O deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) vai ser o novo líder da oposição na Câmara dos Deputados em 2025. O parlamentar assume o título que, atualmente, é de Filipe Barros (PL-PR) — que segue no cargo até fevereiro.
A indicação ainda deve ser oficializada pelo líder do PL na Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), para ser encaminhada ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Depois, a nomeação de Zucco deve ser publicada no Diário Oficial da Câmara.
Zucco está no seu primeiro mandato como deputado federal e é um nome próximo do presidente de honra do PL, Jair Bolsonaro. Atua em pautas prioritárias para a direita, como segurança pública e agronegócio.
O parlamentar conseguiu destaque dentro da Casa como presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento Sem Terra (MST) em 2023, assim como em prol das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul neste ano.
O nome do deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) também chegou a ser ventilado para o cargo, mas, em um primeiro acordo, o parlamentar assumiria o cargo no último ano de mandato, em 2026.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].