Deputado Fausto Pinato (PP-SP), presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, atua nos bastidores para garantir que a chinesa Huawei participe do fornecimento da tecnologia 5G em iguais condições com as demais concorrentes
O debate sobre o 5G está em ebulição. O governo mantém diálogo com atores políticos e empresariais de todos os lados envolvidos na tecnologia, mas, nos bastidores, sinaliza a intenção de excluir a empresa chinesa Huawei da participação na cadeia de suprimentos para a rede 5G brasileira, a exemplo do que fez o Reino Unido.
Mas o deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, quer um debate sem ideologias. O parlamentar sabe que, pelo alinhamento entre Brasil e Estados Unidos, a ideia é excluir a chinesa Huawei do processo. Contudo, ele iniciou uma articulação junto ao Executivo para rediscutir o tema.
O parlamentar cita em conversas com o governo que, na América Latina, apenas o Brasil fala em bloquear a Huawei em redes 5G. A informação foi dita nesta semana pelo executivo Daniel Hajj, presidente da América Móvil, controladora da Claro, em teleconferência. A guerra, entretanto, está só no começo.
Debate
A Telefônica Brasil, dona da Vivo, aguarda uma posição sobre possíveis restrições à atuação da empresa chinesa. “Isso [possível veto à Huawei] é uma variável que não controlamos”, disse ao Estadão Conteúdo o vice-presidente de B2C do grupo, Marcio Fabbris.
Já a Telecom Itália, a Tim, excluiu a Huawei de licitação de equipamentos de redes 5G no Brasil, segundo a Reuters. a Vivo aguarda. Não se trata, portanto, apenas de uma resistência única e exclusiva do governo federal. Mas Pinato não desistiu do debate. Na quinta-feira, 16, ele se reuniu com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.
Expertise
Junto de Pinato, compareceu uma comitiva de diretores da Huawei, entre eles, o vice-presidente da empresa no Brasil. A pessoas próximas, o deputado fala que outras empresas não têm a mesma expertise que os chineses na tecnologia 5G. Foi um pouco disso que ele defendeu a Ramos.
Pelo Twitter, Pinato expressou o que dizem interlocutores do parlamentar a Oeste. O deputado sustentou a importância da Huawei participar do fornecimento da tecnologia 5G em igualdade de condições com as demais concorrentes. “Sempre priorizando o interesse do Brasil, jamais usando ideologia totalmente divorciada com a realidade atual de mundo”, disse.
O deputado federal, Fausto Pinato, presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, agendou e acompanhou diretores da Huawei para iniciar tratativas com o governo Bolsonaro, pic.twitter.com/9yJ32RkWVK
— DepFaustoPinato (@DepFaustoPinato) July 17, 2020
nao quero essa tecnologia chinesa no meu celular vou optar por uma operadora que nao use o 5G chines e esperos que todos os brasileiros de uma boa resposta a operadora que usar
#CalabocaFaustoPinato FDP pau mandado da chinesada , tá levando quanto vagaba?
Fora Huawei!
Se concordamos em ser vigiados pelo PCC tem que ser uma decisão da sociedade brasileira e não do Pinato.
#ForaHuawei #CalaBocaFaustoPinato
O objetivo principal do governo chinês é a dominação econômica para impor a sua ideologia comunista de forma subliminar. Os políticos brasileiros que não enxergam essa estratégia, não estão preocupados com o povo brasileiro. A intenção de submeter o Brasil a uma tecnologia 5G chinesa é uma temeridade, que merece ser veementemente rechaçada pela sociedade democrática brasileira.
A China não é confiável. E tem demonstrado isso. Ditadura fala por si mesma. O vírus fala por si mesmo. Falta de transparência.
Não existe possibilidade de debate com a China sem ideologia. Ideologia esta no cerne do regime chinês.
Pinato pau mandado do regime comunista ” sem ideologia” ?? Robozão do PCC.
Espero que excluam. Se a Vivo adquirir essa tecnologia, farei a portabilidade para a TIM ou outra que não tenha.
Exato é o que vou fazer também
Eu não quero ser CONTROLADA PELA CHINA!! O Covid é suficiente pra experimentar a CANALHICE DA CHINA e como setores da imprensa, políticos estão de joelhos pra esta ditadura. FOOOOOOOOOOOOOOOOORA!!
#ForaHUAWEI
Desse jeito o Doria vai perder sua comissão……
Muito suspeito esse lobby pró-China dele. Se investigar deve ter algo esquisitos.
E no mundo todo estão banindo pelo simples fato de que deixar uma empresa ligada umbilicalmente ao exército do Partido Comunista Chinês controla sua infraestrutura de informação é burrice.