O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, defendeu, nesta segunda-feira, 10, no Roda Viva, a individualização de condutas dos manifestantes do 8 de janeiro de 2023, penas proporcionais, liberdade para os inocentes e enfatizou que a discussão sobre anistia cabe ao Congresso Nacional. Para o ministro do governo Lula, soltar inocentes ou aqueles com menor envolvimento ajudaria a pacificar o país.
“Tem gente que quebrou uma cadeira, tem gente que armou esse movimento, ou golpe, como você diz. Se for se for tudo comprovado que este pague. Se foi um golpe, quem organizou que pague. Agora, e aqueles que tomaram seus ônibus e estavam lá tirando foto de celular? Tem os que entraram quebrando, tem os que ficaram do lado de fora, tem todo tipo. Você não pode condenar uma pessoa da mesma pena quem armou, quem financiou, a uma pessoa que foi lá encher o movimento. Foi isso que eu defendi. Isso é uma decisão que pertence ao Congresso Nacional”, declarou Múcio.
Ele também disse que soltar os inocentes pode pacificar o país. “Eu acho que na hora que você solta um inocente ou uma pessoa que não teve um envolvimento muito grande [no 8 de janeiro], é uma forma de você pacificar [o país]“, disse o ministro da Defesa. “Este país precisa ser pacificado. Ninguém aguenta mais esse radicalismo. A gente vive atrás de culpados.”
O ministro também deixou claro que o suposto golpe ainda não foi comprovado e enfatizou que não viu armas na suposta tentativa de golpe — item considerado indispensável para caracterizar uma verdadeira ameaça à democracia, segundo entendimento de juristas — e garantiu que as três Forças não participaram do ato. Segundo ele, apenas civis estiveram presentes.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Sou capaz de dizer que quem organizou aquilo [invasão às sedes dos Três Poderes] não foi”, declarou o ministro. “Quem desejava aquilo desistiu, desapareceu. Ficou só aquele enchimento que fez aquele quebra-quebra todo.”
Múcio defende individualização de condutas
José Múcio reforçou a necessidade de equilíbrio nas punições, com penas que efetivamente se restrinjam às condutas individuais praticadas por cada manifestante. Segundo ele, algumas pessoas “quebraram uma cadeira”, enquanto outras realmente planejaram o suposto “golpe”.
“Se foi um ‘golpe’, quem organizou que pague”, enfatizou Múcio. “E aqueles que tomaram seus ônibus, estavam lá tirando foto do celular? Tinham os que entraram quebrando, os que ficaram do lado de fora. Tem de todo tipo. Você não pode dar a mesma pena a quem armou, quem financiou, a uma pessoa que foi lá encher o movimento.”
Durante a entrevista, Múcio destacou a importância de identificar os verdadeiros culpados e dissipar a suspeição sobre as Forças Armadas.
José Múcio afirmou que cogitou sair do governo, mas permaneceu depois de apelos de Lula. O presidente argumentou que sua saída criaria um novo problema para o governo e não era desejada pelos comandantes militares.
Múcio acrescentou que o governo enfrenta desafios na economia e na política. Há uma reforma ministerial em andamento.
Penso que diante dessa declaração de importante autoridade do Ministro da Defesa, o CONGRESSO deveria desenvolver com a máxima urgência urgentíssima um DECRETO LEGISLATIVO que anule essas decisões inconstitucionais do STF e que puna seus funcionários com as devidas penas por crime de abuso de autoridade, e paguem as devidas indenizações às vitimas. Com tanta autoridade falando que não houve golpe, o crime de abuso de poder esta caracterizado. Portanto melhor que ANISTIA seria a ANULAÇÃO dessa farsa judicial de alguns servidores da SUPREMA CORTE.
A que ponto nós chegamos.
Temos que lutar por anistia, de crimes não praticados.
Será que a história vai anistiar estes picaretas, do poder judiciário, pelos “crimes” praticados por eles!?….
Que o valor da Corina Machado que luta pela Venezuela seja transmitido para o Jair Bolsonaro que esta acovardado e fazendo a politica do sistema comunista globalista.
A CULPA TEM O POVO COVARDE, QUE O MAXIMO QUE FAZEM SAO AS PASSEATAS VESTIDOS DE VERDE AMARELO.
TERMINOU O DIALOGO, OU LUTAMOS PARA LIBERTAR O BRASIL DAS MAOS DOS COMUNISTAS OU IREMOS PERDER PARA SEMPRE A NOSSA PATRIA.
O TAL BOLSONARO CONTINUA FAZENDO A POLITICA DO SISTEMA, E NAO TEM A CORAGEM DE ASSUMIR A LIDERANÇA E IR PARA O TUDO OU NADA.
TEMOS UM STF COMPROMETIDO COM PAUTAS COMUNISTAS E MESMO ASSIM SEGUIMOS ACEITANDO CALADOS E INERTES.
Os herois estao presos nas penitenciarias, e o povo implorando por justiça….. QUAL JUSTIÇA……. A MESMA QUE COLOCOU UM CORRUPTO E LADRAO NO PODER, PELO SISTEMA DAS URNAS DA FRAUDE SEM VOTO IMPRESSO E AUDITAVEL PUBLICAMENTE. SOMOS COVARDES.
Carta de um Brigadeiro
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
Tergiversou no estilo melancia. Mas já está caindo na real!
Quais provas mais será preciso para provar que houve infiltrados esquerdistas? Embora apagadas pelo Dino, rodam na Internet toda a trama da armadilha montada pela esquerda suja. Cadê o G. Dias cicerone dos vândalos travestidos de patriotas?
Veste as calças seu canalha. Inocentes presos e um bando de porcos com bravatas. Todos os porcos do stf devem ser abatidos.
A direita sendo tola como sempre e caindo por inocência, repararam quantos nos últimos dias vêm se posicionando mais ou menos dessa forma? falando em culpar os “organizadores” e etc etc … o “sistema” está acomodando no povo a sensação que precisa para acelerar o verdadeiro golpe dentro deste 2025 …
UMA VOZ SOLITÁRIA NO MEIO DO PÂNTANO DE TREVAS