Demitido da Jovem Pan, atacado e condenado sumariamente pelo tribunal das redes sociais, o poeta, escritor e jornalista Adrilles Jorge afirmou nesta segunda-feira, 14, que o “cancelamento cultural” do qual foi vítima é “um mal, um câncer” e uma “forma subliminar de nazismo”.
As declarações foram dadas durante entrevista ao programa Opinião no Ar, da RedeTV!.
Adrilles foi demitido da Jovem Pan na quarta-feira 9, depois de fazer um gesto interpretado por críticos do jornalista como supostamente em apologia ao nazismo — o jornalista foi alvo de “linchamento” virtual nas redes sociais. Na ocasião, a emissora repudiou o ocorrido e informou que a opinião do comentarista não refletia as posições da empresa.
Tudo começou durante o programa Opinião, quando Adrilles comentava as declarações do ex-apresentador do Flow Podcat Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, que defendeu a existência legalizada de um partido nazista no Brasil.
Por cerca de 30 minutos, Adrilles fez duras críticas ao nazismo e também ao comunismo, regimes que mataram milhões de pessoas. Ao encerrar o comentário, levantou a mão direita para se despedir. Depois do gesto, é possível ver o apresentador William Travassos dizer: “Surreal, Adrilles”.
“A cultura do cancelamento é um mal, é um câncer. Ela sim é uma forma subliminar de nazismo”, afirmou Adrilles, no Opinião no Ar. “É você inviabilizar qualquer voz que seja dissonante”, continuou o jornalista.
Leia também: “Nazismo deveria ser crime. Acusação falsa de nazismo também”
“Eu jamais faria uma brincadeira, uma piada que seria de extremo mau gosto com um tema tão sério quanto um regime que matou dezenas de milhões de pessoas. Eu falava veementemente contra esse regime”, explicou Adrilles.
Na entrevista, o escritor e jornalista classificou o nazismo como “o sistema genocida mais cruel da história da humanidade”.
“Em uma discussão aguerrida, eu fiz esse ‘tchau’ e, como estava mais incisivo, me coloquei em uma postura mais fechada, mais fria. Como pode ser nazista alguém que fala por 30 minutos contra qualquer tipo de propaganda nazista ou de fundação de partido nazista?”, indagou Adrilles, ao comentar o episódio.
O comentarista lamentou o fato de o vídeo completo de sua participação no programa da Jovem Pan ter sido tirado do ar. “Esse vídeo desapareceu. Eles ‘printam’ uma imagem congelada e isso se transforma em uma gesticulação nazista”, disse. “Não digo que foi o maior cancelamento de todos os tempos, mas foi, sem dúvida, o mais patético. É a tentativa de destruição de uma pessoa, de destruição do caráter.”
Críticas à grande imprensa
Durante a entrevista ao Opinião no Ar, Adrilles criticou o papel da grande imprensa na cobertura de sua demissão e do suposto gesto nazista.
“Existe uma cultura progressista identitária que está entranhada em universidades, faculdades, escolas, agremiações políticas e na maioria da grande mídia”, afirmou. “É uma deturpação deliberada de pessoas que fazem um movimento e criam um poder paralelo ao próprio governo conservador que foi eleito no Brasil”, prosseguiu o jornalista.
“Não dá para dizer que um ‘tchau’ seja interpretado como uma saudação nazista sem o mínimo de investigação. E o mínimo de investigação é o que a grande mídia não fez no meu caso. Vivemos uma ditadura subliminar de um pseudoprogressismo no Brasil, que cerceia e persegue vozes no país”, completou.
Relacionadas
Apesar da perseguição nas redes, Adrilles destacou o fato de também ter recebido muito apoio. “Eu ganhei milhares de seguidores nos últimos dias. Existe um público consumidor e cidadão que tem consciência do que vem acontecendo e percebe que há uma injustiça cabal nesse tipo de cancelamento”, disse.
Candidatura
Especulado como possível candidato a deputado federal nas eleições de outubro — ele teria sido procurado por partidos como o PTB —, Adrilles confirmou que a entrada na política partidária é uma “possibilidade” nesse momento.
“É uma possibilidade. Eu nunca tinha aventado essa possibilidade, mas estamos em uma guerra cultural do bem contra o mal. O mal é quem tenta cercear sua liberdade de expressão”, finalizou.
Adrilles vc faz realmente comentários muito bons e nos debates ocorrido na Jovem Pan conseguia expor com clareza que temos que combater o avanço da esquerda, onde querem impor a todos o que é certo e errado.
Parabéns 👏 👏 Adrilles pela sua lucidez.
Os nazifascistas sempre a postos
Ele, um energumeno das redes socias lacradoras e o tal do kim jon un, brasileiro defendendo o partido nazista, crime
Por que “as coisas sérias” dos judeus TEM de serem MAIS Sérias que a de outros POVOS, ETNIAS,, NAÇÕES?!?!?!?
Depois não chorem…seres humanos tendem a não gostar de gente privilegiada… e TEM assassinos TANDO de direita como de ESQUERDA…os piores assassinos TODOS FORAM DE ESQUERDA…coletivismo,, socialismo, estado grande e controlador…isso É ESSENCIA DO SOCIALISMO.
Mais uma das injustiças que a Jovem Pan comete.
Espero que volte atrás, como aconteceu com o Rodrigo Constantino, há algum tempo.
Não se pode examinar a cena fora do contexto: o Adriles tinha atacado o nazismo durante toda a sua participação no programa.Basta ter pelo 5 neurônios para se ver que ele não fez saudação nazista nenhuma.
Fez merda ao vivo e agora vem com essa. Tomou no caneco, pseudo jornalista e comentarista, vá babar ovo de Bolsonoro e de seus asseclas. Se fudeu gazela.
Washington Oliveira
Seu extreme energúmeno!
* extrume
Liberdade de opinião só para elogiar os idiotas com diarreia vocal!
Parabéns arroles, vc merece todo o respeito por combater nazismo e comunismo como dias correntes assassinas e sanguinária e também essa velha imprensa que só pensa em lucrar como o estado, com nosso dinheiro.
Não seria razoável que a Jovem Pan consulte o Augusto Nunes antes de tomar medidas a pedido do novato William Travassos? Alguém conhecia esse jornalista antes de ingressar na TV Jovem Pan? Esta ficando esquisito a JP estar sendo dominada por insignificantes jornalistas anti-bolsonaro.
A Jovem Pan foi a rádio que virou TV e agora vai ser a TV que vai virar rádio. Os Machado de Carvalho já perderam uma TV á 50 anos atrás e agora vão perder novamente. Mas vão sair com grana da China. Montaram a TV, fizeram de conta que seria diferente das outras, o programa pingos nos is fez a inauguração ter sucesso, para ser comprada pelos chineses. Tem um camarada no morning show, esqueci o nome, qud outro dia disse que o governo Bolsonaro era o governo mais corrupto da história do Brasil. E ele continua no programa. Nem preciso falar de Adrilles. A Jovem Pan começou exatamente como a CNN e vai terminar com Ananda Klein apresentando os jornais e programas d emissora. Eles não tdm dinheiro já começaram falidos.
Me parece um pouco de inocencia das pessoas que não percebem o óbvio.. Todos os que apóiam Bolsonaro sofrerão algum tipo de violencia, de censura, de cancelamento em todos os meios de comunicação. Pequenos gestos, palavras toscas, um olhar, qualquer coisa vai servir de desculpa para se impor a maldade contra esses cidadãos. Bolsonaro vem sofrendo boicote desde o primeiro dia de seu mandato. A única resposta possível é trabalho incessante de todos pra sua reeleição em outubro.
JP decepção.
Se a JP escondeu o vídeo do programa e só apresenta uma (1) foto com o pretenso gesto de ‘saudação nazista’ (que não é), só posso concluir que está escondendo ou invalidando provas para que seu ‘julgamento’ ganhe uma aparência de verdade. Essa
gente esquece que o brasileiro agora é outro, pouco valendo os antigos votos de cabresto/mortadela. Quanto mais se comprime uma mola, mais aumenta a energia potencial para se descomprimir.
Liberdade, para ser livre !!!
William Travassos não tem nenhuma identidade com a JP.
É inacreditável desconsiderar os argumentos do Adrilles contra o nazismo/totalitarismo, ao longo de todo o programa, e ainda tentar imputar a ele apologia à uma doutrina que ele tanto refuta por conta um gesto que, usualmente, ele faz em suas despedidas.
JP deveria rever esta contratação do William.
Baita injustiça com o Adrilles.
Assisti a todo o debate e posso afirmar, sem sombra de duvida, que JAMAIS houve um gesto de apologia ao nazismo, conforme a acusação…vou rever minha posição de apoio a Jovem Pan, pois acho que dessa vez sucumbiu ao dinheiro chines.
Quanto ao William Travassos, se tiver um minimo de vergonha deveria sair em defesa de Adrilles
Adrilles foi vítima da covardia dos canceladores e principalmente da Jovem Pan.
Tutinha e Federação Israelita…SE TIVESSEM UM PINGO DE VERGONHA NA CARA E HONESTIDADE…
Pediriam desculpas,
Não se brinca com coisa seria Adriles aprenda de una vez .. lamentável.
Lamentável é o comentário, vesgo.
A desonestidade de quem fez linchamento público contra Adrilles foi justamente dar destaque a um simples gesto (que podia ser interpretado de várias formas) e omitir a fala dele a respeito de regimes totalitário.
Isso!!! Total razão!
Assisti parte do programa, principalmente quando uma jornalista comunista minimizou mais de 70 milhões de mortes sob domínio comunista na União Soviética. Não acreditava como uma jornalista, que deve ser também uma futura comunista, está fora d cadeia. Tenho certeza qud tem vários “amigues” no STF. Sugeriu abertamente que a morte de mais de 70 milhões de contrários ao regime soviéticos foram mortos pela fome. Então quem era a favor sobreviveu? Como uma JP da vida ainda convive com esse tipo de lixo humano? A Redd TV a gente entende, mas a JP?
A resposta é. Amanda faz parte de 90% dos jornalistas da jovem pan com viés comunista. Essa mulher é paga pela China e empresas que o SG(Sliping Giants) deixarem patrocinar a JP. SG quer dizer Barroso e Moraes.
Comuno-fascistas como Amanda a meu ver uma idiota arrogante ridicula a manipular imbecis sempre terão voz por órgãos temerem os ditadores a-quem esta escória se liga .. lamentável.
Convenhamos, o William Travassos deu margem aos ATAQUES SORRATEIROS da CONCORRÊNCIA Globo News e CNN que encabeçaram o linchamento contra Adrilles.
A JPNews está tirando o sono deles e o CONSÓRCIO está usando as redes sociais contra os conservadores no canal.
Minha cara, a senhora sabe que a JP está em falência? Passaram de rádio para TV porque já estão em estado falimentar e sabiam que os chineses iriam entrar com dinheiro para reverter o processo, desde que fossem como a Globo e CNN. Só irá ficar um programa conservador apenas na grade da emissora. Os pingos nos is. Uma andorinha não faz verão. Com um programa apenas eles posam de PLURAIS. Não é uma boa?