O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) acredita que a disputa pela presidência do Senado nesta quarta-feira, 1°, vai para o “segundo turno”. A eleição tem três candidaturas: os senadores Eduardo Girão (Podemos-CE), Rogério Marinho (PL-RN) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
“A disputa está tão acirrada que temos o governo do presidente Lula colocando seus ministros de volta no Senado para votar no Pacheco”, explicou Van Hattem. “Além disso, Lula deve ter disponibilizado uma série de outros recursos, que nem vamos saber quais são, a fim de virar o placar.”
Candidatura à presidência da Câmara
Ontem, Van Hattem oficializou sua candidatura para a presidência da Casa. Ele concorre com o atual presidente, Arthur Lira (PP-AL), e com o deputado Chico Alencar (Psol-RJ). Lira é o favorito na disputa e recebeu o apoio do governo e da oposição, em especial do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Espero o apoio de todos os deputados que querem uma política de acordo com aquilo que o eleitorado decidiu nas últimas eleições”, disse Van Hattem, ao comentar o possível apoio dos colegas de Câmara. “Os parlamentares que foram eleitos possuem pautas voltadas ao combate à corrupção, a favor da liberdade econômica e buscavam um reequilíbrio entre os Poderes. Eles foram vitoriosos e, por isso, me candidatei à presidência da Casa.”
CPI do abuso de autoridade
Em novembro de 2022, Van Hattem tentou abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os abusos de autoridade por parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, com um Congresso mais conservador, Van Hattem espera pautar a proposta com sucesso na Câmara.
“Ainda quero abrir uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, com deputados e senadores, para investigarmos juntos os abusos dos ministros do STF”, explicou.” Vou trabalhar firmemente para que tudo isso saia do papel e se concretize.”
Relacionadas
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Os ministros do Lula que são senadores podem votar?
Infelizmente não ganha. Não há partido forte . Depois caso ganhe o poder Supremo pode tudo. Naonconsigo enxergar um respeito a Constituicao