O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito nesta quarta-feira, 1º, para um novo mandato de dois anos como ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A votação ocorreu no início da sessão do Supremo. Moraes foi reconduzido por 10 votos a 1 — como o indicado não pode votar em si mesmo, Moraes votou na ministra Carmem Lúcia para o cargo.
Ele assumirá a presidência do TSE em agosto, no lugar do ministro Edson Fachin, e conduzirá as eleições de outubro. O mandado termina em junho de 2024.
O tribunal é composto de sete ministros: três do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justiça e dois juristas nomeados pelo presidente da República entre advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, a partir de lista tríplice indicada pelo STF. Cada ministro é eleito para um biênio e é proibida a recondução após dois biênios consecutivos.
Cassação de candidatos
Ontem, 31 de maio, Moraes deu o tom de como será seu mandato à frente da Corte. Ele defendeu a cassação do registro de candidatos que divulgarem “fake news” nas redes sociais durante as eleições.
Notícias fraudulentas divulgadas por redes sociais que influenciem o eleitor acarretarão a cassação do registro daquele que a veiculou”, disse Moraes, em um evento com diplomatas estrangeiros, na noite da terça-feira 31. “A Justiça Eleitoral está preparada para combater as milícias digitais da internet.”
Essa o povo brasileiro não merece.
TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE IRÁ APRONTAR ALGUMA, QDO O BOLSONARO FOR REELEITO, PODE TER CERTEZA DISSO. TUDO SE ENCAMINHA COM O ROTEIRO.
E CRIARÁ UMA LEI QUE VIER DA CABEÇA DELE. DEPOIS MANDARÁ RECORRER AOS DEMAIS.IGUALZINHO AOS EUA. ESSA SERÁ A VINGANÇA DELE. O QUE ESTA ESCRITO AQUI IRÁ ACONTECER. É TÃO SOMENTE A LÓGICA. ANOTEM!!! NADA ACONTECE POR ACASO. JÁ ESTA ARMADO DESDE O INÍCIO DO ANO!!!
Nada está tão ruim que não possa piorar.
Que Deus nos ajude….
Um indivíduo desse jamais poderia ser ministro do STF, não serve nem para comandar um prostíbulo. Fake news para esse xerife e o que não está de acordo com suas ideias ditatoriais.
10×1 é unanimidade! Nossos indicados tb votaram. Daí deduzimos corporativismo…para uma praga dessas…