O ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, informou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o órgão avalia pedir à Justiça a suspensão das atividades do Twitter/X. A dissolução da empresa no país não está descartada.
Jorge Messias enviou um pedido sigiloso ao ministro em que afirma, de acordo com o jornal Gazeta do Povo, que a rede social teria prejudicado as investigações em andamento no STF e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O órgão eleitoral é presidido por Alexandre de Moraes.
Leia mais: “Jornalista do Twitter Files Brasil considera ação da AGU uma ‘vergonha nacional’”
O advogado-geral da União solicitou a Alexandre de Moraes o compartilhamento de provas coletadas na investigação contra o dono do Twitter/X, Elon Musk, por suposta obstrução de Justiça. A AGU considera responsabilizar criminalmente os envolvidos nos vazamentos e também a empresa Twitter/X Brasil Internet Ltda.
AGU pede nova investigação sobre informações divulgadas nos documentos do Twitter Files Brasil
O órgão requereu uma nova investigação sobre o suposto vazamento de informações sigilosas dos inquéritos conduzidos por Alexandre de Moraes.
Tais informações teriam sido divulgadas no Twitter Files Brasil, reportagens que revelam as ordens de censura de Alexandre de Moraes e do TSE contra jornalistas, parlamentares, sites e perfis majoritariamente da direita.
A AGU alega que o Twitter/X pode ser punido com base na Lei Anticorrupção, sujeitando a plataforma a uma multa de 20% de seu faturamento. Contudo, Messias comunicou que punições mais graves também são possíveis, ao incluir a suspensão ou dissolução compulsória da pessoa jurídica.
+ Leia mais notícias da Política em Oeste
Um departamento interno da AGU, a Procuradoria-Geral da União (PGU), prevê, além de multa, “consequências extremamente graves”. Uma delas é a suspensão ou interdição parcial das atividades ou, ainda, a “dissolução compulsória da pessoa jurídica”.
Jorge Messias pede siligo nos pedidos feitos a Alexandre de Moraes
O ministro-chefe da AGU solicitou a Alexandre de Moraes que mantenha o pedido sob sigilo, enquanto criticou Elon Musk e defendeu uma regulamentação mais rígida das redes sociais.
Jorge Messias destacou, inclusive, a importância de uma sociedade onde “bilionários” não tenham controle sobre as redes sociais e não “violem o Estado de Direito”.
Leia também: “‘A lei violou a lei’”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 213 da Revista Oeste
O ministro-chefe da AGU é um dos principais interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva junto do STF. Ele costuma participar dos encontros do petista com os ministros da Corte.
… desta DITADURA noljenta e criminosa se pode espetrar qualquer coisa afinal com seus pôdres tentáculos que chamam poderes já rasgou o aborto que servia de constituição deste país chiqueiro já 164 vezes remendada a interesses de uma elite ladravaz e cínica
gostei ou não gostei depende da visão. O embate nesse caso é bom pois assim veremos depois de esticada onde vai estourar a corda.
Já podemos chamo-lo o imbecias?
O famoso Besias, que ao invés de estar na cadeia como seu chefe, agora é o AGU do país, e, como tal, acatou a missão de terceirizar as maldades e os crimes de Alexandre Morais, para deixar dar uma esfriada na chapa dele.
Bessias e Amorais!
Liberdade, Liberdade, Liberdade!
PT, o problema é a Internet. Proíba a Internet no Brazil.
Um dos benefícios do Xandão, foi ter sido rotulado de louco e isso o permite ter um comportamento estranho, inconsequente e insano.
concordo
Minha pergunta é, – para que pagamos essa tropa infinita de membros do judiciário se, mesmo vindo alguém de fora e oferecendo na bandeja PROVAS INCONTESTÁVEIS, essa gente ainda não faz nada. Será incompetência pura ou covardia?
O careca está se borrando de medo de que as falcatruas dos ministros sejam reveladas pelo Twitter.
E vão er revel\das. Eles não podem dar um passo à frente enõ tudo será contado em detalhes para o Mundo.
Típico petista não vai conseguir nada além esbravejar