Os ministros André Mendonça e Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), ignoraram as recentes denúncias do jornal Folha de S.Paulo contra o colega Alexandre de Moraes. Em sessão plenária nesta quarta-feira, 14, todos os magistrados tiveram a possibilidade de se manifestar sobre o assunto. Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, por exemplo, manifestaram solidariedade a Moraes. Já a dupla indicada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) manteve o silêncio.
Na sessão de hoje, o Supremo retomou o julgamento de uma lei que impôs sigilo nas investigações de acidentes aéreos. Os ministros pediram a palavra para defender Moraes pouco antes do início da votação.
Veja os discursos favoráveis a Alexandre de Moraes
Presidente do STF, Barroso limitou-se a dizer que as práticas do colega estão de acordo com a lei. “Todas as informações que foram solicitadas pelo ministro Alexandre referiam-se a pessoas que já estavam sendo investigadas; portanto, inquéritos que já estavam abertos”, disse. “Informações voltadas à obtenção de dados diante da denúncia de reiteração das condutas de desinformação e de circulação de ataques à democracia e de discursos de ódio.”
Gilmar Mendes foi além. Em seu discurso, elogiou a conduta de Moraes e disse que as denúncias contra o ministro têm o objetivo de minar as instituições. “Todos sabemos que a censura que tem sido dirigida ao ministro Alexandre, na sua grande maioria, parte de setores que buscam enfraquecer a atuação do Judiciário e, em última análise, fragilizar o próprio Estado Democrático de Direito”, disse.
Ainda de acordo com Gilmar Mendes, o colega de Supremo toma as decisões pautado “pela legalidade, pelo respeito aos direitos e pelas garantias individuais e pelo compromisso inegociável com a verdade”. “A independência judicial é uma das pedras angulares da nossa democracia, e qualquer tentativa deliberada e infundada de intimidar ou desacreditar um ministro do Supremo deve ser veementemente repudiada”, sustentou.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O alvo das denúncias também se manifestou. Ao discursar, Alexandre de Moraes afirmou que as reportagens da Folha de S.Paulo não o preocupam. “Nem a mim nem a meu gabinete”, acrescentou, ao dizer que lamenta a divulgação de “interpretações falsas” sobre sua condução nos inquéritos abertos no Supremo. “O que se vê, de ontem para hoje, é uma produção massiva [sic] de notícias fraudulentas para novamente tentar desacreditar o Supremo Tribunal Federal, as eleições de 2022 e a própria democracia no Brasil.”
Aqui também cabe o adágio popular: QUEM CALA CONSENTE E É CONIVENTE. SERÁ?
Dois energúmenos que se tornaram cúmplices e coniventes com os demais membros dessa corja imprestável.
Paspalhos!
Omissos, capachos do careca!
Ambos, cones
A maior mancada que Bolsonaro deu, em sua gestão, foi indicar estes dois mudinhos para o stf (com minúsculas mesmo, tamanha a sua insignificância).
Sim, essa e outras poucas, em não bancar os abusos do STF.
Mais aí, em relação aos Ministros, nós, o povo é que devemos nos mexer para mudar a forma!
Ora, ora, qual a novidade?
Se calaram, consentiram, concordaram, se acovardaram, …, todos esses anos, por óbvio que só sairão detrás da moita, de dentro do armário, com evidentes fortes garantias.
Não podemos mais manter essa metodologia de levar qualquer um ao STF dependente apenas da escolha pessoal do Presidente da República.
salariozão na mão. toga no chão!!!
acomodados, salário na conta e tudo certo. Vergonha
Ou se acomodaram, salarinjo, ou tem rabo preso é o ditador ameace …
Esses são dois patifes também. Um que se diz evangélico é sim terrivelmente DIABOLICO, outro é mais um canalha que vai prestar contas ao Satanás pra confirmar se fez o trabalho certinho junto aos seus irmãos e irmãs do inferno. Essas trepeias inganpu todos como o diabo engana todos os imbecis .
E o início do fim
DOIS GRANDES BOSTAS. DECEPÇÃO É POUCO PARA QUALIFICÁ-LOS. DOIS GRANDES ERRO MUNUMENTAIS DO BOLSONARO. MAS NÃO DEVEMOS ESPERAR NADA NAQUILO QUE NADA EXISTE.
Quem defende Moraes é cúmplice dos seus crimes.
O psicopata está cada dia mais ferrado ele é o brasileiro mais odiado desde o descobrimento
Dois floxos
🤮🤮🤮
culpa do Bolsonaro, nomear um ministro do STF com cara do Kiko e o outro deve se achar o Chaves
A canalhice tomou conta do nosso pobre judiciário…..
Os ministros André Mendonça e Nunes Marques parecem obedecer o código mais importante da máfia: a omertá. Os mafiosos faziam o juramento de silêncio para serem aceitos na organização criminosa e a pena para o descumprimento é a morte.
Os fatos mostram que o presidente Bolsonaro indicou dois ministros para o supremo que, somados, não valem meio ministro. Nulidades em termos de convicção na defesa da verdadeira democracia.
São dois parasitas, regiamente pagos pelo nosso dinheiro, recolhido através de impostos, que na verdade estão lá somente para fazer seu pé de meia. São traidores dos valores que os brasileiros honestos, patriotas e trabalhadores defendem. Nosso presidente, infelizmente, deve estar envergonhado, de tê-los indicado.
Covardes!
Obviamente eles se calam. Para quem vem acompanhando os votos e as declarações deles, isso não é nenhuma surpresa. Um, terrivelmente evangélico; outro, terrivelmente garantista
Dois cagão