O senador Carlos Viana (Podemos-MG) protocolou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal contra uma portaria da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Em decisão recente, o órgão proibiu o exercício de quaisquer atividades religiosas com os povos indígenas, bem como o uso de roupas com imagens ou expressões religiosas nas terras ianomâmis.
“Isso é um absurdo contra a liberdade religiosa no Brasil”, afirmou o parlamentar. “Proibir qualquer tipo de proselitismo religioso é uma espécie de preconceito que começa a se formar contra as igrejas brasileiras. Conheço a seriedade do trabalho missionário de todas as igrejas, levando comida, médico e todo tipo de assistência aos índios.”
Relacionadas
A portaria foi publicada no Diário Oficial da União em 31 de janeiro deste ano. Viana ainda ingressou com um Projeto de Decreto Legislativo para suspender as seguintes partes da portaria: 1) “Postura: recomenda-se aos não indígenas evitar o uso de roupas, objetos ou mídias de conotação pornográfica, racista ou religiosa”; e 2) “Proselitismo religioso: é terminantemente proibido o exercício de quaisquer atividades religiosas junto aos povos indígenas, bem como o uso de roupas com imagens”.
“Os missionários que atuam na Amazônia há mais de 40 anos ajudam as tribos indígenas a terem mais dignidade”, disse Viana. “Eles estão ali por amor ao próximo, pois todos somos irmãos perante o Criador. Os missionários levam médicos, comida e todo o tipo de assistência odontológica. A situação dos índios poderia ser muito pior, se não fosse a atuação de boa parte desses missionários.”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
ENTENDAM DE UMA VEZ:
Vocês viram os Índios na Foto? Pelas casas se reconhece que são Ianomâmis.
Todos bem alimentados vendendo saúde e até gordinhos, devem ser os Ianomâmis BRASILEIROS.
Os que a Imprensa Marrom (Hoje dita velha imprensa) fotografou são os pobres coitados que vieram da VENEZUELA. Desnutridos e doentes que NÓS agora estamos CUIDANDO como qualquer venezuelano que pede refúgio ao Brasil.
Dá uma enxada para os adultos e sementes
Terra eles tem de sobra
Preguiça também
Que Deus tenha misericórdia dos povos indígenas. Assim como nós, eles também precisam conhecer a Cristo.
Permitido:
.estrangeiros esquerdistas radicais para coletar ervas e pedras preciosas.
. permitido assassinos internacionais
.permitido armas
.permitido as famigeradas ONGs…
Por enquanto só é permitida a entrada de ‘Mais Ianomâmis’ venezuelanos.
É para a volta das ONGs, para doutrinar os índios!