A Polícia Federal (PF) decidiu que Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, terá de devolver aos cofres públicos os valores retroativos recebidos no período em que ficou preso. O processo sobre o caso foi aberto em maio.
O ex-ministro do governo Jair Bolsonaro é delegado da PF e recebe uma remuneração bruta (sem descontos) de cerca de R$ 30 mil.
Torres ficou preso por quatro meses. A determinação da Polícia Federal tem respaldo numa nota técnica do Ministério de Planejamento, assinada em 2013 e reforçada por outra, de 2020.
A norma de 2013 estabelece que servidores federais não podem receber remuneração quando presos de maneira preventiva ou temporária por estarem afastados de suas funções. Já a de 2020 define a aplicação para os casos de prisões temporárias.
Leia também: “A ofensiva da PF contra Anderson Torres”
O documento mostra ainda que, caso o funcionário público seja absolvido ao fim do processo pelo Poder Judiciário, os salários descontados durante o período em que o servidor esteve preso devem ser pagos integralmente.
A PF também abriu um procedimento administrativo interno para avaliar a possibilidade de Torres ser exonerado da função.
Defesa desconhece decisão da PF
A CNN Brasil afirma que tanto fontes da Polícia Federal quanto de Anderson Torres confirmam a decisão da PF. No entanto, o advogado de defesa do ex-ministro, Eumar Novack, disse neste domingo, 16, que a defensoria desconhece o assunto.
A respeito “das informações veiculadas na imprensa sobre a decisão da direção da Polícia Federal em pedir a devolução dos salários do ex-ministro Anderson Torres, a defesa informa que desconhece o assunto”.
A defesa diz ainda que, se a informação for procedente, “assim que notificada, tomará as medidas cabíveis, para se evitar possíveis abusos”.
Um PESO E VÁRIAS MEDIDAS! Enquanto os bostas supremos falam bostas quase que diariamente não acontece nada, por quê? Primeiro: o chefe dos ladrões colocou cada porco-cachorrinho no seu devido lugar, a farsa e a fossa estão lada a lado. As Forças Fraquinhas oferecendo medalhas a Capitães- cuecas. Indecência em cima de indecência, mentira em cima de mentira, safadeza à rodo. O Brasil virou um país desnecessário para os honestos!
E o Gilmar Mendes ? Vai devolver a parte dos salários que recebe enquanto passeia por Portugal, dezenas e dezenas de dias por anos ? Afinal o STF é aqui e não lá.
PF da vergonha, junto com as canelas armadas. Fim do Brasil…só acredito nos 58 milhões que votaram em Bolsonaro!
Alguém sabe o PIX do patriota Anderson Torres? A gestapo ops digo PF dos petralhas esquecem dos 58 Milhões de patriotas, está guerra está apenas no começo.
A PF está emplumada igual a um pavão.
Que pena esta instituição (Assim como as FA) terem decaído tanto no conceito dos Brasileiros.
Ridículo essa juizada esquerdista, um dia a coisa vai virar e não vai sobrar pena …