publicidade
Política

Simone Tebet critica falta de ajuste fiscal no governo Lula

Ministra do Planejamento aponta falhas na condução econômica e atribui alta do dólar à desconfiança do mercado

A ministra Simone Tebet, com terno vermelho e camisa preta, durante audiência no Senado
Simone Tebet | Foto: José Cruz/Agência Brasil

Durante um jantar reservado com empresários em São Paulo, na noite de segunda-feira 24, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, criticou a condução fiscal do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tebet disse que o Executivo falhou ao não apresentar um ajuste crível das contas públicas. Para a ministra, o governo Lula não fez o “dever de casa”. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

A fala ocorre num momento de crescente desconfiança do mercado com o rumo da política econômica. Na avaliação da ministra, a disparada do dólar no fim do ano passado foi uma resposta direta à frustração dos agentes financeiros diante da proposta de corte de gastos.

O texto final aprovado pelo Congresso, segundo ela, ficou aquém do esperado pela equipe econômica. A assessoria de Tebet confirmou que a conversa foi informal e reiterou que o projeto enviado sofreu alterações substanciais no Legislativo.

Outros fatores também foram mencionados pela ministra. Ela atribuiu parte da valorização do dólar a pressões externas e do mercado. O jantar, organizado pelo grupo Esfera, reuniu representantes dos setores de energia, comércio, finanças e infraestrutura.

Simone Tebet reafirmou fidelidade a Lula

Apesar das críticas, Tebet reafirmou fidelidade a Lula e disse que permanecerá no governo por lealdade. Declarou, porém, que não apoia o modelo atual de reeleição e defendeu um mandato único de cinco anos.

Em novembro de 2023, o governo apresentou ao Congresso uma PEC com foco na recuperação fiscal. A votação ocorreu no mês seguinte. O texto original previa um impacto positivo de R$ 71,9 bilhões em dois anos, mas a versão aprovada reduziu essa expectativa para R$ 69,8 bilhões. Um dos trechos excluídos previa regras mais duras para o acesso ao BPC, pago a idosos de baixa renda e pessoas com deficiência.

Leia mais sobre:

11 comentários
  1. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    Essa parasita continua mamando nas tetas desse governo corrupto.
    Se tivesse um pingo de vergonha na cara já tinha voltado pro buraco de onde saiu.

  2. helio fabbri jr.
    helio fabbri jr.

    Em sendo assim, ela deveria ter a honestidade intelectual de se demitir! aliás, é compreensível que não o faça, dado ao seu histórico pouco recomendável.

  3. Carlos Nobre
    Carlos Nobre

    É inacreditável a desfaçatez e incompetência dessa mulher que se vende a troco de migalhas e do benesses do poder do cargo e sequer fez algo útil para ã nação e só tem colaborado com o desgoverno para afundar o país.

  4. Edson Carlos de Almeida
    Edson Carlos de Almeida

    Mais uma militante da força ampla , contra o bolsonarismo .
    Sem crédito moral .

  5. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    Faço minhas as palavras de Nelson Rodrigue sobre esta senhora … BONITINHA mas ORDINÁRIA no sentido vulgar e oportunista.

  6. Marcelo Martins
    Marcelo Martins

    Ué minha filha, você não quis fazer parte desse governo? Agora aguenta! Se não está aguentando, pede pra sair!
    Você, o Alckmin e a Marina Silva não possuem um pingo de moral para reclamar de nada. Vocês falavam que Lula era um corrupto, que queria voltar para a cena do crime, e no entanto aceitaram fazer parte desse DESgoverno!

    1. Amaury G Feitosa
      Amaury G Feitosa

      … verdade é só a sinistra oportunista pedir prá peidar e sair de fininho e se aliar ao novo poder que fatalmente virá e ela já percebeu isto.

  7. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Traira costumas, temos de tirar investimentos desse grupo esfera

  8. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    A credibilidade dessa senhora é a mesma que a Janja tem de elegância.

  9. Ecio Zaccarelli
    Ecio Zaccarelli

    Essa Simone ESTEPE !!! Deve estar brava , por que não foi convidada para o TUR no Japão !!! kkk

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade