedando inertes em relação a tais fatos até o momento”.
Conforme os agentes, um terceiro acesso ao ConecteSUS foi feito, em 30 de dezembro, pelo celular de Cid. A PF acredita que o ex-ajudante administrava a conta do ex-presidente no aplicativo, pois o e-mail funcional de Cid estava vinculado ao perfil.
Depois de emitir o primeiro comprovante vacinal, o e-mail foi trocado. Em seguida, o sistema registrou o e-mail pessoal do coronel do Exército Marcelo Costa Câmara, ex-assessor especial da Presidência da República. Hoje, Marcelo foi alvo de busca e apreensão por ordem de Moraes.
“A alteração cadastral pode ser atribuída ao fato de que Cid deixaria de assessorar o ex-presidente a partir de 1° de janeiro de 2023”, informou a PF. “Tal função passou a ser exercida por outras pessoas, dentre elas, Marcelo Câmara, que viajou para a cidade de Orlando, nos EUA, por três vezes para acompanhar Bolsonaro. Isso explicaria a mudança no cadastro do aplicativo ConecteSUS do ex-presidente, que deveria ficar a cargo de alguém que estivesse mais próximo, no caso, Marcelo.”
Por meio de uma publicação no Twitter, a defesa do ex-presidente informou que qualquer informação relacionada à falsificação de cartões de vacina é “obra de ficção oportunista”.
“Bolsonaro sempre deixou claro que nunca foi vacinado”, argumentou a defesa. “Não faz sentido uma pessoa que não tomou vacina ter cartões de vacina, principalmente porque sempre viajou, e o fez para lugares em que a exigência de vacinação era dispensada. Infelizmente, não é a primeira vez que o tema ‘hackeamento do sistema de vacinação’ vem à tona contra Bolsonaro.”
Busca e apreensão na casa de Bolsonaro
A PF cumpriu buscas e apreensões nesta manhã na casa do ex-presidente, em Brasília. A operação foi autorizada por Moraes. As investigações ocorrem no âmbito do inquérito das milícias digitais, conduzido pelo STF.
A PF investiga um grupo suspeito de inserir “dados falsos” da vacinação contra a covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.
Os agentes cumpriram 16 mandados de busca e apreensão, mais seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro. Confira os nomes neste link.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
SE tuido que o PT conseguiu achar para atacar bolsonar e’ um “Certificado de Vacina Falso” , o que dizer dos escandalos ligados ao Lula e Dilma : Mensalao, Petrolao , Corrupcao , Mentirada …
É a desmoralização da PF
Comendo pastel no meio da rua nos States justamente pq não tinha tomado a tal. Estranha essa ideia de fraude…
Alguém pagou caro essa manobra. O Bolsonaro sempre disse que não se vacinou. Daí aparece um registro confirmando a vacinação! A esquerdalha está se aprimorando, como hacker,pois, o governo incentiva todas as manobras contra a direita. Como perderam as credenciais, os auxiliares as entregaram aos petralhas. Mas não as desativaram. Daí para uso ilegal…
Você está do lado errado. Acho que começou já na sua certidão de nascimento. Existiu um Marco Antônio, aliás, de caráter bem duvidoso.
Bolsonaro está provando um pouco do veneno que permitiu que as “autoridades” dessem ao povo que o elegeu e confiou nele. Vai provar ainda muito mais, ele merece. Hoje, atiram no que veem e acertam no que não veem. Bolsonaro merece punição, não pelo caso das vacinas, mas, por incompetência ou covardia, por ter devolvido à extrema-esquerda-oportunista-corrupta, o país que o povo lhe havia confiado em 2018, depois de tanta luta.
Saudades de quando a PF investigava e prendia corruptos, lavadores de dinheiro, formadores de quadrilha, traficantes, inclusive temos no atual governo alguns ministros envolvidos em peculato, improbidade, nepotismo, lava jato e até uns que compraram respiradores em uma loja de maconha.
O Certificado é digital e sua emissão também é digital. A emissão é do Ministério da Saúde e SUS que são responsáveis pela inserção dos dados. A sua impressão, para qualquer finalidade, inclusive como prova de fraude, pode ser em qualquer equipamento com acesso autorizado.
Oeste deve primar pela qualidade da informação.
Alexandre de Moraes não pensa em outra coisa, que não seja Bolsonaro.
Já era de conhecimento geral que o ministério da saúde havia sido rackeado.
Bolsonaro já havia informado que não era vacinado. Portanto, esta acusação tem algo errado.
Agora só falta prenderem Bolsonaro por atravessar fora da faixa de pedestres. Por favor, me poupe!!!
Será que os exames de urina e fezes estavam em dia? Ele comeu pastel sem mostrar exames laboratoriais de colesterol e triglicerídes, putz, triste terra
A banda podre de uma policia, que todos sabemos que sempre existiu, esta se afundando a cada nova conspiraçao. Que tristeza ver a honra da Policia Federal e das Forças Armadas jogadas na ………………….., simplesmente porque estao pragadas de comunistas. A historia vai terminar quando o povo brasileiro partir para uma revolta total e mandar todos esses ………….. a …………………..
Que revolta? Já vai longe o tempo em que o povo, armado de paus e pedras, e talvez algumas foices, pudesse fazer algo frente a armas de fogo carregadas pela boca. Uma revolta do povo, hoje, aqui, seria rapidamente extinta pelo “braço forte, mão amiga” do outrora glorioso exército brasileiro, hoje mais uma guarda pretoriana do tirano de plantão.
O bom é que o país está uma maravilha para a preocupação da PF ser a carteira de vacinação do Bolsonaro.
Temos um ladrão condenado como presidente, que arrebentou os produtores rurais de soja, mas a o que preocupa é a carteira de vacina do Bolsonaro.
Temos um ladrão na presidência desse país que tem diálogos cabulosos com o PCC, vínculos com ditadores de outros países, mas o problema é a carteira de vacina do Bolsonaro…
Paro por aqui…
BOLSONARO O SENHOR É UM MITO. TODO MUNDO SE *ORRA DE MEDO. A esquerda quer culpar alguém desde que Seja BOLSOMITO.
Pura cortina de fumaça da corja .Ontem o governo teve uma derrota vergonhosa no PL da Censura e hoje outra no marco do saneamento.
Até agora é só vexame, viajará para Inglaterra, aguardaremos os próximos desatinos do ex-presidiario.
Moraes e o desgoverno tem tudo haver. TIRANIA.
Num país onde impera o roubo e a corrupção, o que importa agora é o cartão de vacina do ex presidente.
Esta Policia Federal deveria ter vergonha do seu papel.
Ou a Cadela do PCC é CASSADA, ou o Brasil acaba de vez!
Desgoverno patético. Simples assim. Não chega ao final do mandato.
Phoda-se, pode o proprio Bolsonaro ter falsificado a porcaria, prendam e arrebentem…. Mas tudo isto é cortia de fumaça do Alexandre Imoraes e DINO PORCODINO para que nao se fale nos 10 BILHOES do condenado ORÇAMENTO SECRETO….sim, o mesmo q o PT “combateu” por 2 anos a fio….ah, e pro proximo ROUBO aos nossos bolsos pelo DESGOVERNO E CONGRESSO, podem usar a noticiaa que BOLSONARO roubou a calcinha da Glesi Hoffman
pode roubar o país , mas ……nunca deixe de se vacinar !
Boa