O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou nesta segunda-feira, 21, que recuperou cerca de R$ 1 bilhão de organizações criminosas em apreensões de drogas, bens de luxo, como helicópteros e iates, além de armas e dinheiro em espécie.
Segundo a pasta, a ação foi possível por meio do investimento em tecnologia, com o Projeto Excel, que auxilia as forças de segurança estaduais no combate ao crime.
Relacionadas
O projeto, coordenado pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), auxilia as Polícias Civis com o fornecimento de softwares e hardwares para dar mais celeridade na extração e na análise de celulares apreendidos com indivíduos envolvidos com o crime organizado.
O trabalho é feito mediante ordem judicial prévia de quebra de sigilo no âmbito de inquéritos policiais. Foram mais de 2.350 ordens judiciais autorizando o uso dos equipamentos pelas forças policiais de 26 unidades da Federação que aderiram formalmente ao Projeto Excel.
Entre as principais investigações estão os crimes de tráfico de drogas, homicídios, roubo (cargas, bancos, carro-forte), lavagem de dinheiro, tráfico de armas. Além de investigações relacionadas a pedofilia.
“Investir em inteligência policial e tecnologia é fundamental para enfrentar as organizações criminosas, atingindo de forma efetiva seus núcleos financeiros”, afirmou o ministro, Anderson Torres.
“O resultado desse projeto demonstra o compromisso do Ministério da Justiça e Segurança Pública em auxiliar e trabalhar de forma integrada com as forças policiais.”
O ministério destacou que, além de investir na aquisição das ferramentas, também fornece capacitação aos servidores na atividade de extração e análise de dados. Desde 2019, 130 policiais foram capacitados. O investimento da pasta com treinamento e aquisições de software e hardware foi de R$ 18 milhões.
Parabéns a todos do Ministério da Justiça. Governo que não pratica e não tolera corrupção é outra coisa. O desempenho só não tem sido (por enquanto) melhor por causa da oposição feroz do crime ultra-organizado.
Um dos braços poderosos do “Sisstema” que se opõe ao Brasil é o crime organizado!
Ele está forte e unido como os opositores do nosso país.
Fico feliz em ver que ainda existem no Brasil homens capazes de enfrenta-lo!!!!!
Muito além de causar prejuízo o estado tem que eliminar as organizações criminosas que se instalaram em nossas terras durante os governos corruptos , causando gravíssimas consequências ao Brasil .
Portanto nas próximas eleições levem a sério o assunto e saibam votar , eleição é coisa séria, corruptos nunca mais !!
Com mais RH e mais recursos melhorou muito. Pena que o stf quadrilha do pt soltam traficantes, assassinos e corruptos.
O stf deve melhorar 18% com a troca de 2 juizecos em 2023.
Podemos trocar mais juizecos se votarmos em candidatos ao senado compromissados em investigar o quadrilhão do pt que se instalou no stf