O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria pela prisão de Fátima Mendonça Jacinto, conhecida como “Fátima de Tubarão”, e a idosa pode pegar de 15 a 17 anos de cadeia. A ré foi julgada em plenário virtual da Corte por participar dos atos de vandalismo de 8 de janeiro de 2023, nas sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O relator do processo, Alexandre de Moraes, sugeriu uma pena de 17 anos. Os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Dias Toffoli seguiram a decisão. Já os ministros Edson Fachin e Cristiano Zanin votaram pela condenação, no entanto, com pena de 15 anos.
Controvérsia do STF sobre a tempo de prisão de ‘Fátima Tubarão’
Ainda não há consenso sobre a duração da pena. Durante os ataques, imagens mostram Fátima no interior do Supremo Tribunal. Ela vestia roupas verde-amarelas. Em uma das gravações, ela afirmou ter defecado em uma das salas da Corte.
Confira: “Moraes nega pedido para remover tornozeleira de presa do 8 de janeiro que tem câncer“
Em outra gravação, Fátima menciona o nome do ministro Alexandre de Moraes. “Vamos para a guerra, vou pegar o Xandão agora!”, disse. Logo depois, ela acrescenta: “Quebrando tudo e cag*ndo nessa bost* aqui. Só o que fiz foi cag* [sic] no vaso do Xandão, não nego”, completou ela.
As condenações do Supremo contra Fátima foram:
- golpe de Estado;
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- associação criminosa armada;
- deterioração de patrimônio tombado; e
- dano qualificado.
Defesa alega que idosa sofre de uma doença grave e pretende recorrer da decisão.
Leia também: “Os exilados políticos do 8 de janeiro“
O cancerígeno do mal servo do inferno vai pagar aqui
Os absurdos do país onde não há lei, não há processo legal, não há razoabilidade, só há a vontade e o desejo de gente que raciocina com as tripas. Lamentável.
Eis a democracia relativa… Onde estão os princípios constitucionais do processo? Por que ela não foi julgada pelo foro de primeira instância? Aberração jurídica… só pode
Esses membros do fédido stf que deveriam e devem receber a pena máxima A MORTE.
Se o que dizem que ela fez for verdade ela deveria ser responsabilizada sim, mas nunca com 17 anos de cadeia. Aqui nem os ladrões e traficantes são condenados a prisão, e quando são, saem rapidinho. Mais ódio do que justiça. Isso tem nome.