5G deve estar disponível nas capitais brasileiras em julho de 2022

Anatel aprovou o edital para o leilão da tecnologia na quinta-feira
-Publicidade-
Ministro das Comunicações, Fábio Faria
Ministro das Comunicações, Fábio Faria | Foto: Reprodução/Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações informou nesta sexta-feira, 26, que a tecnologia 5G deve estar disponível no Brasil até 30 de julho de 2022. As 27 capitais serão as primeiras contempladas.

Na quinta-feira 25, a agência aprovou o edital para o leilão da tecnologia. O documento agora será analisado pelo Tribunal de Contas da União e a expectativa é que o certame ocorra ainda no primeiro semestre deste ano.

-Publicidade-

Leia mais: “Fabio Wajngarten deve deixar o comando da Secom”

Tecnologia chinesa

Em entrevista coletiva, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, esclareceu que quem participa do processo são empresas de telecomunicação, como Claro, Vivo e Tim.

Faria não citou especificamente o caso do gigante de tecnologia chinês Huawei, mas disse que as teles vão comprar os equipamentos com base no livre mercado.

“O governo Bolsonaro é liberal, que deixa o próprio mercado se resolver. Então, não seria justo, vendo o lado comandado pelo ministro Paulo Guedes, que a gente pudesse fazer uma interferência em todo o país”, disse o ministro.

Faria reforçou que a palavra final é do presidente Jair Bolsonaro, mas que todas as medidas já estão sendo implementadas em diálogo com a Presidência da República.

Rede privada

Entre as exigências para as vencedoras do leilão 5G está a implementação de uma rede privativa de comunicação da administração pública federal. A ideia é impor regras mais rígidas para preservar as informações estratégicas do governo.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.