O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), disse nesta segunda-feira, 9, que os acampamentos no centro da cidade de manifestantes contrários à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) serão desfeitos ainda hoje. A ação, segundo ele, terá participação do Exército, da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
“Até a noite de hoje [segunda-feira, 9] a prefeitura do Rio irá, em colaboração com o Exército e com a polícia militar, promover a retirada de todos os objetos e barracas que ocupam o espaço público tomado por manifestantes que atentam contra a democracia na praça Duque de Caxias”, escreveu, no Twitter.
A decisão é motivada pela invasão e depredação dos prédios dos três Poderes no Distrito Federal no domingo 8.
No Rio de Janeiro, o acampamento foi montado em frente à sede do Comando Militar do Leste. A área fica na Avenida Presidente Vargas, próximo da Central do Brasil, terminal dos trens de passageiros da Grande Rio, e do comércio popular da Saara.
O prefeito afirmou que os detalhes estão sendo definidos com o secretário de Ordem Pública e com o comandante da Guarda Municipal e também adiantou a publicação de um decreto, a ser veiculado no Diário Oficial de terça-feira 10, suspendendo férias e folgas dos guardas municipais, convocados a participar da ação.
No decreto, o prefeito menciona “os graves acontecimentos em Brasília” e cita “a necessidade de prevenção e proteção da ordem pública” no Rio de Janeiro.
No Twitter, Paes disse que “não admitiremos qualquer perturbação da ordem na cidade do Rio, especialmente a que tenha como objetivo atentar contra a democracia e o Estado de Direito. Seguiremos o rigor da lei.”
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), disse que está conversando com o Comando Militar do Leste desde domingo e citou uma recomendação do Ministério Público Federal neste sentido também. “Mas aqui no Rio é diferente, pois eles não estão em uma via pública, mas em um espaço dentro do Comando Militar. Então estamos conversando para que a decisão seja cumprida”, disse Castro, em entrevista à TV Globo.
Relacionadas
Alguém pode me dizer quem é esse tal de Eduardo Paes? Nunca ouvi falar dessa desgraceira.
Lá vai o direitista estatólatra incauto, apanhar dos milicos de quem ficou pedindo ajuda, a mando do molusco esquerdista estatólatra que enfiado artificialmente na cadeira presidencial, pelo próprio MECANISMO sugador ESTATÓLATRA.
Talvez agora entendam na pele que o MECANISMO controla tudo e em vez de pedir por mais Estado na sua vida, comece a aprender que Estado só atrapalha ainda mais a vida do cidadão de bem.
…um país dirigido por um bandido, ilegitimamente eleito, e, instituições corruptas (STF/Congresso) JAMAIS estará dentro da normalidade. Os pavios foram acesos…e as dinamites começam a explodir. E assim será! Culpados nisso aí? Cito apenas 10: Xandão, Fachin, Barroso, Rosa Webber, Gilmar Mendes, Lula, Imprensa subversiva, Pacheco, Lira e vagabundo parasita que votou no ladrão. E ponto final…
Militares de qquer força para que?
Não nos protegem de criminosos, os do exército são comem e dormem