Os deputados federais do União Brasil criaram um abaixo-assinado, nesta segunda-feira, 12, que pede a nomeação do deputado Celso Sabino (União Brasil-PA) como ministro de Estado. O político é cotado para substituir a ministra do Turismo, Daniela Carneiro. A ideia dos parlamentares é que o documento chegue ao Palácio do Planalto.
A lista de assinaturas percorreu o grupo de WhatsApp da bancada do partido, sendo assinada por 50 dos 59 parlamentares da legenda na Casa.
Os deputados não se sentem representados pelo três ministros do partido que fazem parte do governo atualmente, sendo eles: Daniela, Juscelino Filho (Comunicação) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional).
“Devemos repudiar qualquer tipo de ataque a colegas do partido”, informou o texto, de autoria do deputado Geraldo Mendes (PR). “Nesse caso específico, o ataque foi a toda bancada do União Brasil, que deliberou a indicação do deputado Celso Sabino. Solicito apoio para que a bancada se manifeste, repudiando a ação contra o colega e ainda externando nossa deliberação na escolha do Celso Sabino para representar o partido na Esplanada dos Ministérios do governo.”
O abaixo-assinado também é uma reação às declarações do prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos-RJ), marido de Daniela. Ao portal Metrópoles, o prefeito disse que Sabino era “frouxo”, “machista” e que tinha “beijado” a mão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Nos bastidores, os 50 deputados estariam ameaçando se tornar oposição ao governo, caso Sabino não seja nomeado ministro de Estado.
Daniela vs União Brasil
Daniela é alvo de escândalos que envolve a milícia carioca desde o início do governo petista. Contudo, a situação da ministra piorou depois que seu marido deixou o União Brasil e tentou trazê-la consigo.
Waguinho teve alguns desentendimentos internos na legenda. O União não se declara base de governo, mas independente. Inclusive, possui deputados que votaram contra diversas matérias que são de interesse do governo.
Daniela então sugeriu que seguiria os passos do marido, indo para o Republicanos. A ministra, contudo, foi freada por declarações do presidente do União Brasil, deputado Luciano Bivar (PE), nos bastidores.
Segundo Bivar, os ministérios pertencem ao partido, e não a Daniela. Desse modo, se ela saísse da sigla, perderia o posto também. O jogo, no entanto, não é tão simples assim.
Waguinho é próximo a Lula e ajudou o petista durante a corrida eleitoral com seu apoio — o que pode pesar bastante para o presidente. O prefeito espera se reunir com o petista entre hoje e amanhã. Além disso, em meio a crise interna, o presidente marcou uma reunião ministerial para a quinta-feira 15.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
O pai do toma-lá-dá-cá da politica atual (nem tão atual assim. Já houve até prisão, se ainda se lembram), não vai aguentar até o fim da farsa. Nem mesmo com todos os 9 do STF + Pacheco e Lira jogando poeira no ventilador para tentar segurar os beneficios de um CEP errado. Vai arrebentar! Kkkkkkk