(J.R. Guzzo, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 17 de abril de 2022)
O Brasil vive neste momento uma farsa de primeiríssimo grau: vende-se como defesa da democracia o que é, na verdade, um golpe branco. Estamos a seis meses de uma eleição presidencial disputada entre uma candidatura de direita e uma candidatura de esquerda — e os guardiães oficiais da disputa, os que têm a obrigação de serem imparciais e defenderem os direitos dos eleitores, agem publicamente contra a candidatura de direita. Essa candidatura, a do presidente Jair Bolsonaro, pode ser a pior dos 522 anos de existência do Brasil, mas se tudo caminhar conforme o previsto ela também é perfeitamente legal e legítima. Como, então, o STF e o seu braço nas eleições, o TSE, estão dizendo que o presidente não pode ganhar, e que o eleitorado não tem o direito de votar nele?
A última manifestação do embuste gigante ora em construção é a encíclica que o ministro Luís Roberto Barroso acaba de pregar nos Estados Unidos, num desses piqueniques ideológicos organizados por bilionários que vivem aflitos, ultimamente, na tarefa de entender o Brasil. Na palestra em questão, uma deputada federal disse que a “arrogância de vários setores” pode “entregar o poder para o Bolsonaro”. Em seguida, afirmou: “Eu morro de medo do que vai acontecer”. (Acrescentou que a jornalista que lhe acompanhava na conferência também estava morrendo de medo.)
É curioso. O poder não vai ser entregue “ao Bolsonaro”; ninguém vai lhe dar coisa nenhuma. “O Bolsonaro” é candidato à reeleição depois de ter sido eleito democraticamente com 58 milhões de votos em 2018, e só continuará no governo se for eleito de novo pela maioria absoluta do voto popular no Brasil. Qual é o problema com isso — sobretudo quando o próprio STF, o santíssimo gestor das eleições por via do TSE, jura que é impossível haver qualquer fraude? O “sistema”, como não param de dizer, é “inviolável”. Também não se entende o pânico da deputada. Quem está realmente com medo? A população brasileira, por acaso? Onde está se vendo esse pavor?
Entra, aí, o ministro Barroso. Ele disse que ninguém precisava ficar assim tão agitado, mas engatou, logo em seguida, uma extraordinária bateria de declarações. Disse que “o mal existe” e referiu-se, com todas as letras, ao “inimigo”. Quem é o mal e quem é o inimigo? O presidente constitucional do seu próprio país? Um candidato que tem o direito, por lei, de se apresentar à reeleição? O ministro, pelo que disse, só admite um resultado para a eleição — aquele que ele defende. “Nós somos a democracia”, afirmou. “Nós é que ajudamos a empurrar a História na direção certa.” Caso encerrado, para o STF.
Leia também: “Supremo partido”, reportagem publicada na Edição 108 da Revista Oeste
Alguém está estranhando a atitude do Ministro. Acabou a pandemia ele só deixou cair a máscara. Ele exala o ódio que está em suas entranhas.
Creio que o verdadeiro pavor dos muitos integrantes do STF / TSE / PGR / Congresso, seja do próprio “fogo amigo”, uma vez que eles não estão “entregando resultados”, esperados pelas organizações criminosas + Bancos, que querem a volta do relaxamento das obrigações do Estado, seja no patrulhamento da criminalidade, seja no endividamento do Estado, sem limites, e a taxas elevadas a favor dos Bancos privados “nacionais” – o que o governo do PT fez com os Títulos, recomprados do FMI, durante o seu governo.
O Ministro Barroso é o intelectual das conveniências. Por estar contra Bolsonaro? Havia interesses pessoais que foram obstados? Como um “estudioso” das leis vota contra elas depois de haver jurado guardá-las, respeitá-las? Se mais me parece um oportunista que já percebeu que terá que viver no limbo de sua raiva por mais quatro anos.
Nunca pensei em assistir ao sepultamento do Direito. Ao vivo. A cores. Claro e curto. E por aqueles que deveriam mantê-lo vivo e forte. Que mundo restará aos meus filhos e netos?
Esse ministro perdeu totalmente a imparcialidade (se é que já teve alguma) para julgar qualquer coisa no STF/TSE que envolva o presidente Bolsonaro…
Esse é o adorador de falos! Um pobre coitado que tem a ousadia de defender um assassino terrorista confesso, que chega ao absurdo de enchergar poderes divínos num estuprador.
Certamente irá entrar para a história como um dos “ministros” (junto com outros oito) mais infames que o Brasil já teve.
Parabéns, Guzzo! Kkk…’La garantía de la democracia somos nosotros’…
Canalhas conspirando.
Essa barata tonta desse tal Barroso precisa ser interditado com camisa de força e enviado a um manicômio. Se eu falo uma bobagem dessa, não tem problema pois não sou juiz e não tenho obrigação de fazer juízo de valor sem provas de sanidade. Mas um juiz de suprema corte de um país falar essas asneiras, por mais idiota que seja o povo dessa nação, não merece essa barata tonta de juiz.
Está na cara que estão armando um golpe muito tosco, tão tosco que até eu que não sou nenhum especialista já percebi. O Molusco está despontando nas pesquisas como o vencedor do pleito com uma folgada margem, de vez em quando eles simulam uma “reação” do Bolsonaro, puro disfarce; por outro lado acontece isso daí que acabamos de ver, pelo lado do TSE/STF. Agora, vamos fazer um reflexão: Vamos admitir que não tenha reação alguma da parte do Bolsonaro até a data das eleições e que, o resultado se confirma favorável ao Molusco, eu pergunto: Àquelas alturas do campeonato, o Bolsonaro vai esboçar alguma reação? Se não, como aconteceu nos EUA, então é vida que segue. Se sim, vão afirmar que ele está querendo dar o golpe que a meu ver, será tarde demais e vão acabar por abafar e prender os autores do golpe, o Bolsonaro como o mentor maior. Então, de qualquer maneira estamos ferrados. Fazer o que? Alguém aí sabe?
Noooosssaaaa! O Velloso tendo ataque de humildade , reconhecendo que não é nenhum especialista? Claro que não é? Fala uma asneira atrás da outra.
Então, quero ouvir a sua opinião sobre esse assunto. Tem que ser melhor que a minha, senão será uma asneira ainda maior, certo? Aceita o desafio ou vai se fingir de morto?
Deus é Maior e o Presidente Bolsonaro será reeleito. E esse voz de veludo, que acha que sabe tudo, vai cair do cavalo.
A disputa pelo título de maior inimigo do país está grande. Barroso, Moraes, Fachin, e seu criminoso de estimação, Lula , são os que mais se destacam no momento.
Não precisa responder a esse ” bando de petistas”!
Terão o troco rapidinho! É só mexer no vespeiro.
boa fala.
Esses ministros perderam completamente o senso do ridículo.o ministro barroso deve consultar o jjoao de deus quem sabe ele faz um milagre.
Bolsonaro foque no que é mais importante. Algo está se desenhando para um golpe de estado. O mais importante é saber sobre quem está ao lado….
São muitos $$$$ envolvidos 🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑
O resultado das eleições já foi determinado pela manutenção do voto não auditável e apuração secreta e centralizada. Não querem repetir o erro de 2018 quando o resultado não foi o esperado.
Exato!!!
Quando vejo os embusteiros falando, lembro-me que há cerca de 2.000 anos atrás tentaram calar um certo Galileu. Mas nem com a sua morte foi possível enterrar a verdade. Portanto, estes sacrossantos que dizem defender o bem, mas que são filhos da mentira, não conseguirão enterrar a verdade que se faz cada vez mais clara. Grande parte dos brasileiros saíram das amarras da mídia que se vendeu por umas moedas de ouro/prata, assim como Judas. Logo, logo, no meu entender, o joio será separado do trigo e jogado ao fogo. Logo, logo, aqueles que se acham donos da lei e do Brasil descobrirão que não controlam nem a própria vida. Que estão vivendo um inferno pessoal, uma prisão interior. Por isto, pessoas como este ministro destilam tanto ódio, mas não enxergam que a causa de tanto ódio está no desastre/perdição que sua alma se encontra e não nos atos dos outros.
É até engraçado uma pessoa adulta, educada, com ótima formação falar assim sobre o BEM e o MAL com tanta desinibição. Existe coisa mais infantil que a luta do bem contra o mal ? Isso só existe na ficção, em contos infantis, nos filmes para crianças e adolescentes. A vida é muito mais complexa e cada coisa é avaliada a cada segundo por cada indivíduo. Que mundo fácil esse do BEM contra o MAL, mas ele não existe.
Na minha opinião, uma pessoa, um juiz do poder judiciário, de hierarquia superior, falando assim —>de maneira totalmente maniqueísta sobre BEM e MAL e se atribuindo, imodestamente, estar do lado do BEM (ainda que “BEM” segundo ela, claro…)- não é adulta, educada, com ótima formação. É apenas “adulta”, “educada” e “com ótima formação”…
Conrad básico: “Horror… Horror…”
Barroso boca de veludo VTNC…
Só de esse elemento falar em direção “certa” já dá para detectar o DNA maoista do bruto.
O q está em jogo São as mordomias de muitos, e o medo de se fazer um senado mais forte e bota ordem nessa zona e por não dizer q podem revogar essa PEC da bengala onde vários monistros vão pra casa, esse é o medo eu acho…!!
Está para ser inventado um adjetivo que possa desclassificar este STF. Nem um que qualifique que tipo de cidadãos que somos.
Canalhas , vagabundos! Chega! Basta desse STF!! Esses vermes querem nos empurrar para uma ditadura de esquerda! É disso que se trata!! Não vamos nos ajoelhar para esses bandidos! Vamos sair as ruas e, se preciso for, teremos que eliminar aqueles que conspiram contra a democracia. Trata-se de gurra, guerra declarada pelo STF. Agora, aguentem as consequencias.
É atribuição do Supremo indicar em quem devemos votar? Que loucura é essa? Deixe-nos votar em paz.
Nós estamos diante de um golpe praticado à luz do dia por uma quadrilha que se adonou de um poder e quer se sobrepor a todos os outros, cancelar a vontade popular e dominar o Brasil.
O poder, que nem deveria ser assim chamado, pois não foi eleito, que deveria defender a Constituição e nada mais, rasga-a, queima-a, estupra-a em nome de uma ideologia tóxica e intolerante que pretendem impor ao Brasil.
Barros, Lewandowski e Alexandre cometeram crime de traição à Pátria (conspiraram para dar um golpe contra um presidente democraticamente eleito) e como tal deveriam ser presos imediatamente pelo SUPREMO TRIBUNAL MILITAR !!!!!
Esses “ministros” um dia terão de enfrentar a JUSTIÇA. CPMI no STF
Está na hora dos militares de “pijama” dar a devida resposta a estes sujeitos. Para o bem da nação.
Desespero na esquerda e nos advogadinhos do $tf.
Com a entrada da internet 5g aumentará a quantidade de eleitores do Bolsonaro.
Entrega de mais 150 mil títulos de terra este ano…pt, psdb , mdb desaparecerão
Já deu para ver. Qualquer resultado fará o Brasil algo barulhento. Se as esquerda ganhar o caos comunista se instalará e a perseguição aos de direita será violento. Se a esquerda perder, vão se armar em grupos de guerrilha e terrorismo?
Esses “iluminados” estão nos dando todas as provas possíveis para entrarmos com uma queixa crime, por parcialidade, devido ao claro posicionamento político dos mesmos, declaradamente contra o presidente, e a favor de quem os nomeou ministros, sem nunca terem sido juízes sequer, nomeação política e não técnica, fazendo-os substituir a guarda da constituição, por mera militância política, usando recursos do estado, para viagens, estados e alimentação. Cabe uma urgente ação de incapacidade técnica, prevaricação, SUSPEIÇAO e crime de lesa pátria e ainda contra a segurança nacional. Não podemos ficar esperando eles irem fazendo essas besteiras, porque daqui a pouco, vão querer tomar o poder. Vamos tira-los de cena via STM. Vamos ACORDAR???
No Brasil existe uma Constituição que irá ser cumprida, independentemente da vontade deste ou daquele cidadão, deste ou daquele grupo político, desta ou daquela instituição. A vontade de uma MINORIA, não irá se sobrepor à “ M A I O R I A “.
Pelo que estou entendendo se o bolsanaro ganhar ele não e’ eleito?
O establisment está desesperado com a provável vitória da direita na próxima eleição. Seria o fim da Nova Ordem no Brasil
O golpe está armado e a caminho de outubro.Só por essa declaração do Barroso as eleições deste ano já estão sob suspeita.
Esses ministros tem que ser presos por estas declarações. Não dá mais prá ver o que está acontecendo no Brasil.
Às vezes nem acredito que se tenha chegado a esse ponto.