publicidade
Política

A Noite dos Cristais Acadêmica

A USP adiou uma palestra do cientista político Andre Lajst em razão do risco de agressão por alunos anti-Israel

Manifestação na USP contra Israel - 8/5/2024 | Foto: Divulgação/Rawa Alsagheer
Manifestação na USP contra Israel - 8/5/2024 | Foto: Divulgação/Rawa Alsagheer

As universidades brasileiras — tão caras ao bolso do contribuinte quanto baratas ao espírito — seguem firmes em seu trajeto rumo ao abismo: tornarem-se depósitos de tralha ideológica, preservada por covardes intelectuais com PhD. O episódio recente na USP, o adiamento da palestra do cientista político André Lajst por “risco de agressão”, não é um caso isolado. É resultado de décadas daquilo que, nos anos 1960, Nelson Rodrigues já diagnosticara com precisão: a rendição covarde dos adultos diante da tirania juvenil.

O mecanismo é sempre o mesmo. Quando a patuleia militante resolve uivar, os gestores acadêmicos se apressam em recolher os móveis, fechar as janelas e apagar as luzes. São como pais apavorados que obedecem ao fedelho histérico para evitar escândalo. Jamais se pergunta por que a administração continua curvada diante desse pessoal, como se prostrada diante de uma autoridade moral transcendente. E não se pergunta porque a resposta é simples e vergonhosa: reitores, diretores e professores perderam toda autoridade intelectual e institucional. E, quando isso acontece, resta-lhes apenas a submissão aos que gritam mais alto.

Receba nossas atualizações

Postagem do Centro Acadêmico dos alunos de Direito da USP | Foto: Reprodução/Instagram
Postagem do Centro Acadêmico dos alunos de Direito da USP | Foto: Reprodução/Instagram

Foi essa submissão que permitiu o avanço alarmante do antissemitismo dentro dos campi universitários contemporâneos. A turba autoproclamada “antifascista”, que se sente no direito de impedir com ameaças a presença de um palestrante judeu é a reedição universitária do que o mundo testemunhou na Alemanha em 1938. A Kristallnacht começou assim: agitadores encorajados pelo partido, fingindo representar o povo enquanto quebravam o que não lhes pertencia. Aqui, a lógica é idêntica: militantes que se proclamam guardiões da humanidade (contra o “genocídio palestino”) atuam com o beneplácito tácito das autoridades, confiantes de que sua violência — simbólica ou literal — será tratada como “resistência”.

Leia também: O antissemitismo que pode

Foi isso o que eu já denunciara em coluna de maio de 2024: o antissemitismo universitário não é um acidente, mas uma consequência de uma cultura intelectual corrompida. Décadas de doutrinação marxista transformaram o judeu em inimigo estrutural — ora avatar do capitalismo, ora espectro do imperialismo. O resultado, previsível, é este: a universidade convertida em gueto ideológico onde o judeu volta a ser persona non grata.

Os gestores acadêmicos, adultos vencidos de antemão pela turba por eles bajulada, não percebem que, ao ceder, legitimam o agressor. E quando a covardia vira regra, a violência antissemita institucionaliza-se. Se a Kristallnacht foi a noite em que as vitrines estilhaçaram, a USP agora vive o dia em que a própria ideia de universidade se esfarela.

Leia também: A hora e a vez dos moderados, artigo de Miriam Sanger publicado na Edição 296 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Plínio de Assis Tavares Junior
    Plínio de Assis Tavares Junior

    O Brasil dos da Silva estão promovendo o maior desmonte da intelectualidade, economia, direitos fundamentais , justiça, saúde, segurança e de infraestrutura. Mas isto tem nome , grito ideológico e se repete de tempos em tempos.So que ,agora, a multidão de asnos é mais potente, não tem limites: educação Freire com materialismo operante de Skinner.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade