Decisão foi tomada neste domingo pelo ministro do Supremo Tribunal Federal
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decidiu soltar neste domingo, 5, o jornalista Oswaldo Eustáquio, apoiador do presidente Jair Bolsonaro.
Ele estava preso desde o dia 26 de julho no âmbito do inquérito que apura o financiamento de atos antidemocráticos.
Moraes liberou o blogueiro mediante uma série de restrições, como não utilizar redes sociais.
Depoimento
Em depoimento à PF, Oswaldo Eustáquio negou ter propagado mensagens contra as instituições ou mensagens defendendo a intervenção militar.
No depoimento, o jornalista diz ainda que participou de atos considerados antidemocráticos fazendo cobertura jornalística e que não defende intervenção militar, mas “uma intervenção popular, pelo voto”.
Alexandre de Morais já condenou monocraticamente o Jornalista e aplicou a pena sem que ele esteja condenado. Esse ministro é uma vergonha para a democracia.
Esse cabeça de ovo precisa de uma lição bem dada… aliás essas supremices de há muito ultrapassaram todos os limites!Onde é que já se viu? Cercear o direito de expressão de um cidadão que ajuda a pagar o “modesto” salário dos magnanimos…tirar o direito à liberdade sem qualquer delito, se arvorar em papéis que são do ministério público e rasgar a constituição…e por fim: a pérola… não pode exercer seu ofício! Até quando os brasileiros de bem terão paciência?
Pura tentativa de intimidação.
Que palhaçada deste Moraes!
Porque não proíbe logo o rapaz de respirar!
Se o Moraes não for pro inferno, quem vai?
EUSTÁQUIO É JORNALISTA INDEPENDENTE, NÃO BLOGUEIRO. Alexandre Garcia é JORNALISTA INDEPENDENTE, vão chamá-lo de blogueiro por ter um canal no You Tube?
Se o cidadão tem um blog é um blogueiro e não há nenhum demérito nisso. Ao ser jornalista nada o impede de ter um blog ou um canal no Youtube.
Não estou entendendo….
O que me incomoda é o silêncio da elite jurídica deste País sobre os absurdos feitos por estes atuais “supremos”, contra a liberdade de expressão. Onde estão os Desembargadores? As instituições respeitáveis precisam se aliar contra esses desmandos.
“O que preocupa é o silêncio dos bons…”
Imagina se o melhor presidente do mundo Jair Messias Bolsonaro, mandasse prender todos que o atacam 24hs por dia, seria considerado Ditador, não? A verdade é que vivemos já uma ditadura, que é a pior que existe que é a ditadura da justiça. Uma vergonha. Viva Bolsonaro, reeleito no primeiro turno em 2022.
Foi preso sem justificativa e solto mediante restrições, entre elas, não exercer a própria profissão. Uma bizarrice histórica.
Fenômeno diz TUDO. É esclarecedor.
BLOGUEIRO???? Sério? Corrige isso que ainda dá tempo! Ele é JORNALISTA!
Marangoni vacilou ao intitular Eustáquio como um blogueiro…
Esse Moraes é um palhaço mesmo. Não existe nem jurisprudência tampouco previsão jurídica para tal proibição.
Tais restrições são absolutamente inconstitucionais e ilegais, já que ele não cometeu crime algum. Esse pseudo-juiz precisa ser impedido imediatamente.
Já os condenados em segunda instância estão livres e sem nenhuma restrição.
“Moraes liberou o blogueiro mediante uma série de restrições, como não utilizar redes sociais.”
Complicado, hein?
Proibiram o jornalista que eles mesmos chamam de blogueiro de usar as redes sociais? Impediram o Oswaldo de trabalhar? Achei que trabalhar é um direito constitucional. Vai entender os ” guardiões da constituição”
Jornalistas ao que parece são somente os que trabalham na grande mídia e de preferência que sejam contra o governo atual.
Parabéns… concordo! Isso está muito claro.
Disse tudo Renato. Estamos fartos.
Por que no título da matéria o coloca como Jornalista e no 3º parágrafo se refere ao Oswaldo Eustáquio como “blogueiro”? É fato que o Oswaldo é JORNALISTA. O termo “blogueiro” tem sido muito utilizado pela grande imprensa para tentar descredibilizar o rapaz. Como assinante da Oeste, exijo que todas matérias aqui veiculadas sejam apegadas aos FATOS, independente de como sejam.
Concordo com a opinião acima. Respeitem o profissional e sejam respeitados.
A notícia deu a ele o referido pelas duas funções, e ele de fato não faz os dois trabalhos não? Então não há problema em descrevê-lo como blogueiro se já deixou claro que ele é jornalista, isso foi bem informado logo no início da notícia.
Concordo.
Como foi feito o jornalista continua com sua liberdade cerceada.
Ele é um blogueiro ou jornalista com carteirinha? Até a revista Oeste colaborando com esta narrativa..
Boa tarde Afonso,
Com todo o respeito ao jornalista e seu trabalho, gostaria de destacar que Oswaldo é jornalista devidamente registrado e com longa trajetória na profissão inclusive já tendo recebido premiação…Cabe ressaltar que essa prisão sem a devida transparência , carente de dispositivos legais como até mesmo o acesso dos advogados dos autos do processo, constituí uma afronta ao estado democrático de direito e um perigo aos jornalistas independentes.
Atenciosamente ,
Giancarlo Pacheco
Obrigada pela resposta esclarecedora. Os veículos de comunicação também cometem fake news quando desmerecem a profissão dessa pessoa. Deveriam responder por injúria e difamação.
Vou me referir ao Afonso como o “escriba dentuço”. Será que ele vai achar ruim?
Desnecessário seu comentario
Ele é jornalista! Vamos consertar isso aí.