A suspeita de “rachadinha” não é a única preocupação do deputado federal André Janones (Avante-MG). Desde agosto, o parlamentar é alvo de outro inquérito, que está sob responsabilidade do Supremo Tribunal Federal (STF).
+ Leia mais notícias da Política em Oeste
Na investigação, aberta há quatro meses, Janones teria cometido “suposta prática de desvio de recursos públicos federais”. No caso, a prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes, também é investigada.
O inquérito referente à suspeita de “desvio de recursos públicos” contou com novidades nos últimos dias, informa o site Metrópoles. Isso porque nesta segunda-feira, 4, o ministro do STF Luiz Fux estendeu o prazo da investigação. O magistrado deu mais 60 dias para a Polícia Federal (PF) seguir com os trabalhos.
Leia mais:
O processo que tem Janones e Leandra como alvo corre em segredo de Justiça. O caso foi, inicialmente, enviado pela PF à Justiça de Minas Gerais, mas foi encaminhado ao STF em razão do foro privilegiado do deputado.
André Janones, STF e denúncia por “rachadinha”
A investigação relacionada ao suposto desvio de dinheiro não é a única preocupação de Janones no STF. A Corte, por meio de decisão de Fux, autorizou nesta segunda-feira a abertura de investigação contra o deputado do Avante por suspeita de “rachadinha”.
Em áudios divulgados pela imprensa no decorrer dos últimos dias, Janones pede a contribuição de ex-assessores. Em um dos materiais, ele chega a sugerir a realização de uma “vaquinha” para cobrir gastos de campanha eleitoral. O ato de um político com mandato pedir dinheiro à própria equipe de gabinete é ilegal — ação popularmente conhecida como “rachadinha”.
Pelas redes sociais, Janones nega qualquer ilegalidade. Pelo Twitter/X, o deputado chegou a comemorar a decisão de Fux em abrir investigação sobre o suposto caso de “rachadinha”. De acordo com o parlamentar, isso servirá para provar a sua inocência.
As mentiraiadas contra mim estão com prazo contado: 60 DIAS!
— André Janones (@AndreJanonesAdv) December 4, 2023
Depois de uma semana inteira de massacres, finalmente a verdade aponta no caminho: o Ministro Fux ACABA DE AUTORIZAR a abertura do inquérito para que toda essa trama bolsonarista criada para me sepultar politicamente…
Leia também: “Janonismo cultural“, artigo de Rodrigo Constantino para a Edição 134 da Revista Oeste
Com o currículo se avolumando no número de crimes, ele logo estará apto para suceder o seu mestre e mentor Lularápio.
Mais sujo que pau de galinheiro. Ele está contando com os amiguinhos do STF para se safar mais uma vez.
O STF esta desacreditado, isso é uma exercício em futilidade. Nenhum esquerdopata é punido no Brasil por crime de roubo, pelo contrário eles são promovidos. Como já evidenciamos, dentro do regime petralha, o sujeito sobe na vida atraves do roubo, trapaças e mentiras.