A disputa no segundo turno pela Prefeitura de Campo Grande terminou com a candidata Adriane Lopes (PP) reeleita com mais de 222 mil votos válidos (51%). Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Adriane Lopes ganhou em Campo Grande de sua oponente, a deputada federal Rose Modesto (União Brasil), que conseguiu cerca de 210 mil apoiadores — o equivalente a 48% do pleito.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A corrida eleitoral foi acirrada na capital do Mato Grosso do Sul, conhecida como “capital do agro” e por sua liderança como uma das maiores produtoras agrícolas do país. Essa disputa tenaz também foi registrada em outras capitais do agronegócio brasileiro no Centro-Oeste, como Goiânia (GO) e Cuiabá (MT).
Quem é Adriane Lopes, prefeita de Campo Grande
Adriane Barbosa Nogueira Lopes tem 48 anos, é a atual prefeita de Campo Grande, tornando-se a primeira mulher a assumir o cargo. Nascida em Grandes Rios, Paraná, ela se mudou para a capital do MS com 9 anos. Ela é casada com o também político Lídio Lopes e mãe de dois filhos.
Com formação em direito e teologia, e pós-graduação em administração pública e gestão municipal, Adriane começou sua carreira profissional no sistema penitenciário estadual, onde atuou por 4 anos.
Adriane Lopes iniciou sua carreira política ao ser eleita vice-prefeita de Campo Grande em 2016, ao lado do ex-prefeito Marquinhos Trad. Ela foi reeleita para o cargo e, em abril de 2022, assumiu a prefeitura da cidade quando Trad renunciou para concorrer a um cargo superior.
Sua liderança política atraiu o interesse de vários partidos, e em junho de 2023, depois de muita especulação, Adriane se filiou ao Progressistas (PP). Ao longo dos anos, a atual prefeita se consolidou como uma das principais lideranças femininas da região.