A Advocacia-Geral da União (AGU) vai notificar a Meta para detalhar a decisão do dono da empresa, Mark Zuckerberg, de pôr fim à checagem de dados. A determinação partiu do presidente Lula, depois de reunião com ministros nesta sexta-feira, 10, no Palácio do Planalto.
Segundo o ministro da AGU, Jorge Messias, a Meta vai ser notificada extrajudicialmente ainda nesta sexta-feira. A empresa, responsável pelas redes sociais Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp, vai ter 72 horas para “informar ao governo brasileiro qual é de fato a sua política para o Brasil”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Messias disse que a decisão do Planalto se baseou na “ausência de transparência dessa empresa”. “Eu quero dizer para essa empresa que a sociedade brasileira não ficará ameaçada desse tipo de política”, afirmou o ministro.
“Queremos que a empresa explique categoricamente às autoridades brasileiras como é que ela vai proteger as crianças e adolescentes, como é que ela vai proteger as mulheres, como é que ela vai proteger os pequenos comerciantes que usam a plataforma como um modelo de negócio, como meio de negócio”, argumentou.
Para o advogado-geral da União, as novas medidas anunciadas por Mark Zuckerberg podem afetar “pessoas que usam frequentemente essa plataforma e que estarão muito vulneráveis pretensamente à nova política”. “Não sabemos claramente qual é essa nova política”, acrescentou.
Lula faz reunião para debater decisão da Meta
O presidente Lula realizou uma reunião nesta sexta-feira, 10, com ministros e secretários para debater a decisão da Meta de encerrar a checagem de dados, desenvolvida por atores externos às plataformas.
A reunião ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com os ministros Rui Costa (Casa Civil), Jorge Messias (AGU), Juscelino Filho (Comunicações) e Vinicius de Carvalho (Controladoria-Geral da União). Também participaram os secretários-executivos da Fazenda e da Justiça, Dario Durigan e Manoel Carlos de Almeida Neto, respectivamente.
De acordo com Rui Costa, o petista foi “claro” na reunião sobre não “abrir mão da soberania do país”. “Toda e qualquer empresa, nacional ou multinacional, grupos de comunicação nacional e internacional terão que respeitar o arcabouço legal brasileiro e terão que respeitar a Justiça brasileira”, declarou.
O ministro da Casa Civil argumentou que o governo se encontra “muito preocupado” com o fim da checagem, pois “quando esse controle deixa de existir também para divulgação de fake news”.
Está muito claro o que a Meta deseja e ainda não implantou o novo sistema. Ameaçar não é legal.
Como sempre protegeu , vamos voltar a ver o Grupo Meta a agir como sempre agiu antes da implantação da tentativa de controle por parte dos Governos Esquerditas.
O burro falante manda o idiota do Bessias chutar a bunda do Leão.
Marketing puro pra fazer fumaça.
O sistema é o mesmo que o X usa .
E se esse governo de merda usa o X pra se comunicar , já esta ciente do mecanismo….
O CONDENADO POR UNANIMIDADE em três instâncias por NOVE juízes agora chamou para si o poder judiciário??? AONDE ESTÃO AS INSTITUIÇÕES DESTE PAÍS??? AONDE SE ESCONDEM?
OS TIRANETES E OS PROTODITADORES ESTÃO SURTANDO COM A POSSIBILIDADE DE NÃO MAIS PODEREM IMPEDIR QUE AS PESSOAS SE MANIFESTEM LIVREMENTE. TENTAM ENGABELAR OS ESTÚPIDOS COM ESSA FARSA DE SER PELA DEFESA DA DEMOCRACIA, NÃO QUEREM QUE AS VERDADES SEJAM DIVULGADOS.
COMO É E COMO SEMPRE FOI, QUEM SE SENTIR OFENDIDO E/OU PREJUDICADO QUE BUSQUE AS VIAS LEGAIS. DESCEM O SARRAFO NO PERÍODO DO GOVERNO MILITAR MAS ESTÃO FAZENDO MUITÍSSIMO PIOR DO QUE FIZERAM. E DIGO ISSO POR VIVÊNCIA E NÃO PORQUE UM SUPOSTO PROFESSORZINHO MILITANTE “ME CONTOU”.
Estão se borrando de medo de algum possível vazamento de falcatruas do consórcio, com certeza.
A Meta, deveria mandar uma banana para esses boçais.
Vão ser pirados assim, lá no chiqueirinho de Brasília….
Não adianta ditadores a Meta suspenderá a censura.
Mal faz o Consórcio Lula/STF que mantém inocentes presos, mães com filhos menores, idosos , doentes com câncer com a farsa de “golpe de estado” que nunca aconteceu,e sim uma baderna pela omissão do governo, para ter ganho político.
Tomem vergonha na cara e deixem de ser hipócritas.
O foco desse canalhice é manter a CENSURA.
A preocupação deles é pra fazer o povo rir, né? Palhaços…
A preocupação deles é pra fazer o povo rir, né? Palhaços…
Não Adianta, petista tem cara marca registrada em cartorio, olha a cara desse Bessias, mar a PT, sinonimo a gente ja sabe.
Já já vai tomar uma paulada do homem do cabelo laranja. Vai perder até o caminho de casa. Babacão puxa saco do painho lula.