O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anulou na manhã desta quarta-feira, 9, a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, na CPI do MST.
O deputado alagoano atendeu a um pedido do petista Nilto Tatto, que foi contra o requerimento de convocação aprovado pela comissão. A decisão de Lira acontece um dia depois de ele se encontrar com o ministro da Casa Civil. Além disso, também ocorre às vésperas de o centrão — comandado por Lira — entrar no primeiro escalão do governo.
No despacho, Lira concordou com o petista quando ele alegou que a convocação de Rui Costa precisa ter “fato determinado”.
Leia também: “Prestes a receber ministério, Republicanos retira deputados de CPI do MST”
Segundo Tatto, não existe uma ligação clara entre a Casa Civil e as invasões do MST. Nesta terça-feira, 8, contudo, ex-integrantes do MST na Bahia fizeram revelações bombásticas sobre a manipulação de integrantes, a exigência de votarem sempre em candidatos do PT e a promessa de títulos de posse de terras que nunca foram entregues — em alguns casos, há suspeita de trabalho análogo à escravidão.
Conforme apurou Oeste, desde o início do ano legislativo, Lira age para impedir as convocações relacionadas a Rui Costa. O intuito era não prejudicar mais o governo Lula.
Nas últimas semanas, contudo, a CPI aprovou por maioria a convocação do ministro, mas Lira agiu novamente para barrar. Em nota, o presidente do colegiado, Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), disse que a Câmara vive “um triste capítulo na sua história”.
“Ao negar provimento para a tomada de depoimento do ministro da Casa Civil, Rui Costa, abre-se um precedente perigosíssimo para a democracia representativa”, disse Zucco. “A CPI é um instrumento das minorias parlamentares, para assegurar que o Legislativo cumpra sua função fiscalizatória sem que seja impedido ou constrangido pelos grupos políticos majoritários.”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Lira já está ficando adepto as decisões monocráticas.
Ele foi eleito como todos os outros deputados. Pelo voto popular.
Mas está tomando ares de STF.
Só falta comprar uma toga preta.
Lira é farinha do mesmo saco, coroné do nordeste, a corrupção está em seu DNA.
esse é da mesma laia de um rodrigo maia ou davi alcolumbre. não vale um vintém
Esse lira é um mau caráter e canalha. Se revelou a que veio. Poder e mais poder. Safado e jaguara.
Sou um cidadão comum que tem apenas o voto (que anda valendo pouco) para se manifestar. Minhas opiniões valem pouco, pois não tenho poder nenhum. Mas fica aqui, junto aos patriotas que se indignam diante de tanta safadeza e mau caratismo, de boa parte de nossos políticos. Precisamos de escolher melhor nossos representantes.
Um cidadão, como esse Arthur Lira, deveria pensar um pouco antes de tomar decisões como esta. Quem defende bandido, é bandido também. Quem impede ações de justiça deveria ser banido da vida pública.
Seria interessante que a Revista Oeste explorasse o que uma CPI pode e não pode fazer e quem pode interferir numa decisão dela.
Lira faz parte da bandidolatria . C A N A L H A
Como assim ??? Não temos mais instancia judicial que não esteja mancomunada com o governo… as CPIs não podem mais nada…. o que nos resta ? revolução ??
LIRA, canalha! Rui Costa, o safado da Bahia!
Que canalha!!!
eu sempre ouvi dizer que CPI tem super poderes, inclusive de polícia. Como pode um único deputado, eleito pelo povo como os demais, derrubar a decisão de um colegiado? não é muito poder para uma pessoa só?
Se esta com medo é porque deve
Lira não é representante autêntico do povo, assim como nossa constituição que permite ministros do STF e TSE fazerem atrocidades.
Lira deve estar ganhando dinheiro por baixo do pano, do ladrão que voltou a praticar o mesmo crime e, nunca antes na história desse país, tão protegido por um STF que é pura corrupção e espoliação da soberania popular.
É como se o MST tivesse algum direito de fazer o que faz, ou seja, dar razão às invasões de propriedade. BANDIDAGEM.
Quem poder , Guarulhos é a saída enquanto não fecharem
7 de SETEMBRO esta Chegando!!!
Os Tatto Ameaçaram ativar o PCC contra o Lira?!?!
CPMI…uma vez instalada…NÂO pode sofre interferencia de presidente de qualquer poder…
Arthur Lira já se rendeu as mentiras e narrativas petistas, a lei do “toma lá da cá” é liderada por Lira, ou seja, eu ganho e meus alidos ganham, assim todos protegem e blindam o PT. Que vergonha hein Arthtur Lira? A câmara dos dedutados sob seu comando comendo nas mãos do PT, estão todos juntos, quadrilha ampliada.
Está certo, o governo, só tomando lambada. O jeito é passar por cima e publicar mentira na imprensa podre. Corram para as suas tocas!
E o toma lá dá cá voltou com força. De onde menos se espera é que não sai nada mesmo e o presidente da Câmara Federal que poderia prestar um enorme serviço à CPI do MST e à sociedade, preferiu prestar o serviço ao nefasto PT. LAMENTÁVEL.
vendido
Esse país não tem mais jeito, não! O único intuito é assaltar o país e acabar com o povo.
Até quando o povo brasileiro vai tolerar tudo isso que vm ocorrendo no Brasil.
E uma vergonha o que estes senhores estão fazendo com o Brasil.
Não podemos aceitar isso de forma pacífica e calados.
CADE os Guardiões da CONSTITUIÇÃO FEDERAL? tem que entrar com tudo pra cima desse absurdo… PRA QUE CPI ENTÃO? ACABA COM ESSA PALHAÇADA,RASGANDO VERBA PUBLICA COM ALGO QURE VAO MORRER NA PRAIA?
Esse Lira é mais um Fd…covarde e corrupto à serviço do lulp-petismo.
Até tu Lira ?
Futebol de várzea sem juiz…
Se o Republicanos entrar no governo federal, o Tarcísio vai continuar nesse partido? E o Mourão?
Mais um sem vergonha na Camara de Deputadops dentre muitos que habitam aquele abjeto local.
É apenas Lira sendo Lira. Ele dança conforme a música. Ou conforme os cargos, emendas e sei lá mais o quê.
Culpa de odos os deputados que votaram pra eleger esse PULHA … inclusive a oposição, BURRA E DESUNIDA.
pagando fatura