Lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) e de movimentos sindicais se mobilizam para lançar e apoiar a candidatura de José Dirceu à presidência da sigla. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na visão dos líderes, o ex-ministro-chefe da Casa Civil de Luiz Inácio Lula da Silva é o único com experiência para liderar a legenda até a eleição presidencial de 2026. Por parte da cúpula, o pleito recebe a classificação de “desafiadora”.
Um parlamentar do partido afirmou à Folha que a candidatura de Dirceu poderia ganhar rapidamente amplo apoio interno, sendo o ex-ministro e Gleisi Hoffmann, que deixará a presidência em julho deste ano, muito respeitados entre os integrantes.
A renovação da liderança do partido, em nível municipal, estadual e federal, ocorrerá por meio de eleições diretas.
PT: movimentações e resistências internas
Sindicalistas já abordaram Dirceu em eventos partidários e sondaram sobre a real possibilidade de sua candidatura. Entretanto, Dirceu afirma que, prestes a completar 80 anos, não deseja reassumir a presidência do PT. Ele esteve à frente do cargo de 1995 a 2003, período em que foi crucial na primeira eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002.
Leia mais: “A degeneração das provas”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 251 da Revista Oeste
Apesar do apoio, o ex-ministro enfrenta resistência de setores próximos ao atual governo, que preferem outros candidatos. Além disso, Dirceu já expressou seu apoio ao ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva, que também conta com o aval de Lula. A situação reflete diferentes preferências dentro do partido sobre sua liderança futura.
Situação judicial de José Dirceu
Judicialmente, a situação de Dirceu mudou depois de decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, que anulou suas condenações. Posteriormente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) encerrou todos os processos contra o petista.
Leia também: “Globo e PT: tudo a ver”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 250 da Revista Oeste
A ministra Daniela Teixeira foi responsável pela relatoria dos casos que envolviam José Dirceu.
Certo mesmo, do jeito que andam as coisas no Brasil, é colocar Zé Dirceu no STF.
Seria bom procurar outro em clínica geriátrica do ABC.
O cara certo no lugar certo!!! Lugar de lider de quadrilha é liderando quadrilha!!!!Serve como uma luva!!! Os Petistas estão certos!!! Boi preto conhece boi preto!!!!
E a esmagadora maioria da população quer esse pilantra de onde ele nunca deveria ter saído, da PRISÃO.
O ponto forte do PT é a renovação , além da dinâmica ideológica