Nesta quarta-feira, 26, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, por unanimidade, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Jair Bolsonaro e mais sete pessoas.
Dessa forma, o ex-presidente pode ser condenado, por suposta tentativa de golpe de Estado. Votaram pela aceitação da denúncia os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
+ Moraes ironiza caso de Débora: ‘Passando um batonzinho na estátua’
Fux, Dino, Cármen e Zanin seguiram o entendimento de Moraes, segundo o qual Bolsonaro liderava uma “organização criminosa estável” que usava a “ação coordenada” como estratégia.
Além disso, de acordo com Moraes, a PGR trouxe, na denúncia, “fatos criminosos, circunstâncias e qualificação dos acusados”. O magistrado argumentou que o “arcabouço probatório foi produzido pela Polícia Federal de forma independente e autônoma à delação premiada” de Mauro Cid.
“Não é normal que um presidente que acabou de perder a eleição se reúna com comandante do Exército e da Marinha, e o ministro da Defesa, para discutir uma minuta de golpe, com controle de entrada e saída de pessoas do Palácio da Alvorada”, acrescentou.
Bolsonaro e outros nomes que viraram réus no STF
Além de Bolsonaro, devem virar réus os seguintes nomes:
- Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência;
- Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha;
- Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;
- General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência;
- Mauro Barbosa Cid, ex-chefe da Ajudância de Ordens da Presidência;
- Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
- Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.
Ministros rejeitam preliminares das defesas

Apenas o ministro Luiz Fux acolheu a uma interpelação dos advogados: a que trata da competência do STF para julgar o caso.
Conforme Fux, o processo deveria ser julgado pelo plenário do STF, e não pela 1ª Turma, como está atualmente. “Pior do que o juiz que não sabe Direito é o juiz incoerente”, disse Fux, ao mencionar que a matéria de competência da Turma não é pacificada no STF.
O juiz do STF relembrou que, neste mês, votou sobre o assunto, mas foi vencido. Para ele, a questão do número de ações que já foram julgadas, como argumentou Moraes, não impede que a questão volte a ser debatida. “Peço licença para manter minha coerência que tive semana passada”, disse. “Estamos julgando pessoas que têm prerrogativa, e o local correto seria o plenário. O fato de que há inúmeras ações decorre exatamente de que o número de partes envolvidas é multitudinário.”
Leia também: “A farsa do golpe”, reportagem publicada na Edição 257 da Revista Oeste
O Brasil assistiu ao longo dos últimos anos a deformação do seu sistema de governo. Essa disfunção eliminou, sob a plácida omissão da sociedade e de seus representantes eleitos, o necessário equilíbrio entre os poderes. Hoje temos um tribunal inquisitorial que não esconde sua atuação política em detrimento da função constitucional de interpretar leis e promover justiça. Não parece haver saída ou forma de desatar esse nó.
Qq um pode ser preso sem provas, essa é a justiça brasileira, falida …
Pra surpresa de exatamente zero pessoas.
Só um tolo esperava algo diferente.
esse indivíduo covarde não teve coragem de ‘fazer a coisa certa’ quando era presidente… Agora vai sofrer nas mãos da quadrilha sem escrúpulos… Pobre Brazil.
Isso não é justiça. A PF vai ter de falsificar provas porque o golpe que aconteceu foi em 22 com uma absurda soltura do ladrão condenado. Em poucas palavras.
Um julgamento com componentes que se deveriam declarar impedidos. Um julgamento sem dar a mínima às defesas. Ignorando os argumentos, os dados, para impor narrativas vazias. Uma acusação sem provas concretas. As togas ignoram o quanto o povo brasileiro, a grande maioria, está saturado de abusos e ilegalidades. Sebastião Coelho teve razão ao afirmar, apontando o dedo aos que estavam diante dele: “Vocês são as pessoas mais odiadas no Brasil”. Hoje, não estamos nas décadas 1960, 1970… Estamos num tempo onde povo se conecta e tem informação instantânea.
Atenção, favor divulgar nos zaps bozonaristas:
“Em virtude da prisão iminente do golpista bolsonaro, está suspensa a frase BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO. Quando bolsonaro sair da cadeia em 2055, a frase voltará a ser usada. Muuuuu..”
Grande dia!!!!!!!!!! Finalmente se aproxima o dia no qual esse projetozinho de ditador golpista chegará à cadeia…… Vivas ao STF!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Resultado surpreendente !! Deve ir imediatamente para os EUA e de lá ele pode continuar lutando contra esses canalhas que querem o Estado Brasileiro disponivel para as suas maracutaias !!
Dos petistas nada de bom se aproveita. São psicopatas, piores do que assassinos de criança.
Todos se tornaram réus por unanimidade?
Mas que surpresa não?
Será uma surpresa igual quando forem condenados.
Teatro de fantoches, jogo tosco de cartas marcadas.
VOTO NUNCA MAIS! NEM SE BOLSONARO VOLTAR A TER A CARA NO CAÇA NIQUEL, NAO VOU PARTICIPAR DESSE TEATRO DESSE BANDO DE POLITICO FDP QUE SO QUER ME EXTORQUIR ATRAVES DE IMPOSTOS E FALSAS ESPERANÇAS!
Alguém tinha alguma dúvida que ele se tornariam réus de um teatro disfarçado de julgamento? O advogado de Bolsonaro retratou a inocência do seu cliente e vimos um a um todos os argumentos do PGR sendo dilacerados por seus argumentos, mas nada que ele disse foi considerado por Alexandre e cia porque eles não queriam ouvir, eles só queriam condenar…
Esses esquerdistas são realmente diabólicos. Sabem que não houve tentativa alguma de golpe, mas insistem na tese na esperança de enganar todo mundo pela repetição. Não adianta, todos nós sabemos o que está acontecendo. Com a informação descentralizada e distribuída você nunca mais terão controle da narrativa. NUNCA mais!
1 – não somos diabólicos por seguir a LEI
2 – Sabemos que houve tentativa de golpe SIM.
3 – Vcs não sabem de nada, vivem no mundo bolhático de conspiração e paranóia.
4 – Quem são vocês para falar em “informação” se vocês se “informam” (sic) com memes de zap. nunca leram um livro.
5 – se for chorar manda áudio. fica mais legal….
Todos sabíamos que seria esse o veredito. Bolsonaro tem de se refugiar na embaixada americana
Todos sabíamos que seria esse o veredito. Bolsonaro tem de se refugiar na embaixada americana
Todos sabíamos que seria esse o veredito. Bolsonaro tem de se refugiar na embaixada americana
Devia ter pedido asilo politico nos EUA aquela vez!
Em outras palavras. Deveria ter fugido quando teve a chance.
Qual a novidade? Infelizmente.
Grande dia
Chega de mi mi mi
Vai chorar até quando?
Tua hora chegou
A papuda te espera!
Sem anistia para golpista