A Advogacia-Geral da União (AGU) identificou 52 pessoas e sete empresas responsáveis por financiar o transporte dos manifestantes que invadiram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no domingo 8. Conforme noticiou o jornal O Globo, a AGU pediu à Justiça Federal que bloqueie os bens do grupo, que somam mais de R$ 6,5 milhões.
O dinheiro deve ser usado para reparar os danos materiais causados pelos manifestantes que depredaram o Supremo Tribunal Federal, o Senado e o Palácio do Planalto. A AGU ainda solicitou que sejam apreendidas todas as armas de fogo que estejam em nome dos envolvidos. Além disso, que seja restringida a venda de veículos para os financiadores.
Relacionadas
Segundo a AGU, ao pagar pelo transporte dos manifestantes, os financiadores “no mínimo assumiram o risco da prática dos atos ocorridos”. “Essas pessoas tiveram papel decisivo nos acontecimentos de domingo e, por isso, devem responder pelos danos causados ao patrimônio público”, argumentou o órgão.
Para montar a lista com os nomes dos financiadores, a AGU se baseou em ônibus fretados que foram deslocados para o Distrito Federal no último fim de semana. Os nomes dos passageiros foram fornecidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres.
“Os réus que fretaram algum desses ônibus, de vontade livre e consciente, financiaram/participaram ou colaboram decisivamente para ocorrência desses atos que, por assim dizer, se convolaram em atos ilícitos dos quais, mais que os danos materiais ao patrimônio público federal objeto desta ação, resultaram danos à própria ordem democrática brasileira”, defendeu a AGU.
Não entendo de leis, mas entendo um pouco de política. Está claro que o objetivo é coibir futuras manifestações, pacíficas ou não, cujas únicas pautas são questionar o resultado das eleições e pedir a intervenção das forças armadas. Essas manifestações, mesmo pacíficas, eram chocadeiras para atos de vandalismo como os que ocorreram no último dia 08. O único jeito de impedir novos ” atos terroristas ” é inibindo qualquer manifestação com essas pautas. Como diria, o saudoso Mussum: O governo está certiss! :),
Isso é uma palhaçada. O Alexandre de Mussolini está brincando com o povo.
Todos têm o direito de se manifestar. Fretar ônibus, financiar transporte para ir se manifestar são atos totalmente legítimos e não podem ser condenados.
Se depois que as pessoas estavam lá a coisa saiu de controle, e houve depredação, quem depredou que pague. Os financiadores do transporte e as empresas de transporte não têm nada a ver com isso.
Só um cego não vê isso.
Queriam porque queriam acabar com as manifestações em frente aos quartéis e, do nada, milhares e milhares de “turistas” surgiram em Brasília para passear pela Praça dos Três Poderes num domingo à tarde tranquilamente, claro, mesmo sob alerta da ABIN ao próprio governo, que nenhuma medida preventiva tomou, e de repente aconteceu a quebradeira tão esperada pelo Luladrão, que tanto queria tirar os manifestantes de perto.
Claro que baderneiros do PT ali infiltrados incitaram todo mundo a participar e no meio da multidão difícil era distinguir quem era do bem ou do mal. Porém, o “governo” foi rápido em taxar todos de terroristas. No entanto, será que vai mostrar a cara dos que realmente depredaram o patrimônio?
Ou seja, um quebra-quebra plantado numa manifestação para achar um motivo claro para acabar com as manifestações pacíficas em frente aos quartéis, e conseguiram.
Pior, agora proibiram manifestações por todo o Brasil.
Ditadura é assim, a ainda falam em democracia, paz e amor!
Será que todos que foram iludidos pela campanha do “amor venceu” já se tocaram do mundo em que se meteram? A maioria não porque são cegos políticos.
Com certeza os nobres, celestiais, olímpicos e divinais “deuses da democracia” dos tres PODRES, apenas vão exigir os mais caros, nobres e luxuosos equipamentos, decorações e luxúrias existentes na face do planeta para as reformas.
Tem de ser tudo ao menos de um nível relativamente próximo aos seus altos gabaritos.
E, afinal, quem paga é você.
Que bizarrice! Mas quando se vive em uma ditadura, não existe lei, nem processo, forma-se culpa por ideologia e sem nexo causal. Milhões de pessoas em uma manifestação pacífica não são levados em conta, pelo contrário são responsabilizados por atos de dezenas de baderneiros que parece não haver o mínimo interesse em identificar.
Sou leigo no assunto então , perguntar não ofende 👍 É papel da AGU identificação dos participantes ou de colaboradores em ações de protesto ???? Aliás ,
Por maior que tenham sido o vandalismo e os estragos causados a bens públicos e históricos,temos que aplicar a lei vigente no país.Em 2016 o CN editou a Lei n° 13.260 que tipifica os atos terroristas e excluiu as manifestações políticas, sociais, mesmo com atos violentos. Tá na lei
Que lei ? Não existem mais leis, é ditadura. Se decidirem te prender, te prendem e pronto. Não tem acusação, processo legal, julgamento, nada. Acabou o Brasil, isso aqui é outra coisa agora, mais uma ditadura comunista bolivariana.
… tem seu lado positivo: quem financiou os últimos prejuízos causados por antigas, petistas, psolistas e MST? Aliás, quem financiou o Adelio?
Questão importante: não esqueçamos de retomar os assuntos sobre os escândalos da Pandemia – que certamente ceifará vidas que aguardavam oor respiradores.
Só duas perguntinhas para não me estender.
1. Por que a AGU não agiu com o mesmo rigor quando o Luladrão saqueou os cofres públicos, quebrando empresas e mandando toneladas de dinheiro para fora?
2. Por que a AGU usa dois pesos e duas medidas quando se fala em depredação do patrimônio público? Petrobras, por exemplo, é estatal e, portanto, era e continua sendo patrimônio público federal.
Perguntar não ofende.
Eu não me aguentei e voltei para fazer mais uma:
3. Por que o suposto “governo” do condenado é tão rigoroso na crítica às depredações de Brasília neste ano, que eu sou totalmente contra, quando integrantes da esquerda que o apoia já fizeram horrores neste País e nenhuma punição aconteceu? Só basta lembrar de anos atrás quando o próprio PT quebrou o mesmo STF e sequer a AGU se manifestou à época. Ou quando infiltrados do próprio PT depredavam tudo que viam pela frente nas manifestações da Avenida Paulista em 2013 e anos seguintes, que eu presenciei pessoalmente. Sem falar em invasões e depredações do MST, puxadinho do PT, em propriedades rurais e urbanas pelo Brasil afora durante anos.
Engraçado, deu amnésia coletiva nessa turma.
Agu investigando, TCU aprovando eleições fraudadas, TSE mandando no país, big tecs censurando, imprensa aprovando.
Tudo isso graças a um governo, que não teve competência nem coragem pra coibir tais bizarrices. É assim que será lembrado.
Concordo com os comentários. Vivemos sob a Ditadura do Xandão, $ini$tro ANALFABETO FUNCIONAL. O Direito praticado hoje no Brasil foi achado na rua, na lata do lixo. Então qualquer advogado pede o que quiser e é atendido, apenas para se ter um verniz de legalidade. Pura perseguição e revanchismo!
Ah, mas precisa ser muito burro para não entender que a injustiça praticada está chocando uma Revolução…
E os infiltrados da esquerdalha ? Aí tudo bem, eles sempre puderam quebrar tudo. Para eles, prender por opinião, torturar… é tudo democrático. O Brasil precisa reagir, senão…
Povo está perdido com estes órgãos tiranos, se fossem bom assim para prender os corruptos não teríamos manifestações.
Para que a alguém seja atribuída responsabilidade em qualquer acontecimento é preciso que haja um elo causal. Nos episódios de domingo 8/1/23 não houve. Se não for assim, vamos responsabilizar as montadoras, os fornecedores de peças e a continuar nessa toada, vamos parar em Adão.
tudo isso (perseguição e caça às bruxas) está se transformando uma esculhambação – é uma doidice atrás da outra que vê – estão cometendo barbaridades para incriminar pessoas que nada têm o vandalismo ocorrido na Revolta dos Manés – só mesmo um lunático para criminalizar o dono do ônibus cujos passageiros pagaram do seu próprio bolso pela viagem – STF + TSE + STJ + AGU virou hospício.
REALMENTE ESTAMOS VENDO O POSTE MIJAR NO CACHORRO… QUE VERGONHA DE SER BRASILEIRO…
A AGU investiga também?
E desde quando financiar uma manifestação significa incitar o crime? Ora, cada um responde pelos seus atos. Não é razoável dizer que quem financiou assumiu o risco. Imagina agora uma briga de torcida de futebol, onde o clube pagou para sua torcida ir ao estádio? Vai responsabilizar o clube por ter assumido o risco?