De acordo com informações publicadas no portal Metrópoles nesta terça-feira, 19, a Polícia Federal (PF) abriu uma investigação para apurar se o deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES) cometeu crime ao chamar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “ladrão” e “corrupto”. A solicitação foi feita por Flávio Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), quando ainda comandava a pasta da Justiça.
As declarações de Gilvan ocorreram em julho de 2023, quando o deputado participou de um evento do Movimento Pró-Armas em Brasília. No STF, o inquérito é relatado pelo ministro Luiz Fux.
Leia também: “Depois de cobrança de Lula, Nísia faz primeira demissão”
Ao justificar a abertura de inquérito, o delegado responsável pelo caso argumentou, no despacho, que o parlamentar teve a intenção de “ofender a honra” de Lula ao chamá-lo de “ex-presidiário”, “ladrão” e “corrupto”.
Além disso, o delegado alegou que, no mesmo discurso, Gilvan da Federal também citou as condenações do petista pelo crime de lavagem de dinheiro e supostamente “mandou recado” ao então ministro da Justiça, ao falar para Dino tomar sua arma caso ele “fosse homem”.
O deputado deve prestar depoimento à PF nesta quarta-feira, 20.
Lula enfrenta queda na popularidade
A abertura da investigação contra Gilvan da Federal ocorre em meio à queda de popularidade de Lula. Conforme noticiou Oeste, nos últimos 30 dias, o número de seguidores do presidente caiu 0,18%.
Já os seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro somaram 0,5%, no mesmo período de tempo. Os dados foram divulgados pelo Instrack, um aplicativo para o controle de informações, dados e estatísticas no Instagram.
De acordo com a plataforma, de 18 de fevereiro até esta segunda-feira, 18, Lula perdeu 22.985 seguidores no seu perfil oficial na rede social. O petista tem 13,1 milhões de usuários do Instagram que o seguem na internet. Já o perfil de Bolsonaro registrou um aumento de 135.295 perfis no mesmo período de tempo.
Leia mais em: “Lula perde seguidores no Instagram; Bolsonaro vê número crescer”
Jair Bolsonaro tem, no total, 25,6 milhões de seguidores na rede social. Diante das últimas pesquisas, que evidenciam ainda mais a queda de popularidade, o presidente Lula se reuniu, na quinta-feira 14, com o marqueteiro responsável pela sua campanha política nas eleições de 2022, Sidônio Palmeira.
O marqueteiro foi consultado sobre possíveis estratégias para melhorar a comunicação do governo. Sidônio foi o criador do slogan do terceiro mandato do petista: “União e Reconstrução”. Ele concedeu entrevistas no ano passado nas quais afirmou que a esquerda está perdendo espaços para a direita nas redes sociais.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Corrupto é pouco para este vagabundo de 9 dedos, ele é Ladroníssimo!
Esse indivíduo nunca foi inocentado, sua condenação foi anulada por uma safadeza, esse sim foi um golpe, então ele continua sendo condenado por lavagem de dinheiro e corrupção.
Está tudo registrado pela mídia , internet e processos nos tribunais superiores.Alguma dúvida ?
ACORDA GALERA DEP GILVAN DA FEDERAL NÃO FALOU MENTIRA AIGUMA agora aqui no brasill é CRIME VALAR A VARDADE # QUE PAIS É ESSE # rsss
O deputado não disse nada demais , agora a PF virou polícia política do governo L Lero-lero para intimidação de congressistas ?
Nao é corrupto e ladrao, simplesmente foi condenado em quatro instancias judiciais a mais de 12 anos de xilindro, certamente todos os juizes e desembargadores envolvidos estavam errados. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK I984. ESSE LIVRO NUNCA ESTEVE TAO CERTO.
Quer dizer então, que vamos apagar o passado. A Justiça declarou que lula era corrupto e lavador de dinheiro, em termos simples, um ladrão. A Justiça estava tão certa disso tudo que o meteu na cadeia. Agora, quem lembrar esses fatos, corre o risco de ser preso por “atentar contra a honra” do lula. De que “honra” estamos falando? Como alguém pode atentar contra a honra de quem a perdeu ou nunca teve? O próprio senhor vice-presidente já disse que o lula queria voltar à cena do crime, e acabou voltando. De que crime o vice-presidente estaria falando? Para esse pessoal o que mais deve doer é não poder fazer uma viagem no tempo levando todo o povo junto, ou apagar a memória da História e criar uma “narrativa” tão ao gosto do lula.
É piada? Afirmar a verdade produz investigação? Por acaso o Art. 53 da Constituição que afirma que os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos foi ABOLIDO?
Antes de qualquer iniciativa desse novo ministro, que se faz de desentendido, que tal ele investigar (isso não é papel de juiz, mas agora tudo é possível neste país) o juiz de primeira instância, os desembargadores do TRF-4 de Porto Alegre e os ministros do STJ que TODOS ele condenaram o dito cujo em todos esses crimes apontados pelo nobre deputado. E então seu ministro, que agora procura seu lugar ao sol naqwuele Olimpo Planaltino. Deseja disputar quem será o mais polêmico dentre os demais togados? Fique à vontade.
O hipopótamo é um cagão mesmo. Acionou o deputado porque ele chamou lula de ladrão mas não processou o mesmo deputado que falou que dino não é homem. Vestiu a carapuça.