Ex-juiz da Operação Lava Jato, o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) comentou, nesta quarta-feira, 6, a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou provas da Odebrecht.
“A corrupção nos governos do PT foi real, criminosos confessaram e mais de seis bilhões de reais foram recuperados para a Petrobras”, escreveu o senador em seu perfil na rede social X, antigo Twitter. “Esse foi o trabalho da Lava Jato, dentro da lei, com as decisões confirmadas durante anos pelos Tribunais Superiores. Os brasileiros viram, apoiaram e conhecem a verdade. Respeitamos as instituições e toda a nossa ação foi legal. Lutaremos, no Senado, pelo direito à verdade, pela integridade e pela democracia. Sempre.”
Mais cedo, o ministro declarou que os agentes da Lava Jato “desrespeitaram” o devido processo legal, “descumpriram decisões judiciais superiores, “subverteram provas” e agiram com “parcialidade”.
Além disso, que eles se valeram de uma “verdadeira tortura psicológica e de um pau de arara do século 21” para obter provas contra “inocentes”. Moro é um dos principais nomes da operação, sendo o responsável por condenar o presidente Lula.
Em linhas gerais, a decisão de Toffoli anulou provas obtidas por meio de um acordo de delação premiada com ex-funcionários da Odebrecht.
O magistrado se pronunciou no âmbito de uma ação movida pela defesa de Lula, atualmente representado por Valeska Zanin, mulher do ministro Cristiano Zanin. Conforme o juiz, a prisão do petista foi um “erro histórico” e uma “armação fruto de um projeto de poder político”.
Toffoli ainda determinou à Procuradoria-Geral da República e a outros órgãos, incluindo a Advocacia-Geral da União (AGU), a identificação dos “eventuais agentes públicos que atuaram e praticaram os atos relacionados” ao acordo de leniência.
Em nota, AGU informou que vai criar uma força-tarefa para investigar supostos desvios de agentes públicos na operação Lava Jato, portanto, o ex-juiz será investigado.
Lula preso e condenado por Sergio Moro
Lula ficou preso por quase dois anos, na sede da Polícia Federal, em Curitiba, por ações envolvendo a Operação Lava Jato. Entre 2017 e 2019, o ex-presidente Lula foi condenado, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva em três instâncias.
O atual presidente julgado por nove juízes — incluindo Moro –, mas, em 2021, teve as sentenças anuladas por Edson Fachin, ministro do STF, em razão de entendimento de erro processual por incompetência de foro.
Em janeiro deste ano, a 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal arquivou ação contra Lula, em razão da extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva estatal.
Em junho de 2021, o STF considerou Sergio Moro parcial no caso do triplex e anulou também aquela condenação. O entendimento sobre a parcialidade se estendeu a outros processos e todas as ações voltaram à estaca zero.
Os procedimentos não significam que o petista tenha sido absolvido, visto que as decisões foram por anulação e arquivamento das sentenças.
Das 11 acusações mais conhecidas que Lula foi alvo da Justiça durante o período em que foi presidente da República, o petista só conseguiu ser absolvido em três, isso porque faltaram provas. As demais todas se incluem nos casos de arquivamentos, erros processuais ou foram suspensas.
Temos um senado, ou um monte de batatas???
Entendem pq o stf recentemente autorizou juízes a julgarem processos conduzidos por cônjuges e parentes? Coincidência, não é?
Do jeito que o poder das togas anda, não se duvida que Fernandinho Beira Mar terá um auto de inocência e direito a processar os que o prenderam.
O Amigo do Amigo do Meu Pai. mostrando a que veio…
Terceira viers que torcem contra a direita e reclamam do Bolsonaro, chegou a vez de vcs.
Esse juizinho quer reescrever a história
Maior erro do judiciário?
Então STF está envolvido
Onde vamos parar? um analfabeto na presidência, que simplesmente foi descondenado,,,,,,
Não devemos esquecer nunca das palavras do comunista PTralha José Dirceu em 06/2018 : …”é uma questão de tempo pra gente tomar o poder. Aí nós vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar uma eleição.” O trabalho dos agentes da Lava Jato foi e é digna de prêmio. O que está acontecendo agora é consequência das palavras de José Dirceu, copiada e repetida por Luís Roberto Barroso. Se não houver uma reação através da Câmara e Senado Federal…
Estamos vendo uma inversão de valores! Quer outro exemplo?
➡️Dilma
O mal nunca progrediu. É só uma questão de tempo. A esquerda não construiu o Brasil atual por muitos anos ? A eleição tinha que ser tomada . A violência jurídica ajudou. O Senado falhou.
O juiz elitista Dias Tofoli foi comprado, ele é um conhecido vendedor de influências. O problema maior é o exemplo dado aos demais juizes de pequenas cortes em todo o país. Eles pensam que se um juiz do STF pode vender influência, eles tbem podem e o Brasil já virou uma anarquia.