publicidade
Política

5G deve estar disponível nas capitais brasileiras em julho de 2022

Anatel aprovou o edital para o leilão da tecnologia na quinta-feira

A Agência Nacional de Telecomunicações informou nesta sexta-feira, 26, que a tecnologia 5G deve estar disponível no Brasil até 30 de julho de 2022. As 27 capitais serão as primeiras contempladas.

Na quinta-feira 25, a agência aprovou o edital para o leilão da tecnologia. O documento agora será analisado pelo Tribunal de Contas da União e a expectativa é que o certame ocorra ainda no primeiro semestre deste ano.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Fabio Wajngarten deve deixar o comando da Secom”

Tecnologia chinesa

Em entrevista coletiva, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, esclareceu que quem participa do processo são empresas de telecomunicação, como Claro, Vivo e Tim.

Faria não citou especificamente o caso do gigante de tecnologia chinês Huawei, mas disse que as teles vão comprar os equipamentos com base no livre mercado.

“O governo Bolsonaro é liberal, que deixa o próprio mercado se resolver. Então, não seria justo, vendo o lado comandado pelo ministro Paulo Guedes, que a gente pudesse fazer uma interferência em todo o país”, disse o ministro.

Faria reforçou que a palavra final é do presidente Jair Bolsonaro, mas que todas as medidas já estão sendo implementadas em diálogo com a Presidência da República.

Rede privada

Entre as exigências para as vencedoras do leilão 5G está a implementação de uma rede privativa de comunicação da administração pública federal. A ideia é impor regras mais rígidas para preservar as informações estratégicas do governo.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. nery
    nery

    E um atraso esse nosso ja tem pais ja querendo implantar a 6g e nos aqui ainda discutindo a 5g e o pior a korea ja esta em teste com o 7g

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade