O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator dos processos do 8 de janeiro, votou para condenar mais 12 réus. Os votos no plenário virtual da Corte são desta sexta-feira, 2. As penas sugeridas pelo ministro vão de 12 a 17 anos de prisão.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste.
Os demais ministros do STF têm até 9 de fevereiro para votar. Até agora, a Corte já condenou 30 pessoas pelos atos de 8 de janeiro. Na maioria dos casos, as penas ficaram entre 14 e 17 anos.
+ 8 de janeiro: relembre capas de ‘Oeste’ sobre o tema
Os 12 réus em julgamento são:
- Gabriel Lucas Lott Pereira
- Jorge Luiz dos Santos
- Juvenal Alves Albuquerque
- Layton Costa Cândido Nunes
- Leonardo Silva Alves Grangeiro
- Lucivaldo Pereira de Castro
- Manoel Messias Pereira Machado
- Marcelo Cano
- Marcos dos Santos Rabelo
- Robinson Luiz Filemon Pinto Junior
- Tiago Mendes Romualdo
- Watlila Sócrates Soares do Nascimento
Eles são acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de cinco crimes: associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano e deterioração do patrimônio tombado.
STF já condenou 30 pessoas por participação nos atos de 8 de janeiro
Até agora, prevaleceu, por maioria entre os ministros, a tese de que os réus se organizaram para um golpe de Estado com o objetivo de impedir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de governar. Ao todo, 30 pessoas foram condenadas e nenhum absolvida.
+ Preso no 8 de janeiro foi condenado a mais tempo que Elize Matsunaga
Os ministros Nunes Marques e André Mendonça ficaram vencidos. Para eles, o STF não tem competência para julgar os réus do 8 de janeiro, já que nenhum tem foro privilegiado por prerrogativa de função e também não foi comprovado até agora o envolvimento de algum político com foro privilegiado para que o caso tramitasse no Supremo. No mérito, sustentam que não há provas de tentativa de golpe nem de abolição do Estado Democrático de Direito.
Os advogados dos réus afirmam que não há provas contra seus clientes, além do fato de terem sido presos em 8 de janeiro. Não há um vídeo que demonstre essas pessoas em ato de violência ou depredação, por exemplo.
+ Defensor público afirma que presos do 8 de janeiro estão no ‘limbo jurídico total’
Porém, para o STF, o fato de se tratar de um crime de multidão — cometido por várias pessoas — comprovaria a atuação das pessoas e daria legalidade à condenação. A advogada Érica Gorga, por exemplo, discorda. Ela explicou que, de acordo com o Código Penal, a circunstância de crime multitudinário pode apenas atenuar a situação do réu, e nunca agravar. Porém, o STF vai no sentido contrário.
Leia também: Érica Gorga, advogada: ‘Não há provas de tentativa de golpe’, entrevista publicada na Edição 199 da Revista Oeste.
O ódio desse ministro não tem limites. Ele fez um receituário de crimes e o aplica a todos indistintamente, sem individualizar e provar as acusações. Quem irá parar esse ministro em suas ações fora da Constituição e fora das Leis? Cadê as imagens do Dino?
Tudo em vão, ainda que esteja causando sofrimento descomunal aos patriotas, muito breve toda essa trama insana será desmascarado e verdadeiros culpados condenados.
Com o consórcio Luladrão – STF no poder, o Brasil está três círculos à frente do Inferno de Dante.
Os ladrões para manter as aparências e status de um país democrata, insistem em repetir o slogan: “País Democrata de Direitos” ao mesmo tempo que violam à Jurisprudência, a Constituição e os nossos direitos mais básicos. Com muita desfaçatez o elitista Moraes continua condenando aqueles que ousaram protestar contra o roubo das eleições à 17 anos de prisão, sem um julgamento justo conduzido por seus pares em um juri popular. A liberdade de diferir de não aceitar o staus quo, não se limita a coisas que não importam muito. Isso seria uma mera sombra de liberdade. O teste de substância é o direito de divergir quanto às coisas que tocam o cerne da ordem existente e impugnam seus atos inescrupulosos de domínio sobre nossas vidas, esses fatos devem ser abertamente e livremente discutidos em público.
O prazer de fazer pessoas normais sofrerem por serem normais, necessidade pura de vingança, o que deve lhe agradar sua alma carregada de psicopatia, além de ser um dos métodos mais eficazes de promover terror psicológico nas demais pessoas normais!
Perfeito, Marco. Psicopatia, mesmo!
E assim Alexandre de M. segue comandando o Brasil e fazendo o que bem entende a favor da Esq….e ninguém consegue parar o TODO PODEROSO!
Infelizmente no Brasil não adiantou nada andar dentro das 4 linhas da Constituição.
Segue a pergunta sem resposta: ATÉ QUANDO?
A Direita tem muito ainda a aprender. Só sabem reclamar nas redes sociais fazendo lives enquanto a esq segue destruindo o Brasil e destruindo vidas. .
Vão esperar o povo ir p ruas? A bucha vai ficar para o povo resolver?
O golpe foi dado qdo esse corruptos tramaram a soltura do bandido Lula da cadeia. Isto sim, foi um golpe. Certamente, mais dia menos dia, esses irresponsáveis terão que pagar por esse crime. Não vamos desistir, a verdade sempre vem à tona.
Tudo isso tem como responsavel ……………………………….
Basta ler e ver que nao tem como negar ou fingir que as …………… pragadas de melancias e oportunistas sao as responsaveis por tudo isso que esta acontecendo no Brasil.
Carta de um Brigadeiro.
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
Toda crueldade sempre vem acompanhada de covardia. Estes togados que praticam já algum tempo estes atos jamais terão paz de espírito . Nós brasileiros de bem , saberemos como e quando anular todas estas sentenças sem qualquer amparo legal .
Deus, pesa Tua mão sobre tantas injustiças e socorre os inocentes! É muito triste!
Quais mais ele avança, maior será a queda.
Não esqueceremos estes nomes!!
Esse monstro continua a praticar seus delitos, porque o povo deixa. Não há nenhuma legalidade nesses “julgamentos” executados por um tribunal de exceção, onde foram abolidos todos os direitos constitucionais garantidos pela Constituição Federal. Portanto é um ato nulo e criminoso, praticado por usurpadores das funções as quais exercem. Estão aí pela conivência entre autoridades que poderiam acabar com esse crime continuado, em especial o Senado Federal e outras autoridades. A imprensa exerce o papel criminoso de cúmplice nesse sim, que foi o verdadeiro golpe de Estado a “eleição” e posse de um egresso da prisão.
Como consegue dormir e viver em paz um sujeito desses? Pior ainda é Alckimin assistir a tudo isso pacificamente e sem qualquer pronunciamento, esses atos psicóticos de Alexandre de Moraes. Basta ver na internet o bate boca desse sujeito com o ministro Andre Mendonça no julgamento do primeiro réu dessa farsa do golpe. Quando Andre Mendonça fala que foi ministro da Justiça e teria condições de proteger os prédios, Alexandre enlouquecido sai na defesa de Flavio Dino, aquele que sumiu com as gravações das câmeras do Palacio da Justiça.
Aos 78 anos, não entendo como fui TUCANO por tanto tempo (fundação do partido até 2019), e admirando esses maus caráter FHC, DÓRIA, SERRA, JEREISSATI, ALCKIMIN que tudo fizeram inclusive o ‘L’ para derrubar um governo honesto e recuperar Lula para “voltar a cena do crime”.
Parabéns Antonio, é prova de bom caráter reconhecer um equívoco. Se todos agissem assim, o Brasil seria um lugar muito melhor para se viver.