Em processo movido na esteira dos atos de 8 de janeiro, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) obrigou que o Governo Federal organize, em até 60 dias, uma cerimônia pública de “pedido de desculpas”. Ainda cabe recurso à decisão desta sexta-feira, 10.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A sentença se dá por ocasião da nota publicada pelas Forças Armadas em novembro de 2022, quando os comandantes militares criticaram “eventuais restrições a direitos, por parte de agentes públicos” e, segundo o Ministério Público Federal (MPF), “normalizaram os acampamentos e as manifestações antidemocráticas”.
O comunicado foi assinado pelo almirante Almir Garnier Santos (Marinha), pelo general Marco Antônio Freire Gomes (Exército) e pelo tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior (Aeronáutica), chefes de cada ramo das Forças Armadas à época. A decisão do TJRN obriga que eles estejam presentes na cerimônia de “pedido de desculpas”.
Leia mais:
A sentença argumenta que “agentes públicos militares em posição de alto comando adotaram procedimento que não se harmoniza com a legalidade nem com a neutralidade política das Forças Armadas”.
A União também foi obrigada a promover um curso de formação aos militares de todo o país, “com o objetivo de revisitar os atos antidemocráticos de 2022” e enfatizar o necessário respeito dos integrantes das Forças Armadas aos princípios inerentes ao Estado Democrático de Direito, segundo o MPF.
Justiça também condena deputado potiguar pelo 8 de janeiro
No mesmo processo, o deputado federal General Girão (PL-RN) foi condenado pela acusação de ter incentivado os atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, além de supostamente ter estimulado pessoas a acamparem em frente a quartéis.
A denúncia do MPF também obteve a condenação da União, do Estado do Rio Grande do Norte e do município de Natal por “omissão na proteção à democracia”. A sentença determina o pagamento de indenizações e a exclusão de publicações em redes sociais do deputado.
Girão foi condenado a pagar R$ 2 milhões em danos morais coletivos por, de acordo com o MPF, ter estimulado os atos. Ele ainda deve apagar as postagens sinalizadas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN). Segundo a sentença, a atitude do parlamentar “afronta o Estado de Direito, a ordem jurídica e o regime democrático”.

Segundo o MPF, General Girão usou ativamente suas redes sociais, “em claro abuso da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar”, para encorajar condutas que, na visão do órgão, atentavam contra a ordem democrática.
“Em postagem feita um mês antes da invasão dos prédios do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, o réu já instigava a violência contra as instituições, especialmente o Congresso”, ressalta o MPF, ao defender que Girão articulou e motivou os atos de 8 de janeiro.
Leia também: “O clima esquentou em Brasília”, reportagem de Carlo Cauti publicado na Edição 221 da Revista Oeste
Justiça ??? Qual justiça ? Sera que é a mesma que soltou um individuo condenado por ladrao e corrupto, desprezou a tal FICHA SUJA e permitiu concorrer ao pleito eleitoral ? Nesses tempos sombrios esta complicado saber o que é Justiça ou militantes comunistas infiltrados na Justiça Brasileira.
CARA OU COROA, ESCOLHA QUAL É O TEU LADO.
Carta de um Brigadeiro
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
Justiça? Ou quadrilha?
Cade os militares de verdade?
Tomo conhecimento agora da proclamação.
REPÚBLICA INDEPENDENTE DO RIO GRANDE DO NORTE
Em contrapartida o estado limítrofe ao sul -a Paraiba- emprestará a bandeira e seu significado bastante definidor: NEGO (do verbo negar este desatino comuno sindicalista que se espraia pela nação como um todo).
Está aí o resultado das FA ficarem em silêncio e dizerem amém às perseguições que ainda vemos nos dias de hoje. Pensaram que não iriam ficar aptos a serem também perseguidos? Já começou lá atrás e estão avançando pois a cúpula está dando continência a cambada toda, pois fazem parte também. Mas a merda toda que perseguem os militares que fizeram parte do governo Bolsonaro, aliás como tem acontecido em tudo, só de um lado.
Vai humilhar ainda mais os melancias se ainda restar um pouco caráter nesses melancias , simplesmente não irão pedir nenhuma desculpa e espere o juíz decretar a prisão de todos eles. Aí então determinem a prisão de todo supremo que vai resolver e deixa o gatuno concluir o mandato
O vídeo imoral, indigno e criminoso onde o tal generaU G.DIAS um canalha fardado ridículo puxa saco abre as portas do gabinete presidencial a vândalos indo ao rerquinte de lhes oiferecer suqiuinho é vergonhoso indigno de qualquer cidadão imaginem de um oficial superior das forças armadas que de forma contundente e vergonhosa faz a facilitação claramente planejada e ordenada para imputar o crime a outros mas a marmota é tão estúpida e óbvia que a cordialidade do pilantra aos crimiosos invasores não deixa a menor dúvida do que eram … mas infelizmente esta é a Janjolândia dos Manés ex-Brasil a nadar em merda e lixo … e o pior ainda está por vir !!!
Domingo, com a cara cheia de whisky johnnie walker, e depois passar o resto da manha delirando sobre o tal GOPI GOPI………. . Sr aproveite o lindo dia para caminhar, brincar com os netos, fazer um pouco de atividade fisica ou mental e caso a idade e o viagra entrem em acordo UMA BOA TREPADA.
ZURRA, JUMENTO PTISTA !!
Do Rio Grande do Norte para o mundo – o rato que ruge! Faltou mandarem que os militares também abaixassem as calças e mostrassem a bunda, como no filme “Meus Caros Amigos”.
Ué o G.DIAS o melancia babão não arriou o rabo fétido e infecto aos tais “terroristas” que nunca foram identificados? na verdade que terroristas fuleiros são estes que adentrando ao maior símbolo do poder do país só PEIDAram? aí tem merda e bem fedorenta.
As “forças” armadas estão sendo humilhadas de todas as formas. Com o tempo vão aprender que quanto mais se dobra a espinha, mais se expõe o traseiro. As três instituições vão ter que “pedir desculpas” em uma cerimônia pública. Será que vão ser obrigadas a servir cachorro quente?
Nada como experiencia de vida, essa de dobrar a espinha KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Forças armadas irá se ajoelhar pro insignificante estado do Rio grande do Norte ?
Estado miserável,pobre ,pessimamente administrado .
Exército ,Marinha e Aeronáutica se os comandantes fizeram isso , estarão ridicularizando as forças armadas.
Ridículo.
E todos os qiebra quebra pridizidos pelo PT inclusive na esplanada? Ja oediram desculpas? E a roubalheira toda comprovada? E a incompetência comstante q gera fome, desgraça prejuizo.
Lixo
Nos mostra como que a Máquina Pública está tomada por Petralhas nomeados para agir em favor de uma Agenda Golpista e CorruPTa para dominar o Estado, todos com salários de Marajá e seguindo as ordens de um descondenado. Culpa dos Isentões, Voto Nulo, Ele Não, Artistas, Mega Empresários, Jornalistas… que ajudaram o Sistema para que isso acontecesse.
Exato. Enfatizaria a falta de empatia do cidadão Omisso Pacheco, inimigo público número um do Povo Brasileiro, que está tentando sair da cena do crime à francesa, aguardando a promessa de um ministério, um salvo conduto. Ledo engano, será traído pelos seus patrocinadores.
O outro concorrente, o Justo Veríssimo, cangaceiro da Câmara, nem procura disfarçar as barganhas bilionárias no pântano de Brasília.
E assim, por conta da traição de alguns das próprias FA, os limitados medíocres complexados, vão ganhando terreno e força contra o Brasil.
Pobre brasileiro de bem, e não doente, que bancou e continua bancando FA para baterem palmas para maluco dançar, ou pintar meio-fio, ou plantar árvores, ou apagar incêndios florestais, ou …
Para ser sentença do TJRN é porque já houve sentença de primeira instância. Cadê os nomes dos juízes? Revista Oeste, permita-nos saber quem são os Roland Freisler tupiniquins.
perderam completamente a honra… cambada de covardes, sem brio.
Uma bosta de um Estado como o RGN quer ditar regras à União e às Forças Armadas?
Pago pra ver!
A nossa Constituição Federal continua sendo rasgada diariamente por aqueles que juraram defendê-la.
Duvido que isto irá acontecer.
Fdps MPF E TJ/RN.
O site da Oeste esta muito dificil de ler.
Aumente a letra , leia devagar e tenha um dicionario como apoio.
A sintese da liberdade de expressao da Revista Oeste:
Ser claro, para nós, significa o seguinte: só escrever de maneira a permitir a compreensão imediata do que está escrito.
Ser conservador, em nosso entendimento, é defender claramente que as coisas boas sejam conservadas.
Achamos que os problemas do capitalismo devem ser corrigidos com mais capitalismo, e não menos.
Estamos convencidos de que o Estado deve interferir o mínimo possível nas atividades lícitas do cidadão.
Somos contra a propensão dos governos de atribuir a si próprios poderes que nunca demos a eles pelo voto democrático.
O fato fundamental sobre as ideias de esquerda, para nós, é bem claro: elas não funcionam.