-Publicidade-

Lira alfineta Maia e garante que tem apoio da maioria do PSL

Nas redes sociais, Lira afirmou ter 36 assinaturas de deputados do partido
Maia e Lira
Rodrigo Maia e Arthur Lira | Foto: Montagem/Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O candidato à presidência da Câmara Arthur Lira (PP-AL) garantiu nesta terça-feira, 19, que conta com o apoio da maioria da bancada do PSL, o que deve permitir o apoio formal da legenda na disputa.

Lira afirmou ter 36 assinaturas, antes tinha 32, o que abria margem para contestação, já que 17 deputados do partido estão suspensos.

Leia mais: “PTB decide apoiar candidatura de Lira à presidência da Câmara”

“Para dirimir qualquer dúvida e encerrar uma polêmica do Rodrigo Maia, nossa maioria no PSL aumentou de 32 p/ 36 assinaturas. Nós somos maioria no PSL de 53 e maioria de 35 como queria o presidente Rodrigo Maia”, tuitou Arthur Lira.

Para apoiar um candidato, metade dos deputados de uma legenda deve estar a favor. Agora, considerando-se ou não os suspensos, Lira tem a maioria do partido.

O PSL está dividido desde que o presidente Jair Bolsonaro se desfiliou da legenda, no final de 2019. A bancada na Câmara é dividida entre os apoiadores de Bolsonaro e os de Luciano Bivar, presidente da legenda.

Bivar e Maia manobravam para que o partido ficasse no bloco de Baleia Rossi (MDB-SP), que conta inclusive com o PT. A mudança também significa que o grupo de Maia perde a maioria e o direito às principais vagas da Mesa Diretora.

Agora, o bloco de Baleia Rossi teria 243 deputados formalmente e o de Lira passaria de 204 para 257. Lembre-se que a votação é secreta e os parlamentares não seguem necessariamente a orientação partidária.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês