A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro aprovou, nesta terça-feira, 13, dois blocos de requerimentos para iniciar os trabalhos no colegiado. O ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Heleno entraram na mira. O trio foi proposto por parlamentares governistas, que juntaram alguns de seus requerimentos aos da oposição.
Contudo, o governo e a oposição entraram em atrito devido aos documentos registrados nos requerimentos. Ambos se acusaram de fazer corpo mole na hora de votar os requerimentos que fossem desfavoráveis a si.
Com maioria no colegiado, o governo conseguiu barrar a convocação do general Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI do presidente Lula, e do ministro da Justiça, Flávio Dino.
Cada bloco da CPMI tem em média 90 documentos — a maioria está relacionada às informações das câmeras de segurança de 8 de janeiro, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Polícia Militar do Distrito Federal, além de relatórios e outros materiais.
Os primeiros convocados da CPMI
Foram aprovadas ainda as primeiras convocações da CPMI do 8 de Janeiro, sendo elas:
- Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;
- General Heleno, ministro-chefe do GSI no governo Bolsonaro;
- Jorge Eduardo Naime, coronel da Polícia Militar do Distrito Federal; e
- General do Exército Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente em 2022 na chapa liderada por Bolsonaro.
A maioria dos requerimentos de convocação foi proposta pela relatora da CPMI, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Mais tarde, o presidente do colegiado, deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA), deve se reunir com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para solicitar as informações da investigação sobre o 8 de janeiro que tramitam no Judiciário. Os senadores Magno Malta (PL-ES), Cid Gomes (PDT-CE) e Eliziane devem acompanhá-lo.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Basta chamar a militante esquerdista Priscila que transmitiu ao vivo a invasão do planalto, conforme consta da matéria porque acredito no lula, divulgada no youtube. e então será possível saber quem já estava quebrando antes da chegada dos inocentes úteis. que agora serão julgados.
Fosse da oposição, iria propor para todos abandonarem esse teatro e deixarem esses vagabundos decidirem o que irão fatalmente decidir. Teria um efeito político bem significativo, penso eu. Esse negócio aí são favas contadas.
*) Ctrl + Publisher
Já que estão chamando militares, por que não convocar o Mourão? Eu até acho que esse daí tem muito que explicar sobre essa bandalheira aí.
Isso era mais do que previsível, aliás já estavam alegando que o tal Gonçalves Dias, não teve tempo suficiente para se inteirar das condições do cargo e que, na prática, apesar do General Heleno já não fazer parte desse desgoverno, estão tentando imputar-lh toda a responsabilidade pelo ocorrido, em face do já exposto. E o General Braga Neto? O que ele tem a ver com isso? Enfim, quem está com a verdade nada tem a temer, aliás esse sentimento de temor não é bem queisto por verdadeiros militares, pelo menos nas aparências pois que “quem tem c*, tem medo”
Lamentável
Quero ver o que o Bolsonaro vai fazer quando for preso…lembram o q ele dizia ???
É impressionante a fraqueza de cidadãos de bem nesse país …os ratos brincam de deixar os gatos zonzos….
A OPOSIÇÃO TEM USAR DE ESTRATÉGIA PRA CONSEGUIR INVESTIGAR, usando as mesmas armas da esquerda.👀
Por que não inserem os REQUERIMENTOS REJEITADOS pelos governistas, nos próximos que serão votados? Façam como a Eliziane/Dino/Ladrão: DISFARCEM, CAMUFLEM os pedidos de investigação com termos que só os POLICIAIS conhecem pra serem aprovados. ESTRATÉGIA, minha gente!!🤫
🚨 Onde estão os nossos policiais Ramagem e Eduardo?
Enquanto a OPOSIÇÃO FAZ TURISMO DURANTE TODO O FERIADO, os RATOS GOVERNISTAS e a “direita” TRANS do PP/Republicanos/União Brasil/ presidente da CPMI/XANDÃO combinam votos com o PT pra barrarem as investigações. Parabéns aos envolvidos!! 😏
A DIREITA RAIZ TEM MUITO QUE APRENDER COM OS INIMIGOS DO BRASIL. Infelizmente! 👀
Clamem a Deus por Sua JUSTIÇA e intervenção nessa CPMI ou nada irá acontecer.🙌🙌
Chega ser cômico, alguém acredita mais nesse barrasil de bosta, oposição frouxa, continuem jogando nas 4 linhas da constituição, como disse o advogado de toga, ” dançaram manés!”…
A oposição é tão bunda-mole que corre o risco de ser obrigada pela esquerda a assumir até os escândalos do mensalão e petrolão.
Esse é o Brasil. Aqueles que fizeram de tudo pra não ter cpmi agora a comandam. Já apagaram provas, já mentiram em tudo, já fizeram o que sempre fazem: fraude, compra de deputados e senadores, aliança com imprensa e judiciário corrupto. O Brasil como o conheciamos acabou. Agora é socialismo, partido único, a globo ditando os costumes, o judiciário respaldando tudo, as escolas doutrinando, e ponto final. Esqueçam.
Ou seja, o governo vai tratorar a oposição!