Uma petição que pede o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes alcançou 835,3 mil assinaturas. O abaixo-assinado, criado na plataforma Change.org, recebeu, só nesta segunda-feira, 19, 132.938 novos nomes.
O abaixo-assinado foi criado como “público”, não tendo informações adicionais sobre seu autor. Contudo, a petição já foi divulgada por parlamentares e outros políticos, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para angariar apoio para o impeachment de Moraes.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O pedido de impeachment de Moraes foi baseado em denúncias do jornal Folha de S.Paulo, o qual divulgou trocas de mensagens entre assessores do ministro no STF e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dados demonstram que o magistrado teria utilizado o tribunal de forma ilegal para embasar inquéritos contra apoiadores de Bolsonaro no Supremo.
“Trata-se do maior atentado à democracia já testemunhado pelo povo brasileiro, em que um Ministro do STF usa ilegalmente o aparato estatal para perseguir alvos por ele pré-determinados”, afirmou a petição.
Petição pelo impeachment de Moraes será entregue no Senado
Ainda segundo texto do abaixo-assinado, as assinaturas coletadas de apoiadores do impeachment de Alexandre de Moraes serão entregues ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Só a Casa Alta tem o poder para pautar o pedido.
A petição sinalizou que o ministro do STF teria utilizado o “falso pretexto de defender a democracia” para “destruir” os pilares democráticos. “Descumpriu a Constituição Federal de 1988 de uma maneira nunca antes vista na história do Brasil”, destacou.
“No âmbito da Suprema Corte ou do Tribunal Superior Eleitoral, escolhe os investigadores a dedo, ordena clandestinamente a produção de dossiês e a fabricação de crimes inexistentes, já estipulando previamente as penas, participa de julgamentos em situações em que, em tese, seria a vítima, emite juízo antecipado de valor na imprensa sobre processos ainda não julgados por ele, tudo fora do devido processo legal, ignorando a ampla defesa e sem ser provocado do Ministério Público Federal, titular da ação penal, com evidente viés de vingança e ao total arrepio da lei”, explicou.
Todo castigo para esse vagabundo é pouco!
Este Cidadão que infelizmente está no STF precisa ser preso
Como todo processo de impeachment, é preciso que as condições políticas estejam muito bem delineadas, pois, do contrário, o Presidente do Senado não dará seguimento ao pedido. Se a pressão da sociedade for suficientemente forte de modo a contagiar os senadores, aí sim o afastamento do Min. Alexandre de Moraes passa a ser possível.
Rodrigo Capecho, orgulho de Minas Gerais será o escudo do nobre ministro. Um dia essa vassalagem vai servir para alguma coisa. Tinha um senador do Maranhão que tinha talentos na arte da adulação sem interesse, está no governo até hoje. No Brasil, adulação sem interesses traz muitos benefícios.
Por um país democrático onde a constituição seja cumprida por todos.
Quantas assinaturas precisam para o Pachacota dar andamento ???
nem se houver 200 milhões de assinaturas ele tira da gaveta.
Chamada P.
Se tiver 200.000.000 de assinaturas, mesmo assim só depende de Pacheco. Tem que abrir essa caixa de pandora chamada “P”.