Por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Caixa Econômica Federal transferiu, nesta segunda-feira, 7, o valor das multas do Twitter/X para a conta bancária correta.
A quantia, que totaliza cerca de R$ 30 milhões, foi depositada na semana passada pela big tech, mas teria ido ao destino errado. Por isso, Moraes determinou à estatal que repassasse o valor ao Banco do Brasil.
Dessa forma, a secretaria do STF responsável por essa questão deverá confirmar a transferência e emitir um certificado sobre a quitação das pendências.
Na sequência, a Procuradoria-Geral da República vai emitir um novo parecer pelo restabelecimento ou não do X. Sendo assim, Moraes poderá autorizar a volta dos serviços da big tech.
X informa que vai obedecer às ordens de Alexandre de Moraes
Há alguns dias, o dono do X, Elon Musk, informou que vai obedecer às ordens de Moraes, que suspendeu a plataforma no país em 30 de agosto.
Musk recuou depois de Moraes bloquear recursos da Starlink no Brasil a fim de quitar as multas do X.
Entre outras determinações, o juiz do STF ordenou a censura a perfis que estariam divulgando notícias falsas, além de a companhia indicar um representante em território nacional.
Musk havia retirado sua porta-voz, por causa de receio de prisão dela, em razão de não cumprimento de ordens judiciais.
Leia também: “Fora da lei”, reportagem publicada na Edição 233 da Revista Oeste