A candidata do Progressistas (PP) à Prefeitura de Campo Grande, Adriane Lopes, lidera as intenções de voto para o segundo turno. É o que indica o Paraná Pesquisas, em levantamento divulgado na manhã desta segunda-feira, 14.
De acordo com a pesquisa, Adriane soma 48% contra 41,6% de Rose Modesto (União Brasil).
Apesar da vantagem numérica da representante do PP, as duas candidatas estão em condição de empate técnico. Isso ocorre em virtude da margem de erro do material, que é de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Levando-se em consideração a margem de erro, Adriane teria, por exemplo, de 44,2% a 51,8%. A pontuação de Rose, no entanto, estaria entre 37,8% e 45,4%.
De acordo com o instituto, 6,7% dos entrevistados formam o bloco de nenhum/branco/nulo. Além disso, 3,7% não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa.
Ex-vice-prefeita, Adriane Lopes é a atual prefeita campo-grandense — ou seja, em 2024, ela concorre à reeleição. Ex-vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto foi deputada federal de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2023.
Leia mais:
Nesta ano, sete políticos lançaram candidaturas à Prefeitura de Campo Grande. Adriane avançou para a parte final da disputa ao alcançar 31,67% dos votos válidos no primeiro turno. Rose teve 29,56%. Dessa forma, as duas superaram Beto Pereira (PSDB), Camila Jara (PT), Beto Figueiró (Novo), Luso de Queiroz (Psol) e Ubirajara Martins (DC).
Capital e cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul, Campo Grande tem aproximadamente 900 mil habitantes, conforme o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Além disso, o município conta com cerca de 646 mil eleitores.
Dados estatísticos da pesquisa em Campo Grande
A fim de mapear as intenções de voto para o segundo turno na capital sul-mato-grossense, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 700 pessoas. O trabalho nesse sentido ocorreu de 10 a 13 de outubro.
Com a já mencionada margem de erro de 3,8 pontos porcentuais, o instituto afirma que o grau de confiança do levantamento é de 95%.
O Paraná Pesquisas informa, por fim, que registrou o material no Tribunal Superior Eleitoral. O código de acompanhamento é MS-06954/2024.
Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste
CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR O RESULTADO DA APURAÇÃO DOS VOTOS EM TODAS AS CIDADES DO BRASIL
O candidato do sistema acabou ficando em terceiro lugar apesar da aliança ampla. A prefeita herdou a prefeitura era vice, achavam que a gestão estava ruim mas ela se recuperou. Rose mesmo que perder ficou bem mais conhecida.