O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, acusou o portal UOL de publicar reportagens falsas. O próprio site de notícias divulgou a informação neste sábado, 25.
Em nota enviada ao UOL, o magistrado critica um texto assinado pelas colunistas Carolina Brígido e Carla Araújo. A publicação fala sobre a estratégia da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para torná-lo elegível para as próximas eleições.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Alexandre de Moraes alega que, “sob o manto do sigilo de fonte, a jornalista inventou fatos e versões”. Ele não especificou quais informações considera incorretas, ao citar a reportagem “Defesa matou chance de Bolsonaro concorrer em 2026, dizem ministros do TSE”. O UOL defendeu a veracidade da informação e afirmou que escreveu a reportagem com base em conversas com ministros da Corte Eleitoral.
O magistrado também expressou descontentamento com um texto do colunista Wálter Maierovictch, que descreveu os ministros do TSE como “fofoqueiros” e antiéticos. “Ainda mais lamentável é o fato de um jurista como Wálter Maierovictch ter repercutido a matéria em sua coluna sem checar a veracidade das informações, elaborando uma coluna baseada em informações falsas”, acrescentou.
Alexandre de Moraes relativiza liberdade de imprensa
Apesar de defender a importância da imprensa livre como um pilar da democracia, Alexandre de Moraes comparou as publicações do UOL com fake news.
“Infelizmente, ao haver esse tipo de publicação em veículo de relevância nacional, como o UOL, contata-se que as fake news e notícias fraudulentas não ficam restritas apenas às redes sociais”, argumentou o ministro. “Não há democracia sem uma imprensa forte, consciente e responsável. Essa responsabilidade, portanto, deve ser exercida diuturnamente e incansavelmente por todos os profissionais da imprensa.”
A estratégia da defesa de Bolsonaro
A reportagem do UOL reafirmou que a possibilidade de reverter a condenação de Bolsonaro para permitir sua candidatura em 2026 é praticamente inexistente.
Segundo ministros do TSE, que teriam conversado com o site, a estratégia adotada pelos advogados do ex-presidente eliminou essa chance.
A defesa de Bolsonaro poderia, por exemplo, continuar a apresentar embargos de declaração na Corte Eleitoral — sem recorrer imediatamente ao Supremo Tribunal Federal. Seria uma alternativa para manter o processo ativo até uma possível mudança favorável na composição do plenário.
Nas eleições de 2026, o TSE terá como presidente o ministro Kassio Nunes Marques e como vice-presidente André Mendonça, ambos indicados por Bolsonaro para o STF.
No entanto, os advogados do ex-presidente optaram por apelar diretamente ao STF. Isso teria reduzido as chances de sucesso, já que a decisão será tomada por um colegiado onde Bolsonaro seria mais frágil.
Vocês já estão na Revista Oeste, Uol, Carla e Carolina. A CENSURA que praticam lhes apresentou a conta, como deve ser com os farsantes travestidos de democratas. Lembrem que a Revista Oeste tem mais assinantes, mais interação e respeito com os assinantes. Bem feito
Novamente aqui para expor a canalhice do Uol a serviço do Consórcio Lula/STF/TSE/Velha Imprensa, Globo, Folha e Uol à frente.
“Uol, nada como um dia após o outro, a VERDADE e os fatos. Dia desses, ao ter um comentário CENSURADO pelo Jamil Chade, usei trecho de uma música ” Apesar de Você ” do lulista Chico Buarque como repúdio à seletividade do Uol. ” E eu vou morrer de rir, que esse dia há de vir antes do que você pensa ” O Uol há muito virou porta-voz do lulismo, mas ainda assim sofreu, como vocês falam, um ” ataque ” do Ministro Moraes e ficou quietinho, nada de repudiar a fala do Imperador do Brasil, como explícita sabujice a soldo. Revista Oeste em 25/05/2024 ” Moraes acusa Uol de publicar notícias falsas. Em nota enviada ao Uol, o Magistrado critica um texto assinado pelas jornalistas Carolina Brígido e Carla Araújo.” ” Sob o manto do sigilo da fonte, a jornalista inventou fatos e versões.” Carolina e Carla são parte das redações Torquemadianas a serviço do lulismo. A censura chegou nas Senhoras. ” E eu vou morrer de rir que o dia chegou para vocês ” SALVEI!”
” Uol, por quais motivos o Eri pode escrever o que quiser, chamar quem ele não gosta de NAZI, coisa como ” Essa T R A G É D I A foi a melhor coisa que aconteceu pra nós”, quando na verdade, a frase semelhante foi a do Lula sobre a Covid-19 ” Ainda bem’ que ‘monstro’ do Coronavírus veio para demonstrar necessidade do Estado, diz Lula.” ? Agora, destarte o passapanismo para os arbítrios do sistema que remunera regiamente a velha imprensa, ainda assim o Ministro Moraes acusa jornalista do Uol de publicar notícia falsa.” “Reveladoramente, o silêncio dos ” jornalistas ” do Uol engolem o choro e expõem sem retoques a sabujice venal da plataforma. A VERDADE e os FATOS são teimosos, persistentes e desnudam os apêndices do sistema, que logo serão regurgitados.”
“Vou ter que lhes expor NOVAMENTE à mídia concorrente, Uol, dada a CENSURA que praticam?”
O ditador e seus sequazes dentro do governo são astutos e não pretendem permitir eleições que possam removê-los dos seus tronos e palácios,. Portanto as eleições não passam de uma farsa e acontecem somente para enganar os imbecis, os quais são usados como idiótas úteis pelo tirano e seus vassalos sequazes que promovem as eleições e também contam os votos.
Mais dia, menos dia, a tirania sempre volta contra aqueles que a apoiaram.
Boa parte dos togados são militantes políticos, A Instituição STF está desacreditada . Será que o ministro vai prender ou censurar como faz com a direita?
Todos esses pavões togados são fofoqueiros, politiqueiros e boquirrotos.
Nas palavras do Xandão: Não há democracia sem uma imprensa forte, consciente e responsável. Uma responsabilidade que deve ser exercida diurnamente e incansavelmente por todos os profissionais da imprensa. Neste contexto temos a Globo-Lixo e os jornalistas de aluguél que não somente fazem vistas grossas ao roubo das eleições, como também salientam e prestão reverências a um charlatão semi analfabeto que esta transformando nosso país em uma pocilga comunista. Já existiu uma época em que, se um homem se tornasse ridículo, o mundo riria dele. Mas agora, temos um charlatão semi analfabeto, espalhafatoso biltre asqueroso, mesquinho, ladrão, nojento e absurdo na presidência da República, e esse absurdo agrada muitos neste país ao ponto de aplaudirem e aclamarem o imbecil.
Justo o UOL que sempre mergulhou de cabeça nas pautas da extrema-esquerda, perseguiu Bolsonaro com todos os meios que dispunha e que pode conseguir pelo caminho, foi sempre fiel aos que hoje assumiram o poder. Isso é prova que, quando acabam os “inimigos” naturais, os poderosos começam a predar todos os que estão por perto. Independentemente de onde está a verdade, já que essa não importa mais, estou contente que o UOL tenha tomado essa. Que venham outras, e que se devorem todos entre si.