O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) acionou o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, sobre a suposta irregularidade no pagamento de precatórios pela gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O pedido de Alessandro Vieira surgiu depois da denúncia que o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) fez contra o governo federal. Segundo o pedetista, em entrevista à CNN Brasil, a gestão do PT teria liberado R$ 92,4 bilhões no Orçamento para negociar a venda de precatórios a instituições financeiras.
Leia mais: “Governo Lula bloqueia 8,4 milhões de benefícios do Bolsa Família”
Segundo Ciro Gomes, o estoque dos precatórios foi vendido para dois bancos “com deságio de até 50%”. O pedetista não apresentou provas, mas disse que o Ministério Público (MP) deveria investigar o caso.
Em novembro de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a abertura de crédito extraordinário para a União regularizar o pagamento dos precatórios de dois anos anteriores.
Segundo Alessandro Vieira, os bancos tiveram benefícios pela antecipação da venda de precatórios
Para Viera, as instituições financeiras que supostamente compraram créditos do governo teriam benefícios nos precatórios. Essa avaliação se ampara na suposta antecipação do pagamento aos bancos.
Leia mais: “Petrobras: dívida volta a subir depois de 2 anos de queda”
De acordo com a CNN, o senador pediu o acesso aos dados do CNJ para saber quais bancos estavam habilitados depois da decisão do STF em 2023.
Segundo o senador, é necessário esperar o retorno do CNJ para saber se existe, de fato, alguma prova de “fato ilícito”. A partir disso, Vieira acredita que é necessário tomar medidas cabíveis ao caso.
Depois da fala do ex-governador cearense, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou que vai acionar o MP para abrir uma investigação da suspeita contra o governo Lula. Ele também defendeu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para detalhar o caso.
+ Leia mais notícias da Política em Oeste
Tem coisa aí…!
Se o stf acabou com a lava jato, com certeza não vai permitir que esse assunto vá em frente, seguindo a lógica de que o prazo para pagamento dos predatórios era de 10 anos, e foi antecipado para ser pago total em 2023, com certeza se puxar uma pena vai sair uma galinha.
NarcoEstado Terrorista e Pedófilo BOSTIL!!!
Tá TUDO dominado bobinhos….. FUJAM!!
Enquanto há tempo, pois todas as instituições estão compostas por bandidagem….
Tão gastando dinheiro ainda!?! Tão consumindo ainda?!
Padaria, restaurante, ifood, barzinhos, capinhas e celulares, TV, computador motos carros etc etc. PAREM de CONSUMIR..JÁ…comam em casa, adia as compras…não deem esmolas nem ajudem ONGs ou estranhos…
E mandem embora de suas vidas e empresas..gente ptralha…gente que votou nesses porcos esquerdistas…
Não adianta nada.
Esse cara ajudou isso que está aí.
O Ciro só cala a boca, com um ministério.
Vira “gatinha manhosa”.
A esquerda se empenhando contra a esquerda ?
Será mais um teatro das tesouras ?
José Dirceu disse na tv que Ciro Gomes era o último membro do Foro de São Paulo, a ser eleito como presidente da república !