Prestes a completar dois anos, o 8 de janeiro já tem 898 réus responsabilizados criminalmente.
Os dados foram divulgados pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira, 7.
Conforme o levantamento, do total, o STF condenou 371 manifestantes, enquanto celebrou o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) com 527. Oferecido pela Procuradoria-Geral da República, o ANPP encerra a ação penal, porém, a pessoa confessa crimes e se submete a alguns requisitos judiciais, como pagar multa, que pode chegar a até R$ 5 mil, e fazer um “curso da democracia”.
Ainda de acordo com o trabalho, a polícia prendeu 243 pessoas no interior de algum prédio público e na Praça dos Três Poderes na data. Segundo o gabinete, nos acampamentos, o número é ainda maior: 1.929.
Dois anos do 8 de janeiro
Amanhã, o governo federal e o STF realizarão cerimônias para relembrar o 8 de janeiro. O tom dos eventos será o de “defesa da democracia”, em virtude de o Brasil ter vivido o que seria uma tentativa de golpe de Estado, em 2023.
Os Poderes Executivo e Judiciário receberão ainda obras de artistas que criaram peças relacionadas à data.
Paralelamente, juristas, jornalistas e parlamentares farão uma superlive a fim de comentar o protesto e se contrapor à narrativa do Palácio do Planalto e do STF.
Leia também: “Inocência assassinada”, reportagem publicada na Edição 250 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Bandido bom é bandido julgado, condenado e cumprindo pena em penitenciária
Tá com peninha, leva pra casa