Em reportagem publicada na Edição 126 da Revista Oeste, Branca Nunes mostra que as agências de checagem são uma aberração da era moderna. De acordo com a diretora de redação de Oeste, as agências de fact-checking estão intensificando a perseguição a todos os que não concordam com a verdade estabelecida pelo “consórcio de imprensa”.
Leia um trecho
“O carnaval da turma se intensificou com a pandemia de coronavírus e chegou ao clímax com a ‘caça aos negacionistas’. Alguém pôs em discussão a necessidade de vacinação para certas faixas etárias ou perguntou sobre os efeitos colaterais dos imunizantes? Carimbo de fake news. Defendeu o tratamento precoce e falou de cloroquina ou ivermectina? Tarja de desinformação. Colocou em pauta a eficácia do lockdown? Cancelamento já.
Até o momento, nenhuma agência de checagem comentou o estudo feito por pesquisadores de Harvard que reconheceram que o uso preventivo de hidroxicloroquina reduz o risco de agravamento da covid-19. ‘No início da pandemia, houve uma conclusão prematura de que a hidroxicloroquina não tinha efeito profilático, quando a conclusão correta seria que o efeito estimado era muito impreciso’, lamentaram os autores do estudo. Depois que Bolsonaro defendeu o uso do medicamento, a droga passou a ser desacreditada por boa parte da comunidade científica e pela maior parte da mídia, sempre endossadas por suas agências de checagem.”
Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.
Revista Oeste
A Edição 126 da Revista Oeste vai além do texto de Branca Nunes. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Cristyan Costa, J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Silvio Navarro, Dagomir Marquezi, Flávio Gordon, Ubiratan Jorge Iorio, Donald J. Boudreaux, Tom Slater, Bruno Meyer e Eliseu Alves.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.
Agências de checagem são aquelas que ganham um cheque.
Quanto maior o valor do cheque, maior é a mentira garantida.