Para ir as urnas e escolher seus candidatos nas eleições deste ano, é necessário estar com o título de eleitor regularizado. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estipulou o dia 8 de maio como prazo final para os jovens conseguirem o documento. Depois desta data, o cadastro eleitoral estará fechado para alistamentos para as eleições 2024.
A emissão do título eleitoral é totalmente gratuita e pode ser feita sem sair de casa. Aqueles que vão votar pela primeira vez podem fazer seu alistamento na Justiça Eleitoral, por meio do site do TSE ou do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dos Estados.
Leia mais: “TSE cria regras sobre fake news e uso de inteligência artificial nas eleições de 2024″
Ao acessar a home, o jovem deve clicar no canto superior direito da página principal e ir até a aba “Serviços”. Em seguida, “Autoatendimento eleitoral”. Logo depois, em “Título Eleitoral” e selecionar a opção “Tire seu título eleitoral”.
Basta preencher os campos com os dados solicitados. Será pedido também uma lista de documentos digitalizados ou fotografados. Veja abaixo:
- Foto do rosto (selfie), segurando um documento de identificação;
- Cópia digitalizada ou foto de documento de identificação;
- Comprovante de residência; e
- Comprovante de quitação militar, para as pessoas de gênero masculino que completarem 19 anos.
Caso prefira, o cidadão também pode tirar o título diretamente no cartório eleitoral mais próximo de sua residência. Nesse caso, é necessário consultar o portal do TRE do Estado ou uma unidade de atendimento da zona eleitoral onde se encontra seu domicílio eleitoral e verificar se há necessidade de agendamento
Os cuidados para quem pretende tirar o título de eleitor
Atenção ao prazo
Depois de 8 de maio, há o fechamento do cadastro eleitoral. A medida tem por objetivo organizar o sufrágio, pois o TSE necessita do número exato de eleitores aptos a votar. Definido por lei, a suspensão do sistema ocorre 150 dias antes da data da eleição, conforme diz o artigo 91 da Lei das Eleições.
Adolescentes de 15 anos já podem solicitar título
A Constituição Federal determina que o voto é facultativo para os jovens de 16 e 17 anos. Porém, desde 2021, o TSE, por meio de uma resolução, passou a permitir que jovens aos 15 anos obtenham o título de eleitor, embora só possam efetivamente votar se completarem 16 anos até a data das eleições.
Saiba como conferir a sua situação
Para aqueles que estão com irregularidades junto à Justiça Eleitoral, também é preciso observar o prazo de 8 de maio. Para conferir a situação, basta preencher o formulário disponível no Portal do TSE. Caso haja débitos de eleições anteriores, o eleitor deverá quitá-los antes de fazer o requerimento.
Cargos em disputa
Em 2024, a votação será para a escolha dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O primeiro turno será no dia 6 de outubro. E, onde for necessário, o segundo turno será no dia 27 de outubro. Somente municípios com mais de 200 mil eleitores podem ter segundo turno, de acordo com a legislação vigente.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
É difícil para o eleitor sem muita instrução, a pessoa comum aceitar ou mesmo compreeder a noção de que um homem verdadeiramente mau, um monstro sem um compasso moral e com o cérebro de uma ratazana e a alma de uma barata, um parasita duplo e alguns sociopatas narcisistas do STF, estão no comando da nação pelos próximos três anos, tendo a sua disposição 4 palácios para morar e mordomias de um rei. O Ladrão trouxe consigo sua gangue de petralhas, uma rede cruel de usurpadores, golpistas e ladrões que saqueião o tesouro nacional, distorcem as leis para satisfazer sua agenda política, zombando das regras e da Constituição brasileira. Depois de um ano no poder eles já inverteram a economia de superávit para défict, trouxeram a inflação, gastaram o dinheiro referente a futuras riquesas ainda por serem produzidas, emprestaram dinheiro de bancos internacionais à juros alltissímos, construiram um incomensurável cabide de empregos, com todos funcionários muito bem pagos com o dinheiro confiscado dos frutos do nosso trabalho, colocando-nos à beira da insolvência. Outro dia presenciei a economia brasileira em funcionamento, um grande numero de pessoas estavam invadindo contentores de lixo. Cavocar no lixo a procura de recicláveis não deveria ser uma carreira ou profissão. Obrigado petralhas, vocês conseguiram transformar o Brasil em um país de miseráveis e desesperados.
Todas as teorias políticas pressupõem, é claro, que a maioria dos indivíduos e eleitores são muito ignorantes. Aqueles que defendem a “Liberdade” diferem dos demais porque incluem entre os próprios ignorantes e também os mais sábios. Comparada com a totalidade do conhecimento que é continuamente utilizado na evolução de uma civilização dinâmica, a diferença entre o conhecimento que o indivíduo mais sábio e o que o indivíduo mais ignorante pode deliberadamente empregar e exigir mudanças no governo, é comparativamente insignificante. Tanto é que chegamos ao ponto de ter pela terceira vez na presidência do Brasil, o mesmo charlatão golpista e ladrão de antes, causando e cometendo os mesmos crimes de antes. Não aprendemos absolutamente nada com o passado e vamos reviver as tragédias que causaram tanta depravação e sufrágio ao nosso pais.