O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse ser necessário ter cautela no enfrentamento das notícias falsas.
“Concordo que as fake news têm de ser combatidas, não há dúvida”, disse, durante uma palestra na Controladoria-Geral do Município de São Paulo. “Mas precisamos ter equilíbrio e ponderação para não nos tornarmos censores das vontades ou das manifestações das pessoas.”
De acordo com o ministro, é preciso haver proporcionalidade no combate à desinformação. “Fake news é um mal, mas precisamos ter um calibre adequado na aplicação dos dispositivos”, afirmou.
Conforme Mendonça, a desinformação é um termo “aberto”, o qual nem sempre permite definir o que é verdade ou mentira. “O conceito de verdade precisamos ter cuidado, por que quem diz exatamente o que é verdade?”, afirmou.
André Mendonça toma posse hoje como ministro do TSE
Sucessor na cadeira que pertenceu a Alexandre de Moraes, Mendonça tomará posse hoje, às 19 horas, como integrante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Espera-se que, no TSE, o ministro adote postura mais discreta que o antecessor e, ao julgar ações, seja mais técnico que político.
Leia também: “O aparato de vigilância do TSE”, reportagem publicada na Edição 215 da Revista Oeste
fake news se combate exclusivamente com informação, qualquer penalidade ou imposição é censura. simples assim.
se da fake news gerou dano, aí é outra história e deve ser analisada individualmente pela pessoa diretamente afetada
Fala uma coisa e faz outra, é hipócrita que chama, o terrivelmente covarde.
Menfonça foi comedido no comentario, a situaçao é de censura explicita de viés politico partidaria pró esquerda