publicidade
Política

Políticos se posicionam sobre protesto em Brasília

Autoridades condenaram atos de vandalismo

congresso stf planalto
Polícia confronta manifestantes, em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília - 08/01/2023 | Foto: Matheus Alves/Estadão Conteúdo

Depois do protesto em Brasília, vários políticos e personalidades se manifestaram nas redes sociais. O ex-presidente Jair Bolsonaro condenou os vandalismos cometidos na Praça dos Três Poderes. No Twitter, Bolsonaro disse que “sempre jogou dentro das quatro linhas da Constituição”. “Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia”, constatou Bolsonaro. “Contudo, depredações e invasões a prédios públicos, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra.”

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente, ressaltou que o “respeito e a ordem devem prevalecer em qualquer manifestação”. “Vandalismo e depredação não se coadunam com os valores da direita, pelo contrário, são práticas da ideologia que nos contrapomos”, afirmou o general. “Sempre pela legalidade e por nossos princípios e valores.”

“Invasão, violência e depredação de prédios públicos devem ser sempre repudiadas”, disse o deputado federal Marcel van Hatten (Novo-RS), no Twitter, depois do caso. “O descrédito que muitos hoje nutrem pelas instituições deve engajar o povo para recuperá-las, não para destruí-las! Manifestações pacíficas são da democracia; já as violentas só pioram a situação.”

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que “manifestações perdem a legitimidade e a razão, a partir do momento em que há violência, depredação ou cerceamento de direitos”. “Não admitiremos isso em SP”, disse.

Leia também: “A direita está aí”, reportagem publicada na Edição 137 da Revista Oeste

41 comentários
  1. Manuel Brasil
    Manuel Brasil

    Políticos são pessoas inúteis que não deram certo em nenhum outro lugar, assim como críticos de cinema. Não se pode esperar deles nada além de críticas.
    Onde eles estavam quando as forças armadas foram impedidas de auditar as eleições ?
    Onde eles estavam quando descondenaram o presidiário e permitiram que, mesmo com a ficar suja, pudesse ser candidato a presidente da república ?
    Onde eles estavam quando o sistema TSE-STF afirmou que o sistema Eleitoral era perfeito e inviolável, caso único no mundo ?
    Por que não agiram na hora certa ?

    A culpa não é do povo, cuja revolta é justificável. A culpa é do sistema corruPTo .

  2. Djalma Christiano Gomes Filho
    Djalma Christiano Gomes Filho

    FORAM INVADIDAS PROPRIEDADES IMPRODUTIVAS. EXATAMENTE COMO FAZ O MST QUE O LADRÃO PRESIDENTE APÓIA.

  3. Belon Muskulous
    Belon Muskulous

    Com essa folia toda, quem deve tar ansioso é o Picolé de Chuchú e sua turma de Sociais Democratas, prontos para empurrarem o molusco rampa abaixo.

  4. Brasileiro
    Brasileiro

    As depredações deram a chance para essa classe política se afastar das discussões que importam.

  5. jose angelo baracho pires
    jose angelo baracho pires

    Aquí se faz, aquí se paga.
    Por mais que essa imprensa suja, agora JP e Oeste seguindo a procissão prá pegar um “naco”, a verdade não emergirá de todo.
    Prenderão 10 adélios mas soltarão anunciando boa vontade.
    Mas o pais não pacificará.
    A melancia é muito grande, e prá digerí-la não adiantarão somente tanques de guerra.

  6. Paulo César de Castro Silveira
    Paulo César de Castro Silveira

    Esses que falaram apenas provaram que são melancias.

  7. Julio Cesar Brasileiro Pereira
    Julio Cesar Brasileiro Pereira

    …um país dirigido por um bandido, ilegitimamente eleito, e, instituições corruptas (STF/Congresso) JAMAIS estará dentro da normalidade. Os pavios foram acesos…e as dinamites começam a explodir. E assim será! Culpados nisso aí? Cito apenas 10: Xandão, Fachin, Barroso, Rosa Webber, Gilmar Mendes, Lula, Imprensa subversiva, Pacheco, Lira e vagabundo parasita que votou no ladrão. E ponto final…

  8. EZEQUIEL PENA VIEIRA
    EZEQUIEL PENA VIEIRA

    Pouquíssimos políticos têm moral para falar alguma coisa. Um bando de sequelados.

  9. EZEQUIEL PENA VIEIRA
    EZEQUIEL PENA VIEIRA

    Luciane, seu comentário é bem coisa daqueles que depredaram, coisa de petistas baderneiros e covardes (não têm coragem de assumir o que faz). Você é muito ingênua, néh?

  10. Mari
    Mari

    Mourão… vc não tem mais o respeito dos brasileiros de bem! Traiu a pátria!

  11. Luciane
    Luciane

    Uma palhaçada, isso sim. Quiseram seguir a mesma linha da ultra direita de Trump. Nos EUA o VOTO é IMPRESSO. Se fosse impresso aqui também, Bolsonaro perderia. Ou seja, pra esses criminosos que acabaram com os três poderes, se perderem, é porque houve fraude. Acordem

    1. Belon Muskulous
      Belon Muskulous

      Você não conhece nada sobre o sistema eleitoral americano, que é desde a raiz muito diferente do brasileiro e tem diversos meios de voto, além de não ser obrigatório.

    2. Djalma Christiano Gomes Filho
      Djalma Christiano Gomes Filho

      O que você comentou quando das quebradeiras de 2013 e 2017 promovidas pela esquerda?
      O que você acha de um ladrão concorrendo e empossado na presidência?

  12. João José Augusto Mendes
    João José Augusto Mendes

    Será que não conseguem enxergar que o povo cansou de ser desprezado pelas autoridades que são pagas com seus impostos e nada fazem? O ataque não foi as edificações, mas ao estado de corrupção e de desprezo as leis que quem as ocupa representa.

    1. Lourenço Bojan
      Lourenço Bojan

      👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  13. Roque Roberto Lima do Espírito Santo
    Roque Roberto Lima do Espírito Santo

    Senhores políticos, tudo isso seria evitado se o voto impresso tivesse sido aprovado por vocês. Mas o medo dos processos nas mãos dos infelizes que destroem país não permitiu uma decisão tão simples para garantir a verdadeira democracia. Publicar opinião do judas Mourão se dizendo de direita é de embrulhar o estômago.

  14. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    É IMPORTANTE OS POLITICOS TAMBEM VEREM A ORIGEM DESSA REVOLTA. ATOS INCONSTITUCIONAIS TOMADOS PELO JUDICIARIO TRANSBORDA REVOLTA.

  15. Otacílio Cordeiro Da Silva
    Otacílio Cordeiro Da Silva

    O povo não vai ficar a vida inteira agindo com responsabilidade enquanto as nossas instituições continuarem aí de boa, fazendo as coisas do jeito que bem querem, ignorando a lei. Essas manifestações de ontem em Brasília, mesmo com tudo o que aconteceu, ainda são mais legítimas do que esse governo instalado. Além do mais, é óbvio que onde todo mundo estiver errado, então não haverá ninguém errado. Simples assim.

  16. Marcos
    Marcos

    Um congresso desprezível que não consegue ao menos exercer autocrítica. E ninguém para pedir nomes e quem são os delinquentes presos. Tarcísio, ao invés do óbvio, por favor diga o que a inteligência da ssp fará para identificar possíveis infiltrados.

  17. Dercio Conceicao
    Dercio Conceicao

    “Políticos se posicionam” – importante e necessário anotar que, com raras exceções, os políticos ficaram de biquinho calado enquanto os abusos estavam sendo cometidos pelo Sistema S (STF + TSE + STJ), como cassação de mandato, prisão de parlamentar, perseguição a jornalistas, censura nas redes sociais, Constituição rasgada sistematicamente, código-fonte negado às FFAA, etc. – agora os valentes ficam falando borracha nas redes sociais e procurando dar entrevistas para aparecer diante dos holofotes – agora já é tarde – o povo está enfurecido com os políticos – é a Revolta dos Manés que está em curso.

    1. Mari
      Mari

      Mourão… vc não tem mais o respeito dos brasileiros de bem! Traiu a pátria!

  18. LuizH
    LuizH

    Só a renúncia do Ladrão pacifica o Brasil…!!! (E mais algumas coisas).
    Serão anos de crises diárias…!!! Não vai dar nem para roubarem as estatais…!!! Até a mídia ficará sem Mortadela…!!!

  19. Thiago Arruda Campos
    Thiago Arruda Campos

    esse é o resultado omissão dos parlamentares, o povo clama a 4 anos por respostas, aplicação das leis e o cumprimento da constituição, parece que a paciência acabou.

  20. Edson Guerreiro Zutim
    Edson Guerreiro Zutim

    Bem lembrado as invasões da esquerda em 2013 e 2017. Muitos lembram das greve dos sindicalistas exigindo melhores salários e outros benefícios da época do L. . Agora nossas reinvindicações são por “NOVAS eleições com voto impresso” e LIBERDADE. Nossa bandeira jamais será vermelha.

  21. Belon Muskulous
    Belon Muskulous

    A classe política de raposas de ambos os lados e matizes, está mesmo é preocupada com a queda do galinheiro-dos-ovos-de-ouro, da qual eles se apossaram e que os mantém, e não para qualquer estado de ordem ou “democracia”.

    A balbúrdia que reina hoje no país é responsabilidade ÚNICA E EXCLUSIVA de sua classe de INÚTEIS que domina o cenário político brasileiro desde 1985.

    A classe política brasileira, de todos os poderes, não tem moral nenhuma para falar nada e nem em nome do povo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.